terça-feira, 5 de maio de 2015

MPF pede instauração de inquérito para apurar morte de indígena Ka'apor

Foi solicitada a instauração de inquérito policial para apurar a morte do indígena Eusébio Ka'apor, na aldeia Ximboarendá, em Santa Luzia do Paruá, no Maranhão. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4) pela assessoria do Ministério Público Federal (MPF-MA), que já teria enviado requisição à Superintendência Regional da Polícia Federal (SRPF-MA).
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-MA) já havia informado abertura de inquérito para investigar a morte, no dia 29 de abril.
De acordo com a assessoria, a vítima teria sido assassinada com dois tiros pelas costas, no Povoado do Pedro, entre os municípios de Centro do Guilherme e Santa Luzia do Paruá, no dia 26 de abril.
A suspeita é de que estejam envolvidos madeireiros e comerciantes envolvidos com exploração ilegal de madeira e produto florestal no interior da Terra Indígena Alto Turiaçu.
O documento elaborado pelo MPF requisita o imediato deslocamento de equipe policial à aldeia para levantar informações sobre as circunstâncias do crime, identificar e ouvir possíveis testemunhas.
Também teriam sido enviados ofícios ao Coordenador Regional da Funai em Imperatriz (MA) Daniel Cunha de Carvalho e ao Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela. Os documentos solicitam deslocamento de equipe ao local em conjunto, assim como a adoção de providências pertinentes, encaminhando as informações obtidas em até cinco dias.
G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário