quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Prefeitura comemora Dia do Regueiro nesta quarta-feira

São Luis - Integrando a programação cultural para celebrar o quarto centenário da cidade, a Prefeitura de São Luís preparou um dia dedicado ao ritmo que conferiu à cidade o título de 'Jamaica Brasileira' e inspirou a criação do Dia Municipal de Regueiro. Nesta quarta-feira, 05 de setembro, a partir das 20 horas, 25 atrações entre paredões de radiolas, deejays, equipes de vinil, bandas, cantores e grupos de dança marcarão o aniversário da cidade ao som das diversas vertentes do bom e clássico reggae.

A programação foi elaborada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), juntamente com a Comissão Integrada do Reggae (CIR), e contará com a participação do deejay Izinho pqd, Magno Roots JP, Jorge Black, Myster Brown, Naty Nayfson, Clube do Vinil, Equipe de Ouro e Magno Roots, Disc Memorie, Mega Vibe, Radio Zion e Radiola Reggae, Kingston Vibe, Banda Guetos, Guilherme Gusmão e banda, Kazamata, Legenda, Filhos de Jah, Live Jame's in Band, Paulinho Akomabu, Santa Cruz, Guerreiro, Célia Sampaio, Grupo de Dança Gdam, Saint Louis, Urubatan e a Radiola Iron Pedra.

O Dia Municipal do Regueiro foi instituído pela Lei nº 4102, de 30 de outubro de 2002, com o objetivo de homenagear os admiradores e seguidores do Reggae e contemplar um dos ritmos mais expressivos da cultura local, que garantiu a São Luís o título de capital Brasileira do Reggae ou Jamaica Brasileira.

Paralela à programação cultural, acontece, também na Maria Aragão, das 16h às 22h, a Feira da Criatividade, promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), em um espaço reservado para a comercialização de artesanato, comidas e bebidas típicas.

Virada Cultural - No feriado do dia 07 de setembro (sexta-feira), véspera do aniversário de São Luís, a programação cultural terá início às 20 horas e será encerrada somente às 08 horas do dia 08 (sábado). Será a inédita "Virada Cultural", que contará com a apresentação de bandas até as 23h. Logo em seguida, será realizado o espetáculo teatral "Visões de Daniel de La Touche", sob o comando da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Exatamente à meia-noite, haverá show pirotécnico e a interpretação do hino "Louvação a São Luís" pelo Coral São João. Na sequência, em um ato de amor à cidade, pessoas se reunirão na ponte do São Francisco, em um abraço simbólico na cidade.

Durante toda a madrugada, atores farão intervenções teatrais declamando fragmentos de obras e poemas de escritores maranhenses. Haverá, também, exibição de 15 filmes da mostra de cinema "Olhar Ludovicense". Além disso, cantores e grupos de dança animarão o público até as 06 horas da manhã.

A partir das 07 horas, acontece uma caminhada rumo à Praça Dom Pedro II com o Cortejo de Orixás até a Catedral da Sé, onde haverá o corte do bolo gigante. E, às 10 horas, uma missa em Ação de Graças celebrará o quarto centenário da capital maranhense.

O Reggae - É um gênero musical que tem suas origens na Jamaica, mas na década de 70 espalhou-se pelo mundo. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.

As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres. Em São Luís, conhecida como "Jamaica Brasileira", verdadeiros paredões de radiolas comandam os passos e compassos dos amantes do reggae, que lotam os salões.

Os DJs, na maioria grandes colecionadores de vinis e fitas contendo raridades do reggae nacional e internacional, lançam as "pedras de responsa" e fazem os corpos colados, em sincronia absoluta, dançarem a noite inteira.
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário