segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

NOTA AOS PROFESSORES: Sinproesemma cobra do governo estadual reajuste do piso salarial no Maranhão

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) cobrou do governo do estado o reajuste salarial do ano de 2014. A cobrança foi feita logo após o anúncio do Ministério da Educação (MEC) de que fará a recomposição salarial do Piso Nacional do Magistério em 8, 32%.
Desde a aprovação do Estatuto do Educador pela Assembleia Legislativa, o reajuste nacional do piso do magistério é de interesse dos trabalhadores em educação, pois ele é a data-base para a recomposição salarial dos professores do estado. Pela legislação aprovada no ano passado, o governo do estado deve fazer a recomposição salarial dos trabalhadores no mês de janeiro, levando em conta o reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do Magistério.
O secretário de Comunicação do SINPROESEMMA, Júlio Guterres, lamenta o novo percentual e diz que o reajuste abaixo dos 19% esperado é uma demonstração de que o governo federal atendeu aos pedidos de prefeitos e governadores que não querem reajustes para os educadores. Apesar disso, o dirigente reconhece os avanços em relação à nova forma de reajuste das remunerações no estado com Estatuto do Educador. “A data-base salarial em janeiro representa um grande passo para a categoria. Agora os trabalhadores vão lutar para que o governo cumpra o que está na lei”, afirma.
Segundo o presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, o governo do estado já foi notificado do reajuste de 8,32% anunciado pelo MEC. O dirigente lembra que o governo deve cumprir o artigo 32º do Estatuto do Educador, que garante a recomposição salarial no mês de janeiro. “O Sindicato está cobrando  a aplicação do reajuste do Piso Nacional do Magistério linearmente nos vencimentos de todas as classes”, ressalta.

NÚCLEO DO SINPROESEMMA DE NOVA OLINDA

A coordenação do núcleo do SINPROESEMMA  de Nova Olinda do Maranhão, em nota enviada ao J.E informa aos professores de Nova Olinda do Maranhão, que após a reunião realizada na última quinta-feira (23), continuará cobrando junto ao poder judiciário a regularização do pagamentos dos meses de novembro e dezembro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário