segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Presos responsáveis por atentado a ônibus na Vila Sarney

Um adolescente de 14 anos foi apreendido. Ana Clara morre durante ação criminosa.
SÃO LUÍS - Policiais do Serviço de Inteligência da PM prenderam na madrugada desta segunda-feira (6), cinco bandidos e apreenderam um adolescente de 14 anos, na capital maranhense. Foram presos: William Teixeira Ferreira, La Ravardière Silva Rodrigues, Jordan de Sousa Júnior, Julian Jefferson Sousa da Silva, e mais um criminoso que não teve a identidade divulgada até o momento.

De acordo com a polícia, William Ferreira, que está com queimaduras pelo corpo, é suspeito de ter jogado gasolina e atou fogo em um ônibus na Vila Sarney Filho, em que cinco pessoas ficaram queimadas, entre elas duas, crianças, Lorrane Beatriz Santos, de um ano e cinco meses e Ana Clara Sousa Santos, de seis anos, que morreu na manhã desta segunda-feira (6), no Hospital Estadual Infantil Juvêncio Matos.
O adolescente de 14 anos confessou ter participado do crime. Disse que apenas retirou as pessoas de dentro do coletivo. Ele afirmou que a ordem partiu de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e um detento identificado por "Júnior Cabeludo" seria o mandante da operação criminosa e a articulação seria feita por La Ravardière. A quadrilha se encontra na Superintendencia Estadual de Investigações Criminais (SEIC)

Mais prisões

Dez pessoas – entre elas dois adolescentes – foram apresentadas na manhã deste domingo (5) pela cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), durante coletiva realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, suspeitos de terem participado dos ataques aos coletivos na última sexta-feira (3), nas regiões da Ilhinha, Jardim América e João Paulo, e na delegacia do 9º DP, no bairro do São Francisco.
Entre os presos que foram apresentados, está o que comandou as ações, Hilton John Alves Araújo, 27 anos (conhecido como “Praguinha”), condenado a 20 anos em regime fechado, por crime de homicídio. Segundo a SSP, "Praguinha” esteve foragido no ano de 2012, quando recebeu da Justiça o benefício de indulto de Natal e não retornou à Penitenciária de Pedrinhas.
A polícia conseguiu prender Hilton Araújo novamente em janeiro de 2013, mas em outubro passado a Justiça concedeu a ele, mais uma vez, a liberdade - deu ordem de soltura por considerar que havia decurso de prazo (morosidade) no recurso interposto contra sua condenação.
Os outros presos foram identificados como: Jorge Henrique Amorim Martins, conhecido como “Dragão”. De acordo com a polícia, foi quem deu às ordens de dentro do presídio para os ataques. Wilderley Moraes, conhecido como “Paiakam” um dos líderes de uma facção criminosa que age na capital. Diego da Silva do Carmo, Francisco Antônio Lobato Júnior, Rogenilson Boa Ventura Brito, Luís Gustavo do Nascimento, Ismael Calda de Sousa.

Liberdade

Também foi preso o bandido responsável pelo atentado na delegacia do 8º Distrito Policial, no bairro da Liberdade. Trata-se de Bruno Airton Carneiro, de 19 anos, conhecido como "Bruno".
Justificativa
O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Aluísio Mendes, afirmou que os episódios serviram para mostrar o 'modus operandi' dos grupos criminosos que agem em todo o Brasil. Crimes semelhantes já aconteceram em estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, entre outros.
Aluisio Mendes informou, ainda, que em 2013, 85% dos homicídios no Maranhão foram relacionados ao tráfico de droga e que a comunicação de detentos de dentro para fora do presídio ainda é um problema que atinge todo o sistema prisional brasileiro, pois ainda não há tecnologia eficiente.

Prevenção

Aluísio Mendes anunciou que será instalado um plantão extraordinário da Delegacia de Homicídios dentro do Complexo de Pedrinhas, que tratará especificamente de crimes relacionados à unidade prisional. De acordo com a delegada geral Cristina Meneses, o DP começa a funcionar nesta segunda-feira (6), com equipes compostas por delegado, escrivães e investigadores.
Além disso, homens da Polícia Militar continuam nas ruas, por tempo indeterminado, para garantir a segurança da população de São Luís. “O resultado já foi visto na tarde/noite deste sábado (4), quando os policiais atuaram de forma ostensiva em ruas e avenidas de São Luís. Esse trabalho continua”, declarou o secretário.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário