sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Alunos e professores da Coeduc e comunidade em geral do Parque Timbira fazem caminhada cívica sobre a importância do voto aos 16 anos

Conscientização pelo voto limpo. Com essa proposta, os estudantes da Cooperativa Educacional, Cultural, Esportiva e de Lazer (Coeduc), no Parque Timbira, realizaram, na manhã de ontem, uma caminhada cívica pelas ruas do bairro e adjacências. Em sua 14ª edição, o movimento reuniu ainda os professores da unidade escolar, além de familiares dos alunos, membros da comunidade e representantes de entidades estudantis e políticas.

De acordo com a diretora da Coeduc, Rose Emanuelle, a cada ano a caminhada cívica ocorre na véspera do Dia da Independência, sendo a culminância das atividades realizadas no decorrer da semana na própria escola, acerca de diferentes temáticas, como aborto, drogas, prostituição infantil, aquecimento global, reciclagem. Com o propósito de estimular no corpo discente o exercício consciente da cidadania, os alunos participam de palestras e trabalhos orientados pelos professores.

Nesse ano, quando ocorrem as eleições para os cargos dos poderes Executivo e Legislativo na esfera municipal, os estudantes refletiram sobre a importância do direito ao voto aos 16 anos, bem como sobre valorizar o voto consciente. "Um candidato honesto não compra votos", disse Rose Emanuelle, ressaltando que essa prática corresponde a enganar a população com falsas propostas.

Segundo a diretora, a temática abordada em 2012 enfoca a necessidade de os eleitores não compartilharem com políticos que buscam eleger-se através da compra de voto, mas indiretamente também foi tratado um aspecto ambiental marcante em processos eleitorais, o qual consiste na poluição das ruas e espaços públicos das cidades, com o material distribuído nas campanhas dos candidatos.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário