sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Bolsa Família não sofrerá tesourada do governo federal em 2015


A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello ao tomar posse no cargo ressaltou as conquistas do governo na área nos últimos quatro anos e negou que o carro-chefe da pasta, o Bolsa Família, não sofrerá cortes com as tesouradas no Orçamento previstas pela equipe econômica. Tereza comemorou o fim da fome no Brasil e elencou desafios para os próximos anos, como melhoria das medidas de combate ao preconceito contra a pobreza. 

Durante a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, a área social foi uma das mais discutidas pela oposição. Uma das principais críticas era de que o governo estava segurando a divulgação de dados oficiais para evitar que os números influenciassem no segundo turno da eleição. 

Logo após a vitória de Dilma, em novembro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou que, após uma década de queda na miséria, o número de brasileiros em condição de extrema pobreza voltou a subir em 2013. O país tinha 10,08 milhões de miseráveis em 2012, contra 10,45 milhões um ano depois. O aumento foi de 3,7%.

O discurso de Tereza Campello, no entanto, vai em outra linha. “Podemos, mais do que nunca, afirmar que o fim da miséria é só um começo. Em 2 de junho de 2011, lançamos o Plano Brasil sem Miséria. Um plano ousado para atuar no esforço concentrado e entregar seus resultados até 31 de dezembro de 2014. Tudo, tudo que nós nos comprometemos a fazer, fizemos. Aliás, fizemos muito mais do que prometemos”, afirmou a ministra. 

Ela atribui os resultados aos investimentos feitos. “Nunca se gastou tanto na assistência social. Um ano de gasto da assistência social do governo da presidenta Dilma equivale a tudo que se gastou, somado, em termos reais, nos oito anos de governo do presidente Fernando Henrique Cardoso”, comparou.

No entanto, ela afirma que os desafios permanecem e os classifica como “gigantescos”. Entre eles, o que chama de preconceito contra os pobres. “O Brasil hoje é referência no mundo. Somos citados em todos os textos e fóruns sobre pobreza e desigualdade como exemplo de superação. Somos exportadores de tecnologias sociais e, ao mesmo tempo, parte das nossas conquistas é completamente desconhecida da maioria dos brasileiros. O acesso à informação é o melhor remédio contra o preconceito”, disse a ministra.

Tereza Campello afirmou ainda que “foi muito mais fácil acabar com a miséria do que acabar com o preconceito contra os pobres”. Ela coloca esse tema como uma agenda importante do próximo período. “Há um esforço para reduzir o preconceito contra a população pobre, que é trabalhadora e quer oportunidades. Esse esforço é de todo o Brasil”, enfatizou.

Em entrevista aos jornalistas, ela disse que o Programa Bolsa Família não sofrerá cortes e que a pasta fará parte de um esforço para redução de gastos. “O MDS participa de um grande esforço do governo para que a gente gaste melhor e possa investir na área social, mas com controle, garantindo que o dinheiro chegue ao destino, com transparência, como acontece com o Bolsa Família”, salientou. 

Inclusão

Os ajustes da pasta, de acordo com a ministra, devem ocorrer nos setores administrativos e os programas de governo estão salvaguardados. Para este ano, a assistência social deve consumir R$ 70 bilhões. A ministra também chamou a atenção para áreas onde os recursos são gastos, como acesso à água, à qualificação profissional e à educação. 

“Acho que o grande legado dessa ação conjunta é o trabalho intersetorial com as áreas de saúde e educação”, ressaltou. Especificamente, o Ministério do Desenvolvimento Social gasta, por mês, cerca de R$ 2,2 bilhões apenas com o Bolsa Família. 

Tereza também acrescentou a importância da inclusão econômica da população mais pobre, por meio da qualificação profissional, da formalização e da assistência técnica. “Nós temos desafio grande com relação à qualificação profissional porque nos interessa aproximar essa população com as vagas de emprego que têm sido abertas no Brasil, como na área de construção civil. Uma das grandes tarefas é melhorar esse encontro”, afirmou.

O Imparcial





Nenhum comentário:

Postar um comentário