segunda-feira, 10 de setembro de 2012

TRE quer tropas federais em nove cidades do estado

Tribunal Regional Eleitoral aprovou o pedido de reforço de tropas federais em nove cidades maranhenses que, em 2008, foram palco de violentos protestos após resultado eleitoral.
A disputa eleitoral no interior do Maranhão é sempre marcada por rivalidades muito acirradas, chegando até à violência em alguns casos. No Maranhão, a cidade de São Mateus terá reforço de tropas federais para evitar a guerra que ocorreu em 2008, quando prédios públicos foram incendiados. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão solicitou reforço de tropas federais inicialmente para o município de São Mateus pela proporção dos atos de vandalismo em 2008. Somente a esta cidade está garantido o reforço por enquanto. Na sessão do dia 3 de setembro, o pleno do TRE aprovou o pedido de reforço federal para mais nove municípios e o Tribunal Superior Eleitoral ainda não julgou se disponibilizará para estas cidades. São elas: Benedito leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda do Maranhão, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé e Presidente Sarney.

São Mateus, a 180 quilômetros de São Luís, embora aparente ser uma cidade tranquila, viveu um estado de guerra na eleição de 2008. Após o anúncio do resultado oficial, várias pessoas realizaram protestos, chegando a depredar e a atear fogo em prédios públicos como a Câmara de Vereadores e a prefeitura local. Na época, Rovélio Nunes Pessoa foi eleito prefeito por uma diferença de apenas 21 votos em relação a Mitinho Aragão. Os aliados do derrotado não aceitaram o resultado. Rovélio acabou sendo cassado por compra votos e Mitinho assumiu a prefeitura em abril de 2009.

A cidade de Benedito Leite, a 522 quilômetros da capital, foi outra que teve as eleições marcadas por vandalismo em 2008. Nesta cidade, aliados do candidato derrotado das eleições, invadiram duas seções eleitorais e queimaram as urnas eletrônicas para que os resultados não fossem enviados ao sistema do TRE-MA. A eleição do dia 3 de outubro acabou sendo remarcada para o dia 27 de outubro daquele ano com um reforço de segurança muito grande. Até a então secretária estadual de segurança, Eurídice Vidigal, foi acompanhar de perto o pleito. Muitos participantes da barbárie já foram condenados na Justiça do Maranhão, e outra parte segue com a Justiça federal.

Em Santa Luzia do Tide, uma manifestação que começou com ar de ordeira terminou em depredação. Isto porque após o pleito, a Justiça indeferiu o registro de candidatura do candidato mais votado para o cargo de prefeito e determinou a diplomação e posse do segundo colocado. Os manifestantes armaram tendas em frente à Câmara Municipal e à prefeitura, que posteriormente foram incendiados. Cerca de quarenta pessoas venceram o pequeno quantitativo de policiais que estava na cidade e incendiaram os prédios públicos na madrugada de 1° de janeiro quando seria dada a posse ao prefeito.

Os juízes das zonas eleitorais dos municípios são responsáveis por verificar as condições e fazer a solicitação ao TRE-MA, que em conjunto com o governo do Estado, verifica a possibilidade de contingente. Dos muitos pedidos de juizes de base, apenas destas dez cidades foi solicitado o reforço federal, e por enquanto, apenas São Mateus terá tropas federais. O TRE-MA continua recebendo solicitações dos juízes para pleitear reforço na segurança dos municípios.

Já a Secretaria estadual de Segurança prometeu reforço na segurança do estado para os municípios que historicamente têm conflitos. São eles Chapadinha, São Mateus, Benedito Leite, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Bom Lugar, Buriticupu, Porto Franco, Carolina, Olinda Nova do Maranhão, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas e Colinas. Segundo a Secretaria de Segurança, são 18 áreas mapeadas como as com maior número de ocorrências nos pleitos de 2006 e 2008.
 
Fonte: O Imparcial/TRE-MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário