sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Caxias também registra caso de contaminação por meningite

Paciente está internado na UTI do Hospital Geral de Caxias.De acordo com a vigilância epidemiológica do município, caso é isolado.
Além dos casos de meningite já confirmados em municípios no sul do Estado, um caso da doença foi registrado em Caxias, na região dos cocais, leste do Maranhão. Mas, os profissionais de saúde afirmam que ainda não há motivo para a população da cidade se preocupar.

Com surto de meningite no sul do Maranhão, uma das preocupações e com quem vai ou vem daquela região do estado. Em Caxias esta semana um caso da doença foi registrado e está sendo investigado pela vigilância epidemiológica. Não se sabe ainda como o paciente contraiu a doença.

“Nossos técnicos estão fazendo todo o processo de investigação, conversando com os familiares, com aquelas pessoas que tiveram contato com ele e procurar saber se o paciente esteve fora do município. Nós sabemos que no sul do Maranhão, em Sambaíba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, próximo a Balsas, existe um surto da doença e por isso estamos verificando se esse caso de Caxias está associado a esses no sul do Estado”, disse o coordenador de endemias do município, Salomão Xavier.

O paciente, um homem de 36 anos, está internado na UTI do hospital geral de Caxias. O médico acompanha o caso disse que ele está sem febre. Mas como ocorre em casos de meningite a situação dele é grave. “Todas as providências foram tomadas, de modo que ele está na UTI, tá medicado, é um paciente grave, porque um paciente com meningite é um paciente grave, apesar de jovem”, explicou Erchel Carvalho, coordenador de UTI do Hospital Geral de Caxias.

No entanto, o próprio médico acredita que este seja um caso isolado e que não é motivo de alarde. “De jeito nenhum. A gente precisa ter cuidados, porque estamos em uma de muita seca, um ambiente muito quente e há a tendência das pessoas ficarem aglomeradas, em ambientes fechados, com uso de ar condicionado. Isso é ruim”, finalizou.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário