sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CPI: Primeiro teste para a bancada governista


Até agora é consenso que a bancada governista é maioria, forte e inclusive com gordura para queimar. A soma dos dois Blocos de Governo na Casa, totalizariam 33 deputados, contra apenas 09 dos dois Blocos de Oposição.

Entretanto, o primeiro teste para a bancada governista é a não aprovação da CPI do Sistema Carcerário proposta pela OAB-MA, que está sendo trabalhada pelo Bloco Parlamentar de Oposição para efetivamente ser criada.

O líder do Bloco, o deputado Marcelo Tavares (PSB), tem tentado de todas as formas viabilizar as 14 assinaturas para implantar a CPI na Casa. Além dos cinco parlamentares de seu Bloco, já assinaram favorável a instalação, os deputados Bira do Pindaré (PT), Neto Evangelista e Gardênia Castelo (ambos do PSDB). Totalizando até agora oito assinaturas.

Os três deputados, fora do Bloco Parlamentar de Oposição, pertencem ao Bloco União Democrática, um dos dois Blocos de Governo na Assembleia. Sendo assim, é bom o governo refazer sua conta, pois essa matemática pode não ser exata. Não adianta ter 33 deputados na bancada governista se não puder contar com os 33 quando for preciso.

Com o posicionamento dos três parlamentares faltam apenas seis assinaturas para a instalação da CPI. Para a sorte do Governo, o Bloco do PDT com quatro parlamentares, liderado pela deputada Graça Paz, não parece disposto a assinar a instalação da CPI, pois se assinassem faltariam somente duas.

Ou seja, apesar de uma bancada com supostamente 33 deputados, o Governo depende do PDT para não perder a primeira grande batalha na Casa. Talvez a gordura da bancada governista não seja tão grande como se imaginava.

Fonte: do Blog do Jorge Aragão
Edição: Cicero Ferraz

Um comentário:

  1. Acho que já passou da hora da Assembleia ficar do lado do povo e investigar este governo que ai está......os Deputados do PDT tem que ter vergonha não só eles mais todos 42 Deputados! Eles foram eleitos pelo povo e não pelo governo..........tem que investigar não somente o setor Penitênciario, como a segurança que aqui no Maranhão faz tempo que sumio, tem que investigar a saúde, os 74 novos hospitais, que nunca sairam do papel.......Estes Deputados foram eleitos p/ fiscalizar, e não puxar saco p/ governo........

    ResponderExcluir