quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Paulo Bauer adverte que cortes na educação terão consequências nefastas

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) advertiu que os cortes que estão sendo feitos em todos os níveis de ensino no país terão consequências nefastas.
Ele disse que a restrição de recursos atinge desde a educação infantil até a pós-graduação e acusou o governo de, com isso, fazer caixa para continuar gastando em outras atividades
Paulo Bauer disse que, por causa dos cortes, houve redução de 75% das verbas para pós-graduação e as universidades federais perderam 30% do dinheiro para graduação. Parte desse dinheiro seria usado no pagamento de água, luz e salário de pessoal de segurança e limpeza. Devido a redução, em muitas universidades as salas e os banheiros estão imundos e houve aumento do número de assaltos, segundo o senador.
O parlamentar disse que os cortes na educação também provocaram a paralisação de obras, como a do campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em Joinville, e a redução do dinheiro ao Fies, que faz empréstimos para estudantes carentes cursarem a universidade.
- A combalida educação brasileira vem recebendo duros golpes neste segundo mandato da presidente Dilma. Ao tapar o buraco fiscal com cortes na educação, o governo está privando os brasileiros da ferramenta mais eficaz de emancipação social e econômica de um povo. Não podemos ficar indiferente a este absurdo, não podemos silenciar. É preciso dizer a verdade: a educação brasileira vai mal, precisa de socorro - afirmou o senador.
Paulo Bauer informou ainda que, devido ao arrocho, não será feita este ano a avaliação nacional de alfabetização dos alunos da 3ª série.
- Em 2015, não saberemos se nossos alunos estão aprendendo - protestou o senador.
Ele também criticou o corte de R$ 3,4 bilhões no dinheiro destinado à construção de creches.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário