quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Mandato limpo e humor rendem mais de um milhão de votos para Tiririca.

O deputado Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca (PR-SP), transformou seu espaço gratuito de campanha no rádio e na televisão em grandes encenações humorísticas. Não houve propostas, mas imitações de Roberto Carlos e Pelé, entre outras esquetes. Resultado: foi escolhido por 1.016.796 de eleitores para ser um dos representantes de São Paulo no Congresso Nacional.
O número é cerca de 25% menor em relação aos votos obtidos em 2010 (1.353.766), quando foi eleito pela primeira vez com a segunda maior votação da história até aquele momento. 
Se quatro anos atrás o protesto contra a política formal (com o bordão "pior que tá não fica") foi a explicação para a surpreendente votação do palhaço, neste ano o carisma do humorista e a aplicação demonstrada durante os quatro anos em que esteve no Congresso ajudaram a garantir o novo passe.
Como deputado, Tiririca teve uma atuação discreta, quase apagada. Apresentou dez projetos de lei – a maioria propondo benefícios para artistas circenses -, não fez nenhum pronunciamento no plenário, atividade que dá visibilidade ao legislador, e também não conseguiu papel de destaque entre os colegas - como, por exemplo, a presidência de uma comissão. No entanto, Tiririca foi extremamente assíduo e não teve seu nome envolvido em nenhum escândalo de corrupção, em desvio de recurso ou de enriquecimento ilícito.
Segundo o ranking Atlas Político, que avaliou a atuação dos congressistas do País, Tiririca recebeu 2,92 de nota (vai até 5) e ocupa a 68º posição entre os 513 deputados do País. Os critérios representatividade (número de votos recebidos), campanha responsável (gastos), atividade legislativa (projetos apresentados), debate parlamentar (intervenções em plenário) e fidelidade partidária compõem o ranking, sendo 1 a nota máxima para cada item. Os deputados mais bem avaliados, segundo o levantamento, são Chico Alencar (PSOL-RJ), Manuela D'Avila (PC do B-RS) e Fátima Bezerra (PT-RN).
O analista político Antonio Augusto de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), órgão que fiscaliza a atividade parlamentar, define a atuação de Tiririca como "mediana e discreta".
"O mandato não foi o vexame que se imaginava. Não houve grandes proposições, mas as pessoas veem como positivo o fato de ele não criar escândalos", diz. Após a eleição de 2010, o Ministério Público moveu processo contra o deputado, que foi acusado de fraudar o registro da candidatura ao declarar que sabia ler e escrever. Ele conseguiu provar que tinha "rudimentares conhecimentos na escrita e leitura" e o processo, que chegou a tramitar até no Supremo Tribunal Federal, foi arquivado no ano passado.
Queiroz afirma ainda que, apesar das piadas vistas durante a campanha, o deputado Tiririca é bem diferente do palhaço Tiririca - inclusive nas roupas. "No mandato ele não é debochado, presta contas de maneira adequada, tem o cuidado para não criar escândalos e não dá margem para ser enquadrado na quebra de decoro. É esperto".
Campanha
Sem apresentar nenhuma proposta no horário eleitoral, Tiririca investiu apenas no humor e em músicas para pedir votos. Ele se fantasiou de Roberto Carlos e fez paródia da canção "O Portão", uma parceria com Erasmo Carlos. A peça rendeu um processo e a proibição de uso no horário eleitoral.
Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário