domingo, 23 de setembro de 2012

Sampaio empata sem gols e consegue acesso para a Série C

Com o 0 a 0 diante do Mixto (MT), o Tricolor garantiu o acesso para a terceira divisão.
SÃO LUÍS – Após três anos de tentativas, enfim o objetivo foi cumprido. Para a enorme celebração de 40 mil torcedores no estádio Castelão, o Sampaio Corrêa conseguiu o acesso para a Série C em 2013 após empatar com o Mixto (MT) por 0 a 0, neste domingo (23), pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D.

O Tricolor, rebaixado em 2009 para a Série D, sobe de divisão após dois anos de disputas nesta competição e volta a conseguir um acesso após quinze anos. A última vez foi no ano de 1997, quando subiu da Série C para a Série B com o título brasileiro da terceira divisão.
Após conseguir o objetivo principal, que era subir de divisão, o foco do Sampaio agora é o título inédito da Série D. Nas semifinais, a Bolívia Querida enfrentará a equipe do Baraúnas (RN), e a primeira partida será no próximo domingo (30), no estádio Nogueirão, em Mossoró. A partida de volta está marcada para o dia 6 de setembro, em São Luís, novamente no estádio Castelão.

Sampaio pressiona, mas perde muitos gols

Os primeiros minutos de jogo foram marcados pela voz dos quarenta mil torcedores presentes ao Castelão. Com as duas equipes se estudando, tocando a bola no meio de campo, o público fazia a sua parte, com vaias a equipe do Mixto e reclamações contra a arbitragem, que não marcou falta em Roniery aos quatro minutos, após grande jogada individual do lateral tricolor.

Tanto Mixto quanto Sampaio iniciaram a partida de maneira acanhada, sem chegadas ao ataque. O Tricolor não conseguiu, nos primeiros dez minutos, exercer a pressão ofensiva nos primeiros minutos de jogo, grande característica da equipe nesta Série D. A primeira chance veio só aos nove minutos, com Arlindo Maracanã cobrando falta nas mãos de Perereca, que defendeu sem susto.

Não demorou muito e a torcida tricolor no Castelão se levantou, com a primeira grande tentativa do Sampaio no jogo. Aos dez minutos, Célio Codó conseguiu se livrar da linha de impedimento do Mixto e ficou cara a cara com o goleiro Perereca, mas finalizou para fora. Um minuto depois, Pimentinha tentou de cobertura, mas não conseguiu marcar o gol.

Com as duas finalizações perigosas, o Sampaio e sua torcida acordaram para o jogo. Aos 13 minutos, Arlindo Maracanã cruzou a bola na cabeça de Célio Codó, que estava livre na área, mas cabeceou para fora. Eloir também teve sua chance, aos 18 minutos, mas finalizou para fora, da entrada da grande área.

Dono absoluto do jogo, o Sampaio continuou pressionando o Mixto, que se limitou a defender. Pimentinha, destaque tricolor na competição, levantou a torcida aos 22 minutos após grande jogada individual contra o zagueiro mixtense Julian, mas na continuidade do lance o goleiro Perereca interceptou o cruzamento. Dois minutos depois, aos 24, o meia-atacante cruzou para a grande área, mas Perereca jogou para escanteio.
Jogando na defesa, a equipe mato-grossense não conseguiu chegar ao ataque e nem finalizar ao gol do Sampaio, que continuava atacando em busca do primeiro gol. Aos 30 minutos, Roniery chutou para fora após uma sobra de bola. E aos 33 minutos, a torcida voltou a se levantar e chegou a soltar o grito de gol da garganta, mas Célio Codó estava impedido. Nos momentos finais da primeira etapa, o Tricolor ainda teve uma ótima chance com Cleitinho: aos 44 minutos, o meia chutou de longe, mas Perereca fez uma grande defesa. Mesmo com muitos gols perdidos, a torcida reconheceu os esforços do time, que saiu de campo sob os gritos de “Vamos subir, Paio”.
Sampaio não marca, mas consegue acesso

Os primeiros movimentos de segundo tempo já sinalizaram como seriam os 45 minutos finais; logo aos 40 segundos, Cleitinho passou para Célio Codó, que chutou fraco, nas mãos de Perereca. Aos cinco minutos, o goleiro mixtense voltou a trabalhar, dividindo a bola com Pimentinha na área, após grande jogada individual do atacante tricolor.

Apesar da pressão tricolor, o Mixto passou a marcar melhor e até a chutar no gol. Aos nove minutos, Rodrigo Ramos fez sua primeira defesa após chute de fora da área de Kiko. O Sampaio respondeu no minuto seguinte, com chute fraco de Cleitinho, sem dificuldades para Perereca.

Pressionando em busca do gol, o Sampaio tinha em Pimentinha o seu grande articulador de jogadas. E foi ele o responsável por levantar a torcida, após grande jogada individual e chute para fora, com 14 minutos. Aos 25 minutos, outra grande jogada de Pimentinha serviu para deixar Célio Codó na cara do gol, mas o centroavante perdeu outra boa chance, chutando para fora sem goleiro. O lance serviu para acabar com a paciência da torcida tricolor, que pedia sua substituição.

O Mixto, esperando uma oportunidade no contragolpe, teve sua grande chance aos 31 minutos, com Furlan. O atacante, que marcou dois gols nos três jogos contra o Sampaio nesta Série D, chutou no canto, mas Rodrigo Ramos salvou o Tricolor com uma defesa espetacular. O Sampaio respondeu imediatamente com Pimentinha, mas Perereca salvou novamente.

Com a torcida impaciente com Célio Codó, o técnico Flávio Araújo mudou de centroavante para tentar o gol. E aos 36 minutos, Júnior Chicão, substituto de Codó, perdeu uma boa chance chutando na trave de Perereca.

Os minutos finais de jogo foram marcados pelo clima de nervosismo e expectativa de todo o Castelão. Com o Sampaio no ataque e o Mixto ainda na expectativa de um contragolpe, o técnico Flávio Araújo colocou mais um volante, Dudu, para fechar a equipe. Restou ao Tricolor esperar o tempo passar e ver o Mixto tentar, na base do desespero, anotar um gol que lhe daria a classificação e o acesso. Mas ele não veio, e com o apito final do árbitro Anderson Daronco, a festa foi iniciada no Castelão, com 40 mil torcedores gritando e decretando sua alegria: “O Tubarão voltou”.

Campanha Tricolor

O acesso do Sampaio foi mais do que merecido. Em 12 jogos, venceu nove e empatou três. Disputou 36 pontos e conquistou 29, e conta com um aproveitamento de 87.8%. O time marcou 52 gols e sofreu apenas 06.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Robinho e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir (Dudu) e Cleitinho; Pimentinha e Célio Codó (Júnior Chicão). Técnico: Flávio Araújo

MIXTO: Perereca; Ley, Cris (Yuri) e Kal; Julian, Cléber, Kiko e Paulo Almeida; Igor (Robinho), Furlan e Nonato (Juliano César). Técnico: Éverton Goiano

Fonte: Imirante Esportes Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário