segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ONS determina redução de oferta de energia nas regiões Sudeste e Sul

O Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico determinou que diversas distribuidoras de energia, com operações nas regiões Sudeste e Sul, reduzissem a oferta de energia durante uma parte da tarde desta segunda-feira. As companhias Eletropaulo (de São Paulo), CPFL Energia (do interior de São Paulo), Copel (do Paraná), Light e Ampla (ambas do Rio) confirmaram a orientação do ONS. A Cemig e a EDP Energias do Brasil ainda não confirmaram eventuais orientações do ONS. A Eletrobrás, que opera apenas na região Nordeste, não recebeu qualquer determinação.
O ONS ainda não comunicou a razão do ocorrido. Foram relatados problemas de falta de luz por usuários de redes sociais nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais e também no Amapá.
A Eletropaulo informou por meio de nota à imprensa que o ONS orientou o corte de energia de mais de 700 Megawatts. A empresa diz que o Centro de Operações da Distribuidora acompanha a situação e "segue monitorando o sistema integrado por meio do ONS"
Poucos minutos depois, em novo comunicado, informou que, "seguindo orientação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), restabeleceu a totalidade de sua carga de energia distribuída às 15h50".
De acordo com assessoria de imprensa da Eletropaulo, em contato telefônico, não há informações oficiais de quais regiões da cidade de São Paulo sofrem ou sofreram com os cortes de energia. A companhia promete comunicado para detalhar melhor quais regiões atendidas por ela serão ou foram afetadas.
A Copel (do Paraná) também foi orientada pelo ONS a reduzir oferta em 320 MW de energia distribuída; a Light e a Ampla (ambas do Rio) também receberam ordem semelhante. CPFL Energia (interior de São Paulo), após ser submetida à mesma determinação, recebeu autorização para restabelecer fornecimento a um terço dos clientes.
Em São Paulo, a Linha Amarela do metrô tem problemas de operação devido à falta de energia elétrica.  De acordo com a Via Quatro, que administra o trecho, a operação é parcial. O Twitter oficial da concessionária republica fotos tiradas por usuários. Nas imagens, pessoas descem dos trens e caminham pelos trilhos. 
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário