quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Maranhão lança programa de superação da extrema pobreza

Com isso, o Estado reforçará as ações do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal

BRASÍLIA – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e o secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, lançam nesta quinta-feira (13), às 11h, em São Luís, o Viva Oportunidades. O programa é inspirado no Brasil Sem Miséria, plano de superação da extrema pobreza do governo federal, e contará com R$ 15,9 bilhões. Do total de recursos, 90,7% serão repassados ao estado pela União. Às 12h, a ministra dará entrevista coletiva no Palácio Henrique de La Rocque, no bairro Calhau, onde ocorrerá a cerimônia.

Durante a solenidade, Tereza Campello também fará um balanço das ações do Plano Brasil Sem Miséria no Maranhão.

A estimativa é que o Viva Oportunidades retire da extrema pobreza 1 milhão de famílias. O programa maranhense promoverá a inclusão social e produtiva com oportunidades de capacitação, acesso ao crédito, trabalho e renda para as famílias que vivem em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda per capita inferior a R$ 70 mensais, no Maranhão.

Além do lançamento do programa, será assinado o termo de adesão do estado ao novo modelo do PAA, lançado em julho deste ano, que substitui os convênios anteriores.

Entre os destaques do Brasil Sem Miséria no Maranhão, em um ano, está a inclusão de 38,9 mil famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, localizadas por meio da busca ativa. Com isso, essas famílias passaram a ser atendidas pelas políticas públicas.

Fonte: SECOM -MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário