quinta-feira, 30 de julho de 2015

Povo Ka'apor exige melhorias e investigação de assassinato

A BR-316 ficou bloqueada das 06:00 às 16:30 nesta quinta-feira (30), entre as cidades de Araguanã (MA) e Nova Olinda do Maranhão (MA), no noroeste maranhense.O bloqueio é feito por índios da etnia Ka'apor moradores da Reserva Alto Turiaçu, que protestaram por melhores condições de saúde, educação e, principalmente, segurança.
Os manifestantes denunciam que o assassinato do líder indígena Eusébio Ka'apor, ocorrido em abril deste ano, nunca foi investigado. Eles acreditam que a vítima tenha sido assassinada por madeireiros, que insistem em invadir as terras para a exploração ilegal de madeira.
Para a liberação da BR os índios exigiram a presença de representantes da Funai e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). 

Crime - A Polícia Civil e o Ministério Público Federal (MPF) já abriram inquéritos para investigar a morte do líder da aldeia Ximborendá Eusébio Kaapor depois que o corpo da vítima foi encontrado enterrado. Ele teria sido morto com dois tiros pelas costas no Povoado do Pedro, entre Centro do Guilherme (MA) e Santa Luzia do Paruá (MA).
A liberação da BR 316 ocorreu por volta das 16:30 horas. Já não existem mais filas na BR. Os indígenas já retornaram para as aldeias da reserva do Alto Turiaçu.

NOTA
A Secretaria de Segurança Pública por meio da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) informa que três delegados de Polícia Civil foram designados para a negociação e liberação da BR-316. Os delegados dialogaram e ouviram as demandas dos indígenas e garantiram que as investigações sobre o homicídio da liderança indígena estão em andamento. Após as negociações com a Polícia Civil a via foi liberada.

Informações: G1 MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário