sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Maranhenses podem conhecer resultado da apuração até as 21h.

Expectativa é do presidente do TRE-MA, desembargador Froz Sobrinho

SÃO LUÍS – Com a proximidade das eleições gerais, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) vai concluindo os trabalhos de preparação para o pleito, iniciados no início do ano. As eleições de 2014 terão uma novidade em algumas cidades maranhenses: a identificação biométrica. Eleitores vão escolher deputados estaduais, deputados federais, senador, governador e presidente da república.
De acordo com o presidente do TRE-MA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, nesta sexta-feira (3) já ocorre o transporte das urnas para os locais de votação em todo o Maranhão. "Tudo o que foi planejado dentro do calendário foi feito, foi realizado. Nós encerramos, ontem, o ritual de carga e lacre das urnas e, hoje, já começa o transporte das urnas e o envio das forças de segurança para o interior do Estado. Todas as Zonas (Eleitorais) já estão com seus juízes, promotor, com o delegado de polícia e servidores", disse em entrevista ao Imirante.com – ouça na íntegra.
Vinte e seis municípios maranhenses contam com o reforço do Exército Brasileiro, que trabalha na vigilância das urnas e materiais nos locais de votação e transmissão de dados. Tropas do 24º Batalhão de Caçadores (BC) – de São Luís – e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) – de Imperatriz – se deslocam, nesta sexta-feira, para os municípios onde irão atuar.
Identificação biométrica
No Maranhão, 20% do eleitorado vão votar por meio do novo sistema de identificação biométrica, segundo o TRE-MA. Contrariando a expectativa, o desembargador acredita que o novo sistema não vai prejudicar a agilidade do sistema de votação eletrônico brasileiro – único em todo o mundo. "No treinamento que a gente fez, não dá essa lentidão que se esperava. É claro que, às 17h, todos que estiverem na fila, se houver algum tipo de problema, algum tipo lentidão, eles vão ter direito de votar", garante.
Entretanto, ainda se faz necessária a apresentação de um documento de identificação com foto – saiba o que pode e o que não pode na hora do voto.
Apuração
Questionado pela reportagem do Imirante.com sobre a expectativa para a apuração, o desembargador Froz Sobrinho afirmou acreditar que, em até quatro horas após o fim da votação, o Maranhão possa conhecer o resultado das eleições. "Eu acho que até as 21h a gente tem grande ou a totalização da apuração. Quem apura é a urna eletrônica. A gente só faz é condensar a informação, que, depois que a urna eletrônica dá o resultado, a gente transmite", afirma.
Caso Edmar Cutrim
Sobre a denúncia apresentada pelo candidato ao governo do Estado Lobão Filho (PMDB), sobre suposta interferência do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim, no processo eleitoral, o presidente do TRE-MA afirmou que, em função do cargo que ocupa, não pode comentar o caso, mas explica como se dará o processo caso a representação seja feita no Tribunal. "Eu não posso dizer como se dá o trâmite porque depende da forma da representação. Pode ser uma representação, um recurso, uma ação, então vai depender disso. De qualquer forma, qualquer uma que chegue ao tribunal vai ser distribuída aos membros", declara.
A obtenção de informações e relatos de abusos no período eleitoral podem ser feitos por meio do serviço Disque-Eleitor, pelo telefone 0800-98-5000.
Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário