terça-feira, 2 de junho de 2015

Escolas estaduais realizam provas da primeira etapa da Obmep 2015

(Alunos do CETAR - Nova Olinda)

Escolas do sistema estadual de ensino do Maranhão realizaram, nesta terça-feira (2), as provas da primeira fase da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2015. Este ano, o concurso bateu recorde de inscrição no estado com 90% das escolas públicas estaduais, municipais e federais inscritas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e parceria das Secretarias de Educação. O objetivo da Olimpíada, entre outros, é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

“Este ano a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou um trabalho de mobilização em todo o sistema para que o maior número de escolas se inscrevesse. Todos os municípios do Maranhão têm escolas públicas estaduais participando das provas”, comemorou o superintendente de Ciência e Tecnologia da Seduc, Antônio Ferro.

As provas têm 20 questões objetivas de múltipla escolha e são aplicadas pelas próprias escolas, para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os estudantes são divididos em três níveis: 6º e 7º anos; 8º e 9º anos; e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. A correção é feita pelos professores da escola onde a avaliação foi realizada, seguindo as instruções do gabarito elaborado pela SBM/IMPA.

O estudante Diógenes Junior, da 8ª B, do Colégio Militar Tiradentes, falou da importância de participar da prova. “É importante que todos os jovens participem. A prova serve para testar nossos conhecimentos na área de Matemática”, disse.

Ao menos 5% dos estudantes com melhor pontuação serão selecionados para a segunda fase, que consta de seis questões dissertativas, onde devem ser expostos os cálculos e raciocínio utilizados. A segunda fase está marcada para o dia 12 de setembro e deve ser realizada em Centros de Aplicação, indicados pela coordenação da OBMEP.

“Todo ano o Liceu Maranhense participa da olimpíada. Os estudantes com maior desempenho têm a oportunidade de participar de cursos na Universidade Federal do Maranhão e em outras instituições. Trabalhamos durante o ano, uma metodologia lúdica, que visa despertar o interesse e o bom desempenho dos estudantes nessa disciplina”, enfatizou o professor de Matemática do Liceu Maranhense, Marcos dos Santos Sousa.

Regionais

A aplicação das provas da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2015 também foi realizada com sucesso nas Unidades Regionais de Educação (UREs). Em Chapadinha estudantes dos 14 municípios jurisdicionados à regional realizaram as provas. Na Ure São João dos Patos, os professores de Matemática de escolas localizadas em 13 municípios fizeram a correção das provas em tempo hábil. A próxima etapa agora é o envio dos cartões-resposta dos estudantes classificados para a 2ª fase.

Premiação

Os estudantes vencedores da Olimpíada receberão medalhas de ouro, bronze, certificado de menção honrosa e Bolsa de Iniciação Científica; os professores serão premiados com placas de homenagem e coleção de livros e outros prêmios vinculados aos estudantes premiados. Já as escolas receberão: kit de material esportivo; livros e outros. As secretarias de Educação recebem troféus e outros.

A estudante Cindyneia Ramos Cantanhede, do 3º ano do Ensino Médio, do Liceu Maranhense, destacou que a olimpíada “tem valor incalculável porque estimula a individualidade do estudante e faz com que ele se empenhe no estudo da disciplina”, ressaltou.

A divulgação dos premiados na Obmep 2015 será realizada no mês de dezembro.
www.educacao.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário