quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Greve não é só para bancários, mas para a população também, diz diretor

Do G1 MA
O diretor do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) Marcelo Araújo falou sobre a greve por tempo indeterminado iniciada nesta quinta-feira (19), em São Luís. Em entrevista à Rádio Mirante AM, ele disse que a paralisação não reivindica melhorias somente para a categoria, mas para a população em geral.
“Não estamos fazendo reivindicação só para os bancários. Além do aumento de salário, queremos mais contratações. É inadmissível o cidadão chegar numa agência e passar 40, 50 minutos para ser atendido. Os funcionários também não estão dando conta da demanda. É grande a pressão por metas e quem não bate, acaba perdendo a comissão. O índice de doenças na categoria cresceu bastante “, esclareceu.
Marcelo Araújo ainda explicou que a categoria decidiu pela greve após tentativa de acordo com a Federação Brasileira de Banco (Febraban). O sindicato chegou a propor acordo com reajuste de 11%, depois da rejeição da proposta inicial de 22%, mas a Febraban foi irredutível e manteve a proposta máxima de 6%.
De acordo com o sindicato, além do reajuste salarial e do aumento do efetivo nas agências, os trabalhadores também reivindicam isonomia, respeito à jornada de 6h, PLR de 25% do lucro líquido distribuídos de forma linear, piso do Dieese (R$ 2.860,21), reposição das perdas salariais, combate ao assédio moral, fim das demissões imotivadas, saúde, segurança, respeito à Lei das Filas e melhora das condições de trabalho e atendimento nas agências
Uma manifestação está programada para as 10h, na Praça Deodoro. O diretor disse que, quem quiser entrar nas agências para trabalhar, não será impedido. “Queremos que a paralisação atinja todos os bancos, públicos e privados. Tem tudo pra ser uma greve forte. Já temos boa adesão no interior do Estado”, disse Marcelo Araújo.
Fonte: G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário