Em pesquisa que ouviu 100 mil docentes em 34 países, 12,5% dos brasileiros contam que são agredidos ou intimidados uma vez por semana dentro da escola
Rio - No dia 12 deste mês, o professor de Biologia Carlos Cristian Gomes, de uma escola estadual de Sergipe, levou cinco tiros de um aluno de 17 anos, que teria ficado revoltado com uma nota baixa. Gomes está internado em estado grave e respira por aparelhos. Esta semana, professores do Ciep Pablo Neruda, no bairro Laranjal, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, ameaçaram parar suas atividades em protesto por causa das constantes agressões verbais desferidas por alunos.
Os dois casos recentes de violência contra docentes
ilustram pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE), que revela que 12,5% dos professores
ouvidos no Brasil se disseram vítimas de agressões verbais ou
intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana. A enquete foi feita
em todo o mundo e abordou mais de 100 mil professores e diretores de
escolas do segundo ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (alunos
de 11 a 16 anos). O resultado põe o Brasil no topo do ranking de
violência em escolas.
“Infelizmente, isso é pura realidade. No Estado
do Rio, os professores são vítimas diariamente de vários tipos de
agressões físicas e verbais. Tanto que estamos preparando um
levantamento sobre o assunto”, diz a professora Beatriz Lugão, diretora
do Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ).
De acordo com ela, o clima de violência nas escolas públicas é desencadeado por diversos motivos.
De acordo com ela, o clima de violência nas escolas públicas é desencadeado por diversos motivos.
“Sobretudo pela quantidade insuficiente de professores,
falta de inspetores, espaços físicos sucateados e insegurança no
entorno. No meio disso tudo, como um para-raio, está o professor”, diz
ela.
Os índices referentes ao Brasil são os mais altos entre
os 34 países pesquisados, onde a média entre eles é de 3,4%. Depois do
Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do
Sul, Malásia e Romênia, o índice é zero.
Além de ataques, professores convivem com ameaças de
morte. É o caso de R., 45 anos, que há dois anos teve que sair do Ciep
Estadual Raul Seixas, em Costa Barros, depois de retirar um aluno que
fazia bagunça na sala de aula e apanhou dele, da mãe e do irmão do
estudante. O caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna).
No país, só 12,6% consideram que são valorizados
Para Dirk Van Damme, chefe da divisão de inovação e
medição de progressos em educação da OCDE, pela escola estar mais aberta
à sociedade, os alunos levam para a aula seus problemas cotidianos.
“Essa é uma das possíveis razões pelo quadro revelado pela pesquisa”,
argumenta Van Damme.
De acordo com ele, o Estudo Internacional sobre
Professores, Ensino e Aprendizagem (Talis, na sigla em inglês), também
expôs que somente um em cada dez professores (12,6%) no Brasil acredita
que a profissão é valorizada pela sociedade. Nesse quesito, a média
global alcançou 31%.
Pela enquete, o Brasil está entre os dez últimos da lista
em relação ao assunto. No último lugar aparece a Eslováquia, com 3,9%,
seguida de França e Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que têm o
devido valor perante a sociedade.
A surpresa ficou por conta da Malásia, onde 83,8% dos
professores acham que a profissão é valorizada. Cingapura, com 67,6%, e a
Coreia do Sul, com 66,5%, também tiveram boas avaliações nesse item. A
pesquisa indicou ainda que, apesar dos problemas, a maioria dos
professores no mundo se diz satisfeita com a função.
Jornal O Dia.
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