sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Deputados tomarão posse e elegerão nova Mesa Diretora neste domingo

A posse dos candidatos eleitos para ocupar as 42 cadeiras da Assembleia Legislativa do Maranhão, ocorre neste domingo, dia 1º de fevereiro, às 9h30, em sessão preparatória no Plenário Nagib Haickel. O deputado Rigo Teles (PV) – o mais antigo na Casa e com maior número de mandatos, proclamará o nome dos eleitos e diplomados e, em seguida, será tomado o compromisso solene dos empossados.
De pé, todos os presentes, o Presidente proferirá o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição do Estado; observar as Leis, desempenhando com lealdade, dedicação e ética o mandato que me foi confiado pelo povo do Maranhão”. Feita a chamada nominal, cada deputado, de pé, ratificará o compromisso, com estas palavras: “Assim o prometo”.
Neste mesmo domingo (dia 1º), às 11h30, será realizada a sessão preparatória para a eleição da nova composição da Mesa Diretora da Casa, atualmente presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PMDB). As duas sessões serão presididas pelo deputado Rigo Teles (PV), decano da Assembleia Legislativa, com seis mandados consecutivos.
ABERTURA DOS TRABALHOS
A abertura dos trabalhos legislativos ocorre no dia 2 de fevereiro (segunda-feira), em sessão solene no Plenário Nagib Haickel, marcada para as 16 horas. Antes, às 15h30, haverá a cerimônia de praxe de hasteamento das bandeiras e desfile de tropa.
A sessão solene será iniciada com execução do Hino Nacional, seguida do pronunciamento do governador do Estado (leitura da mensagem governamental). Em seguida, será proferido o discurso do novo presidente da Assembleia Legislativa e, no encerramento da sessão, haverá a execução do Hino Maranhense.
DEPUTADOS ELEITOS E DIPLOMADOS
Eleitos nas urnas de 5 de outubro de 2014, os 42 deputados estaduais do Maranhão foram diplomados, em 19 de dezembro do ano passado, em solenidade realizada em São Luís, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). São estes os parlamentares que serão empossados no próximo dia 1º de fevereiro:
– Pela coligação Pra Frente Maranhão 2 (PMDB, DEM, PTB, PV, PT do B, PSC, PRTB e PR – 16 diplomados): Josimar Cunha Rodrigues, Andréa Trovão Murad Barros, Antonio Pereira Filho, Roberto Costa Santos, Edilázio Gomes da Silva Júnior, Nina Ceres Couto de Melo, Leo Túlio de Sousa Cunha, Max Pereira Barros, José Adriano Cordeiro Sarney, Stênio dos Santos Rezende, Rigo Alberto Teles de Sousa, Rogério Rodrigues Lima, César Henrique Santos Pires, Marcus Vinícius de Oliveira Pereira, Fábio Henrique Ramos Braga e Hemetério Weba Filho.
– Pela coligação Todos Pelo Maranhão 4 (PSB, PDT, Pc do B, PSDB – 9 diplomados): Humberto Ivar Araújo Coutinho, Ubirajara do Pindaré Almeida Sousa, José Arimatéa Lima Neto Evangelista, Fábio Henrique Dias de Macedo, Raimundo Soares Cutrim, Valéria Maria Santos Macedo, Marco Aurélio da Silva Azevedo, Sérgio Barbosa Frota e Othelino Nova Alves Neto.
– Pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB – 3 diplomados): Glalbert Nascimento Cutrim, Ana de Nazaré Pereira Silva Macedo Mendonça e Jesuíno Cordeiro Mendes Junior.
– Pela coligação Força Jovem (PRP, PSDC e PTN – 3 diplomados): Francisco de Sousa Dias Neto, Alexandre Vicente de Paula Almeida e Paulo Roberto Almeida Neto.
– Pela coligação Vamos Juntos Maranhão (PEN, PMN, PHS e PSD – 3 diplomados): Eduardo Salim Braide, José Carlos Nobre Monteiro e Ricardo Tadeu Ribeiro Pearce.
– Pela coligação Mudança Para Um Novo Maranhão (PP, PROS, SD e PPS – 3 diplomados):Carlos Wellington de Castro Bezerra, Levi Pontes de Aguiar e Roberto Campos Filho.
– Pelo Partido Social Liberal (PSL – 2 diplomados): Edson Cunha de Araújo e Maria da Graça Fonseca Paz.
– Pelo Partido dos Trabalhadores (PT – 2 diplomados): José Inácio Sodré Rodrigues e Francisca Ferreira.
– Pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC – 1 diplomado): Edivaldo de Holanda Braga.
(Com informações da Agência Assembleia)

Definida a arbitragem para mais uma rodada da Copa do Interior

Amanhã (31) será iniciada mais uma rodada da IX Copa do Interior 2015 no povoado Café da Mata. As equipes dos grupos C e D voltam a campo pela segunda rodada da fase de classificação. A coordenação da competição definiu os árbitros e assistentes para o final de semana.

Jogos do final de semana

Sábado - 31.01.2015

14:20 horas: Quadra VI x Quadra XIII (G.D)

Árbitro: Ronaldo Bezerra Gonçalves
Assistente 1: Marcos Barros Costa
Assistente 2: José Araújo Chaves Junior

16:20 - Internacional da B 1 x Juventus da B 1 (G.C)

Árbitro: Kaven Ferreira
Assistente 1: José Araújo Chaves Junior
Assistente 2: Marcos Barros Costa

Domingo (01.02.2015)

14:00 horas - Palmeiras da Q. III x Flamengo do Plano B (G.D)

Árbitro: Cícero Ferraz Martins
Assistente 1: Valdecir Pimenta
Assistente 2: José Araújo Chaves Junior

16:20 horas - Café da Mata x Quadra VIII (G.C)

Árbitro: Ednaldo Ferreira Aires
Assistente 1: José Araújo Chaves Junior
Assistente 2: Valdecir Pimenta

Todos os jogos serão realizados no campo do povoado Café da Mata em rodada dupla.


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Aged/MA: autorizado concurso para 179 vagas

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) do Maranhão autorizou a realização do concurso para a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged). A seleção já está sendo considerada na Lei Orçamentária Anual (LOA) e contará com uma oferta de 179 oportunidades, para quem possui ensino médio e nível superior. As remunerações ainda serão confirmadas.

Os cargos já estão definidos e serão oferecidas 25 vagas para a carreira de fiscal agropecuário, sendo 20 veterinários e cinco agrônomos; 75 assistentes de fiscalização – técnicos agrícolas, 75 auxiliares de fiscalização nível médio, um contador, um advogado, um jornalista e um profissional de tecnologia da informação.

De acordo com o diretor geral da Aged, Fernando Lima, as vagas suprirão principalmente as demandas da área de defesa sanitária animal e que o concurso é resultado de um trabalho feito pela área de defesa agropecuária do estado

O concurso é um dos últimos compromissos pendentes assumidos pelo governo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Plano de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa, concluído em maio, quando o Maranhão e outros seis estados nordestinos e o Pará, foram reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa. 

O Imparcial

Governo do Maranhão fará pagamento dos servidores dia 31

O governador Flávio Dino determinou o pagamento dos servidores para o próximo sábado (31). Previsto para o dia 3 de fevereiro, o pagamento ainda no mês de janeiro beneficiará cerca de 112 mil servidores ativos e inativos.
“Após adotarmos medidas austeras como a reduzir os gastos com custeio da administração tivemos condições de garantir o pagamento ainda no mês trabalhado. Conforme asseguramos antes, sempre que o governo tiver disponibilidade financeira vamos realizar o pagamento dos servidores no mês trabalhado. A valorização dos servidores públicos é um compromisso de nossa gestão”, disse o governador.
O governo passado deixou saldo de R$ 24 milhões em caixa e uma dívida de cerca de R$ 1,3 bilhão, com uma grande parcela dos pagamentos vencidas e outras vencendo neste mês de janeiro. Ainda assim, após a determinação do governador de contingenciamento de 30% do custeio do tesouro, a redução dos contratos vigentes e a melhor aplicação dos recursos públicos, 112 mil servidores receberão os salários no dia 31 de janeiro.
“A antecipação só foi possível devido ao corte de 30% do custeio e revisão dos contratos determinados pelo governador Flávio Dino”, Explicou a secretária Cynthia Mota (Planejamento).
Entre os servidores que compõem a estrutura da administração estadual, são 74 mil são ativos – entre efetivos, comissionados e temporários das administrações direta e indireta – e 38 mil inativos, considerando aposentados e pensionistas.
De acordo com o secretário Felipe Camarão (Gestão e Previdência) o calendário divulgado anteriormente permanece inalterado. “Sabemos da importância do servidor para a garantia dos serviços públicos com qualidade à população e a diretriz do governador Flávio Dino é que todos os esforços sejam feitos para que possamos pagar os vencimentos no mês trabalhado. No entanto, não podemos antecipar com precisão a estimativa de receitas do Estado e isto faz com que haja necessidade de mantermos, por enquanto, o calendário de pagamento previamente divulgado”, disse.
Fonte: SECOM -MA

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Acordo garante início do ano letivo com professor em sala de aula

O acordo assinado nesta segunda-feira (26), entre o Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e o Ministério Público, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, garantirá a contratação temporária de mil professores, por meio de processo seletivo, e a manutenção de 4.990 contratos, até a conclusão do concurso público para a categoria. O acordo visa, dentre outras medidas, suprir o déficit de professores na rede estadual e o início do ano letivo no dia 9 de março, sem prejuízo aos estudantes.
No documento ficou acertado que o Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Educação, irá fazer diagnóstico sobre a demanda de professores, bem como um cronograma com as etapas de realização do concurso público, cujo edital será lançado ainda este ano.

“Esse é um momento ímpar para a educação do estado. Agradeço a parceria e o entendimento que teve o Ministério Público em nos auxiliar nesse momento. É meta do governador Flávio Dino realizar concurso público para pôr fim à contratação temporária, garantindo estabilidade e valorizando os profissionais do magistério”, destacou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

A promotora Maria Luciane Lisboa Belo, 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, destacou a importância do acordo. “Esse acordo nos faz pensar que estamos no caminho certo. É preciso enfrentar o problema da melhor maneira possível sem prejuízos daqueles que precisam da educação pública em nosso estado”, ressaltou.

O Promotor de Justiça Especializada na Defesa da Educação, Paulo Avelar, frisou que o Ministério Público não medirá esforços no sentido de contribuir para melhoria da política educacional no estado. “Entendemos que só por meio da educação poderemos formar jovens capacitados no conhecimento e na cidadania”, enfatizou.

“A medida é muito importante porque envolve o interesse coletivo. Com certeza é desejo de muitos pais de família que seus filhos sejam contemplados com ensino de qualidade. A escola pública deve ser uma referência no ensino do Maranhão”, disse o Promotor de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, Lindonjonson Gonçalves de Sousa.

Assinaram o acordo o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha; a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres; os promotores de justiça Lindonjonson Gonçalves de Sousa (Patrimônio Público e da Probidade Administrativa) e Maria Luciane Lisboa Belo (Educação).
Fonte: www.educacao.ma.gov.br

Jonas, ex-Sampaio é o novo reforço do Flamengo

Dado como novo reforço do Corinthians no final de 2014, o destino do volante Jonas, destaque do Sampaio Corrêa na Série B, será outro. Nesta segunda-feira, o clube maranhense anunciou o acerto do jogador com o Flamengo para a próxima temporada.

Para liberar Jonas para o futebol carioca, o Sampaio Corrêa assinou a rescisão contratual por R$ 1 milhão. O volante tinha contrato com a Bolívia Querida até o final de 2015. Além disso, o clube vendeu 70% dos direitos que tem sobre o jogador, mas ainda fica com 15%. Jonas começa a treinar com seus novos companheiros de clube nos próximos dias visando o início do Campeonato Carioca no próximo final de semana.

Jonas deve se apresentar no Flamengo ainda nesta segunda-feira, quando o time retorna do Amazonas após a conquista do título da Taça Super Series, disputada com Vasco e São Paulo. O anúncio oficial pelo rubro-negro será feito nos próximos dias.

O Imparcial

Estado abre inscrições para contratação temporária de mil professores

O Governo do Estado do Maranhão abriu nesta segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de mil professores. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site www.educacao.ma.gov.br até às 23h59 da próxima quinta-feira (29). Todas as informações estão disponíveis no site e no Diário Oficial do Estado.

A abertura do seletivo foi determinada pelo governador Flávio Dino durante a assinatura de seis decretos na terça-feira (20). De acordo com a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, a gestão estadual está empenhando todos os esforços para melhoria da rede estadual de ensino.

“É prioridade do governador Flávio Dino, iniciar o ano letivo, com professores em sala de aula e estudantes atendidos em todos os componentes curriculares. Além disso, o governador reajustou em 15% o salário dos professores contratados, valorizando assim, o trabalho docente,” declarou a secretária.
O processo seletivo será composto pela avaliação curricular de títulos e avaliação da experiência profissional na área de docência. Os interessados devem fazer a entrega de títulos (acompanhados da ficha de inscrição gerada na internet pelo próprio candidato) na Unidade Regional de Ensino (URE), correspondente à localidade escolhida para disputa de vaga.
Com base na demanda do último seletivo, o recebimento de títulos em São Luís ocorrerá no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga. “Escolhemos o Centro de Convenções da UFMA por ser um espaço amplo e que pode receber os docentes dignamente. A categoria precisa ser tratada com respeito”, explicou o responsável pela Unidade Gestora de Atividades Meio (Ugam) da Seduc, Domingos Ferreira.
O seletivo visa atender as modalidades Ensino Médio Regular, EJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (Emiep). O regime de trabalho será de 20 horas semanais. Do número total de vagas oferecidas, 20% destinam-se às escolas de São Luís e as outras 80% serão distribuídas para o interior do estado, de acordo com as necessidades regionais. As disciplinas com maiores demandas são, respectivamente, Física, Química, Biologia e Matemática.
De acordo com o cronograma, o resultado do seletivo deverá ser divulgado no início de março, uma vez que o ano letivo de 2015 começará a partir do dia 9 de março na rede estadual de ensino.


Cronograma do seletivo:


23/01/2015         Publicação do Edital
8h do dia 26/01 às 23h59 do dia 29/01/2015Inscrições no Processo Seletivo – via internet (www.educacao.ma.gov.br)
13h do dia 27/01 às 18h do dia 30/01/2015Entrega de Títulos acompanhados da Ficha de Inscrição gerada na Internet pelo candidato.
Local: Unidades Regionais de Educação (URE’s), exceto São Luís. Candidatos da capital devem entregar a documentação no Centro de Convenções da UFMA, no Campus do Bacanga.
13/02/2015Divulgação das inscrições indeferidas
04/03/2015Homologação do Processo Seletivo e Divulgação do Resultado Final
Fonte: www.educacao.ma.gov.br

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Inscrições para o ProUni começam nesta segunda-feira e terminam quinta

Começam hoje (26) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados em obter bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior podem fazer a inscrição até o dia 29 na página do programa.

O candidato que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode participar do ProUni, que oferece nesta edição 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas são destinadas a 30.549 cursos e distribuídas por 1.117 instituições.

Para se inscrever, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação. Outra condição é ainda não ter diploma de curso superior.

As bolsas integrais são para estudantes que cursaram o ensino médio nas redes pública ou particular, na condição de bolsista integral. Também é necessário comprovar, por pessoa, renda bruta familiar até um salário mínimo e meio. Para as bolsas de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do ProUni. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 2 de fevereiro. Os selecionados terão até o dia 9 para comprovar as informações nas instituições. A segunda chamada será no dia 19. Os candidatos não selecionados ainda terão a chance de participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março.

Veja a lista dos cursos com maior oferta de bolsas:

1. Administração – 22.050

2. Pedagogia – 15.562

3. Direito – 15.010

4. Ciências contábeis – 11.917

5. Engenharia civil – 8.405

6. Educação física – 8.181

7. Gestão de recursos humanos – 6.854

8. Enfermagem – 6.801

9. Psicologia – 5.307

10. Engenharia de produção – 5.284

Redução da pobreza na América Latina está estagnada, aponta Cepal

A pobreza atingiu 167 milhões de pessoas na América Latina em 2014, o equivalente a 28% da população latino-americana. Destes, 71 milhões, ou 12% dos habitantes da região, estão na extrema pobreza, de acordo com estimativas do Panorama Social da América Latina 2014, divulgadas hoje (26) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
O relatório mostra que a situação da pobreza na região vem se mantendo estável desde 2012, quando afetou 28,1% da população. Em 2013, o índice também foi 28,1%. Já a extrema pobreza na América Latina aumentou de 11,7%, em 2013, para 12%, em 2014. Segundo a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, a alta dos preços dos alimentos e a desaceleração econômica da região são alguns dos fatores para essa estagnação. “A pobreza persiste sendo um fenômeno estrutural e, desde 2012, a redução da pobreza estancou-se.”
Para Alicia, a recuperação da crise financeira internacional “não parece ter sido aproveitada suficientemente para o fortalecimento de políticas de proteção social que diminuam a vulnerabilidade diante dos ciclos econômicos.” Segundo ela, em um cenário de possível redução dos recursos fiscais disponíveis na região, são necessários mais esforços para assegurar as políticas sociais.
No Brasil, de acordo com o organismo regional, a pobreza caiu de 18,6% da população, em 2012, para 18%, em 2013. Já a extrema pobreza aumentou: de 5,4% para 5,9%. Segundo o diretor do escritório da Cepal no Brasil, Carlos Mussi, dos cerca de 34 milhões de brasileiros que estão na pobreza, 11 milhões estão em situação de extrema pobreza.
“O aumento dos preços dos alimentos tem impacto forte na indigência no Brasil e na América Latina. Ainda que o mercado de trabalho brasileiro tenha seu dinamismo, este vem diminuindo”, disse Mussi.
Para Alicia, o desempenho brasileiro vai depender muito “da intensidade e da duração do ajuste fiscal”.  “Até o momento, a Cepal não detectou redução no mercado laboral, mas pode ser que [o ajuste] tenha algum impacto no mercado de trabalho”. Para ela, a retomada do crescimento, a manutenção do investimento e das políticas anticíclicas e a geração de emprego são importantes para a redução da pobreza.
O relatório ainda recomenda o “desenho de uma nova geração de políticas sociais associadas ao investimento com instrumentos e mecanismos que aumentem sua eficácia, eficiência, impacto e sustentabilidade”, e um foco maior nos jovens e nas mulheres.

Fonte: Agência Brasil

NOEC conquista III Copa Pindaré sub 17 de futebol.

(NOEC campeão)

A equipe do Nova Olinda Esporte Clube (NOEC), conquistou na tarde-noite deste domingo (25) a III Copa Pindaré de futebol na categoria sub 17. 
O NOEC fez história ontem (25) na cidade de Pindaré Mirim, pois conquistou o primeiro título de expressão no cenário estadual para o futebol de Nova Olinda do Maranhão. A equipe sagrou-se campeã vencendo de maneira espetacular o clube Penalvense da cidade de Penalva pelo placar de 4 x 2. O clube de Nova Olinda do Maranhão iniciou a decisão contra o Penalvense, onde aos 10 minutos do primeiro tempo o árbitro marcou uma penalidade e ainda expulsou o lateral Gustavo (2). O clube de Penalva fez 1 x 0. Com menos um jogador a equipe do NOEC partiu para cima do adversário e ainda no primeiro tempo empatou o jogo em 1 x 1, com gol de Lentine (9).
Na segunda etapa, o NOEC virou o placar, chegando abrir 3 x 1. O clube de Penalva diminuiu para 3 x 2 e foi para o abafa contra o NOEC, que se defendia e saia nos contra-ataques. Em uma jogada pela direita do ataque do NOEC, o atacante Bisson (11) cruzou a bola e o atacante Lentine (9) fez o seu oitavo gol na copinha e garantiu o título para o NOEC.
No encerramento do jogo, a galera do NOEC fez a festa pelo título inédito para a cidade de Nova Olinda do Maranhão.
O NOEC ainda teve o artilheiro e o melhor goleiro da competição.
(Lentine - artilheiro com 08 gols)
(Railan - melhor goleiro)

CAMPANHA DO NOEC SUB 17

23.01 - NOEC 2 x 2 Milagres do Maranhão 
Penalidades: NOEC 4 x 1 Milagres do  Maranhão

24.01 - NOEC 7 x 1 Chapadinha

25.01 - NOEC 1 x 1 América Sabakk (Semifinais)
Penalidades: NOEC 4 x 2 América Sabakk

25.01 - NOEC 4 x 2 Penalvense (final)

NOEC - Campeão 
Penalvense - Vice-Campeão

Artilheiro: Lentine (NOEC) 08 gols
Melhor Goleiro: Railan (NOEC) 06 gols sofridos

Elenco campeão

Railan, Gustavo, Genilson, Victor, Edinaldo Fuzil, Leleco, Mateus, Deidson, Marquinhos, Lentine, Bisson, Denilson, Eduardo e André Luis.
Técnico: Douglas Sousa Lima.

CAMPANHA DO NOEC SUB 13

A outra grande campanha foi da meninada da categoria sub 13 do NOEC, que de forma heroica foram à final da copinha. Mesmo sendo a primeira participação o NOEC sub 13 fez a grande final na tarde deste domingo (25) contra a equipe do Corinthians de Bacabal. A meninada do NOEC ficaram com o vice-campeonato, foram derrotados pelo placar de 3 x 0. 
Mesmo com a derrota, os garotos comemoram o título de vice-campeão. Os destaques do sub 13, com artilheiros do time foram os garotos Bruno Pinheiro e Bruno Meneses.
(NOEC - vice-campeão do sub 13)
Campanha do sub 13

22.01 - Axixá 0 x 0 NOEC
23.01 - NOEC 1 x 0 Axixá
24.01 - NOEC 1 x 0 Vitorino Freire

Semifinais
25.01 - NOEC 1 x 0 Areinha de São Luis

Final
25.01 - Corinthians de Bacabal 3 x 0 NOEC

Elenco do NOEC sub 13

Tayrone, Mateus Ribeiro, Eduardo, Lucio Gamarra, João Vitor, Ruan, Bebê, Flávio, Bruno, Bruno Meneses, Manoel, Alissinho, Alan Douglas, Flávio Corujinha, Tiago, Wendello Vinicius e Paulo Mateus.
Técnico: Keven Ferreira.

Toda a diretoria do NOEC vem agradece de maneira especial as seguintes pessoas e amigos:

Presidente da Câmara Ver. Zé Alberto (Doador de prêmio extra aos atletas do sub 17)
Secretário de Educação professor Raimundo Domingos
Vice-Prefeito Marlon Cutrim
Kacá - empresário do Kacá Magazine
Epitácio - empresário do Ponto Certo São Pedro.
Professor Eraldo Nunes
Professor Jonas
Vicente de Paula (Cigano)
Lucas Cutrim - Diretor de transportes
Ronaldo - Motorista 
Socorro Vasconcelos e Delma (mães de atletas que acompanharam a delegação)
Aos pais e mães de todos os atletas que ficaram em Nova Olinda do Maranhão.

CAMPEÃO DO SUB 15 - Atlético Maranhense de Presidente Dutra que venceu nas penalidades a equipe do Cruzeiro do Anil por 7 x 6.

Fotos da participação das equipes:
(Corinthians de Bacabal - campeão sub 13)
(Atlético Maranhense - campeão sub 15)
(Cruzeiro do Anil - vice-campeão sub 15) 
(NOEC sub 13 x Areinha de São Luis)
(NOEC - elenco campeão) 
(NOEC x Vitorino Freire) 
(NOEC - vice-campeão do sub 13) 
(Recepção aos campeões em Nova Olinda do Maranhão)


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Dados do governo mostram 31 mil novos casos de hanseníase no país em 2013

Os estados de Mato Grosso, do Pará, Maranhão, Tocantins, de Rondônia e Goiás são os que concentram áreas de maior risco para a transmissão da hanseníase, de acordo com dados divulgados hoje (21) pelo Ministério da Saúde.

Em 2013, ocorreram 31.044 novos casos da doença, no país. Entre menores de 15 anos, ocorreram cinco casos para cada grupo de 100 mil habitantes. A medição, neste caso, é considerada estratégica porque uma criança doente sinaliza que há um adulto não tratado transmitindo hanseníase.
Dados preliminares de 2014 indicam que a taxa de detecção da doença no país foi 12,14 para cada 100 mil habitantes, o que corresponde a 24.612 novos casos no Brasil. Na população menor de 15 anos, foram identificados 1.793 novos casos. Ao todo, 31.568 pacientes estavam em tratamento no mesmo período.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, avaliou como desafio permanente lidar com as chamadas doenças negligenciadas, que incluem a hanseníase e que, muitas vezes, estão vinculadas a situações de pobreza.
"A hanseníase, historicamente, vem sendo marcada pelo estigma e também por esse padrão de distribuição, que tem a ver com a desigualdade profunda que ainda existe no seio da sociedade", disse o ministro.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, transmitida por pessoas doentes que não estão em tratamento. A doença tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito de forma adequada.
O ministério recomenda que as pessoas procurem um serviço de saúde, no caso de aparecimento de manchas de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, sobretudo, se a mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase que imediatamente.
(clique na imagem para ampliar)
Fonte: Agência Brasil

Associação dos Magistrados constata violência contra juiz e incêndio no Fórum

Os juízes Gervásio Santos e Ângelo Alencar dos Santos, presidente e vice-presidente da AMMA, deslocaram-se no final da tarde desta terça-feira (20) para a Comarca de Buriti a fim de prestar solidariedade ao juiz Jorge Antônio Sales Leite, que foi vítima de atentado no exercício da jurisdição.
Na hora do atentado os diretores da AMMA se encontravam reunidos com juízes de Caxias e assim que souberam da invasão ao fórum de Buriti, por meio do próprio juiz Jorge Leite, acionaram o diretor de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, major Alexandre, e o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, para que tomassem as providências cabíveis.

O juiz Jorge Leite foi ameaçado de morte dentro do seu gabinete após o Fórum ter sido invadido por cerca de 15 pessoas armadas de facões, que incendiaram parte das dependências do prédio, destruindo computadores, urnas eletrônicas e cerca de 50 processos. A revolta dos agressores, segundo o próprio magistrado, teve motivação política, após ele ter proferido a decisão em uma ação civil pública, mantendo no cargo o atual prefeito Rafael Mesquita Brasil.
Há suspeitas de que os revoltosos que invadiram o fórum e atentaram contra a vida do juiz tenham sido comandados por Lourival Batista, irmão de Lourinaldo Batista, candidato derrotado nas últimas eleições, que não aceitaram a decisão judicial.

AMEAÇA E DANOS

O juiz Jorge Leite relatou que se encontrava em seu gabinete quando ouviu gritos do lado de fora e cheiro de fumaça, tentou sair, mas recuou e se trancou na sala. Foi quando começaram os golpes de machado tentando derrubar a porta. Ele afirmou que a porta foi arrombada e Lourival entrou no gabinete visivelmente alcoolizado com o machado e uma corda nas mãos.

Jorge Leite relatou que ao constatar que o agressor estava disposto a matá-lo, armou-se com o seu revólver que estava dentro da gaveta e pediu para que ele saísse da sala. “Mas ele estava transtornado e repetia a frase: o senhor vem comigo, seu safado”, relata o magistrado.

“Eu acho que a intenção deles era me amarrar e me linchar na rua”, afirmou o juiz. Os agressores tinham cordas nas mãos, paus e gasolina que foi jogada sobre as mesas, equipamentos e processos, iniciando o incêndio.
O secretário judicial Claudionor Rodrigues presenciou toda a ação dos vândalos desde que estes chegaram ao prédio por volta das 1530. Ele relata não ter dúvidas de que foram para o fórum dispostos a matar o juiz. Ele disse que os vândalos chegaram quebrando tudo e se dirigiram direto para uma sala que tem a placa JUIZ, mas quem fica lá é a assessora que está de férias. Não encontraram ninguém e partiram para o gabinete do magistrado.

Claudionor ainda conseguiu ligar para um carro pipa que serve ao município que chegou a tempo de conter o incêndio.
A ação contra o magistrado só não se concretizou porque houve a intervenção de um policial militar, que conseguiu entrar no gabinete e controlar o agressor, e do oficial de justiça Robson do Vale, que sacou uma arma, dispersando os vândalos que se encontravam nas dependências do prédio provocando a destruição.


Nesta quarta-feira a Diretoria Executiva da AMMA vai se reunir com a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Cleonice Freire, para ratar sobre o fato ocorrido em Buriti e tomar as providências cabíveis.

O Imparcial

Governador Flávio Dino assina seis decretos em prol da educação no Estado

Em exatos vinte (20) dias de gestão, o governador Flávio Dino assinou seis decretos que contemplam lutas de 20 anos dos profissionais de educação em favor da valorização profissional. Ao assinar os decretos, o governador garante reconhecimento aos professores da rede estadual de ensino e o reparo em escolas com estruturas físicas precárias. O início do semestre letivo está previsto para o dia 9 de março com professores qualificados em salas de aula dignas.

Pelos documentos, o governador decretou prorrogação dos contratos de 4.990 professores, realização de seletivo para contratação de mais mil professores temporários, progressão funcional de 11.144 professores, reajuste de 15% no salário dos professores contratados, pagamento do piso salarial nacional em todos os patamares do magistério e realização de reparos emergenciais em 93 escolas que estão sem condições de funcionamento.

“É uma imensa alegria poder demonstrar diariamente o nosso compromisso de ampliar os serviços públicos, que é o principal legado que deixaremos nesse período governamental. Não me preocupam grandiosas obras físicas; preocupa-me essa enorme e inigualável obra de melhorar a vida do povo do Maranhão. Para isso, precisamos de mais servidores públicos e mais serviços públicos”, destacou Flávio Dino.

Todas essas determinações atendem a reivindicações antigas dos professores, principalmente a progressão. “Nosso sindicato lutou muito por isso. Foram 20 anos de falta de compromisso dos gestores com os educadores. Hoje estamos comemorando muito cada uma dessas medidas e cheios de esperança. É bom ver um governo comprometido com o ensino público”, lembrou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro.

O vice-governador, Carlos Brandão, destacou o conjunto de ações anunciadas desde o dia da posse. “Neste primeiro mês de governo, o governador já deu um choque na área da educação, mostrando o compromisso com os professores, com os alunos e com o Maranhão. Somadas a outras ações, essas medidas contribuirão para a elevação dos índices sociais do nosso estado”, frisou Carlos Brandão.

Ano Letivo

Com professores contratados e escolas em condições de funcionamento de receber alunos, o semestre letivo terá início no dia 9 de março. “Tivemos urgência em tomar essas medidas para garantir que alunos e professores estivessem em sala de aula em tempo adequado. Esse ato demonstra responsabilidade e compromisso com os professores e a qualidade do ensino oferecido pelo governo do Maranhão”, garantiu a secretária de Educação, Áurea Prazeres.

Para acabar com a incerteza histórica de professores a cada início de ano letivo, o governador Flávio Dino anunciou a realização de concurso público ainda em 2015. “A prática de contratações temporárias tem que ser uma exceção. Vamos realizar concurso público para professores ainda este ano para já começarmos o ano de 2016 com professores efetivos”, explicou o governador.

Reconhecimento e Luta


Segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, sob o comando de Flávio Dino, o Governo do Estado adota uma postura completamente diferente da que era praticada em relação aos profissionais de educação. “Na gestão anterior, a recomposição salarial chegou a ser parcelada em quatro vezes e não foram raras as pressões do Sinproesemma que chegou, inclusive, a decretar em 2011 uma das greves mais longas da categoria que durou 78 dias. Somente após outra greve, em 2013, a gestão anterior fechou acordo em torno do Estatuto do Magistério.

MEDIDAS ANUNCIADAS

Prorrogação dos contratos de 4.990 professores
Contratação de 1.000 professores temporários
Progressão funcional de 11.444 professores
Reajuste de 15% no salário dos professores contratos
Fixação do piso nacional em todos os patamares do magistério
Reparos emergenciais em 93 escolas que estão sem condições de funcionamento

Fonte: SECOM-MA

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Governo anuncia aumento de impostos e alta da gasolina

O governo alterou as alíquotas do Pis-Confins e da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis. O aumento na refinaria vai ser de R$ 0,22 para a gasolina e R$ 0,15 para o diesel. Com o pacote de medidas, o governo estima aumentar a arrecadação em R$ 20,63 bilhões este ano.

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (19/1), o ministro da Fazenda Joaquim Levy, afirmou que as novas taxas dos combustíveis passarão a valer a partir de 1º de fevereiro. O preço para o consumidor, no entanto, não foi divulgado.

Confira o pacote de medidas anunciado

Primeira medida: decreto que equipara o atacadista ao industrial para o efeito de incidência no IPI no setor de cosméticos.

Segunda medida: também é corretiva – reajuste da alíquota do PIS/Cofins sobre a importação, de 9,25% para 11,75%. Exclui-se da base de cálculo do imposto o ICMS de importação.

Terceira medida: restabelecimento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de crédito de 1,5% para 3%.

Quarta medida: decreto que altera o PIS e a Cide sobre os combustíveis. O aumento conjugado das duas alíquotas responde por uma alta de R$ 0,22 para gasolina e de R$ 0,15 para o diesel.

O Imparcial