segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SEDUC orienta sobre ano letivo de 2011


A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, iniciou, nesta segunda (14), um encontro sobre o ano letivo de 2011 com gestores de todas as Unidades Regionais de Educação do Estado (URES). As aulas da rede estadual terão início no próximo dia 21 de fevereiro. Esta é a primeira vez, nos últimos oito anos, que o calendário do Estado será iniciado e encerrado no mesmo ano.

Secretários-adjuntos, superintendentes e supervisores da SEDUC participam da reunião. Diversas temáticas que envolvem o funcionamento das escolas foram discutidas, tais como transporte e merenda escolar, mapeamento de professores, calendário escolar, entre outras.

Para a secretária de Educação, Olga Simão, este encontro é muito importante para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e os problemas solucionados. “Também estamos orientando os gestores sobre mudanças que acontecerão no ano letivo de 2011”, disse.

A definição dos prazos, segundo relato dos gestores regionais presentes à reunião, foi recebida com entusiasmo pelos professores. Um dos aspectos positivos do calendário é a garantia de que os alunos da rede estadual poderão participar de exames nacionais, como Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e Prova Brasil, sem defasagem de conteúdo, competindo em igual condição com estudantes da rede privada.

“Depois do mapeamento de toda a rede estadual estamos agora reunidos com os gestores regionais para passar as orientações desse reordenamento, discutir e trabalhar com eles a implementação dessas mudanças e a estruturação do ano letivo de 2011”, explicou Olga Simão.

Na pauta da reunião estão questões como alimentação escolar, perspectivas da Educação Profissional da Rede Estadual, referências curriculares, planos didáticos anuais e Programa Gestão Nota 10. Todos os temas estão sendo levados para os gestores para que eles possam apresentar seus questionamentos, esclarecimentos e sugestões.

Este ano a rede estadual de ensino vai contar com mais 641 excedentes aprovados no concurso público para professor realizado em 2009, que foram convocados pelo governo no início deste mês. Eles irão integrar o quadro efetivo de docentes da rede estadual de educação básica (ensino fundamental, ensino médio e educação especial).

Fonte: SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário