segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mais de seis mil pessoas querem ser mesários nas Eleições 2012

Em 2012, o projeto Mesário Voluntário conseguiu a adesão pelo Sistema Elo de 1 mil 308 pessoas e pela internet inscreveram-se 5 mil 682 eleitores ávidos a colaborar com a Justiça Eleitoral durante a realização das Eleições. Com este número, o projeto fecha o ano com um total de 6 mil 990 inscritos na iniciativa.

Estes dados são da Comissão do Mesário Voluntário Para a Eleição Municipal corrente, irão atuar como mesários os voluntários que se inscreveram até o dia 8 de agosto e que foram nomeados pelos juízes eleitorais para atuar na função em seus respectivos municípios de cadastro.

As inscrições continuam sendo feitas através do site do TRE, na internet, no 0800 098 5000 e no cartório eleitoral. Essas inscrições constarão no banco de dados do Mesário Voluntário para futuras eleições.

A proposta do projeto é prover as seções eleitorais de mesários voluntários motivados e capazes de desempenhar suas funções de forma segura e com eficiência. Todo eleitor, a partir de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral, pode ser mesário na sua zona, preferencialmente no local e na seção em que vota, exceto candidatos e parentes, membros de diretórios de partidos políticos, agentes policiais e demais casos previstos na legislação eleitoral.

O eleitor que se tornar mesário tem como benefício, de acordo com a Lei 9.504/97, o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias servidos à Justiça Eleitoral e o benefício em concurso público que utilize a participação no dia das eleições como critério de desempate.

Já os estudantes das universidades e faculdades parceiras que se tornarem mesários têm como benefício a conversão dos serviços prestados à Justiça Eleitoral em atividade de extensão extracurricular/complementar, com carga horária correspondente a 30h para o 1º turno e 24h para o 2º turno (se houver), totalizando 54h extracurriculares, comprovadas por meio de certificado emitido pelos juízos eleitorais perante os quais servirem.
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário