terça-feira, 3 de setembro de 2013

Maranhão é certificado Zona Livre da Aftosa com vacinação

 A Instrução Normativa que certifica nacionalmente o Maranhão como Zona Livre da Febre Aftosa com Vacinação foi assinada nesta segunda-feira (2), pela governadora Roseana Sarney (PMDB) e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, no Parque Independência, em São Luís.
O ministro Antônio Andrade ressaltou o trabalho do governo para que o Maranhão cumprisse todos os critérios estabelecidos pelo Mapa, se destacando com algumas ações, além de ter ajudado outras federações na realização da sorologia dos animais e criação de agência de defesa agropecuária e do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária.
“Sei da importância do trabalho que foi realizado aqui e preciso que o Maranhão continue ajudando outros estados”, solicitou o ministro. “Essa classificação vai valorizar ainda mais o rebanho maranhense de quase 8 milhões de bovinos e bubalinos”, pontuou o ministro.
Para a governadora do Maranhão, o setor agropecuário maranhense - que responde por 17% do PIB estadual - já vive um novo momento. “A pecuária é uma de nossas mais importantes atividades econômicas e a assinatura dessa portaria tem um significado emblemático para o governo. Esse cenário de crescimento que vislumbramos para a pecuária do estado a partir de hoje, fruto do compromisso e empenho do governo, do Ministério da Agricultura e dos criadores, é uma conquista de todos que trabalham por um Maranhão forte e desenvolvido, um Maranhão de oportunidades”, assinalou Roseana Sarney.
O pleito para a certificação internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal será enviado pelo Mapa, no mês de outubro deste ano e a previsão é de que em maio de 2014 o Maranhão seja classificado internacionalmente, junto com os estados do Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Paraíba, que formaram um bloco que faz parte do programa de ampliação da zona livre de febre aftosa, coordenado pelo ministério.
Fonte: G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário