quinta-feira, 7 de maio de 2015

No Maranhão, obras de duplicação da BR-135 estão quase paradas

(Obras paradas - foto da TV Mirante)

As obras de duplicação da BR-135 estão praticamente paradas no trecho entre o município de Bacabeira e São Luís. No canteiro, não é possível ver nenhuma máquina ou operário trabalhando e o mato está por toda parte.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra não parou, mas ficou lenta causa do período de chuvas desse ano. O atraso nas obras também se deve, segundo oDnit, porque o governo federal demorou para fechar o orçamento. O trecho de 28 km que estava previsto para ser entregue em setembro de 2014, teve o prazo adiado para setembro deste ano.

O valor inicial da obra, que começou em 2012, era de R$ 213 milhões de reais. Atualmente, a obra está orçada em R$ 394 milhões. Enquanto isso, os motoristas que passam pela BR-135 precisam pisar no freio porque a pista é estreita, perigosa e com muitos buracos. Com o período de chuvas tudo piora, e a pista vira uma armadilha para o motorista. Somente ano passado, houve 161 acidentes com 62 pessoas feridas e nove mortes.


Em nota enviada ao G1, o Dnit afirmou, ainda, que os serviços devem voltar ao normal no mês de maio, se as chuvas não voltarem a atrapalhar. Veja a nota na íntegra:


"As obras não estão paralisadas, estão apenas em ritmo mais lento devido ao período chuvoso, no qual intensas chuvas atingiram a região do 1º trecho da duplicação da BR 135 (entre Estiva e Bacabeira) provocando a redução dos serviços neste trecho.
Outro fator foi o atraso na aprovação do orçamento pela União para o exercício de 2015, uma vez que somente no final do mês de abril o orçamento foi aprovado.


A diretoria Geral do DNIT em Brasília está providenciando os empenhos para este mês de maio e assim que as condições climáticas permitirem os serviços voltarão as condições normais e serão concluídos.

Informamos, também, que a empresa não desmobilizou os equipamentos nem desmontou o canteiro de obras".

Fonte: G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário