segunda-feira, 29 de junho de 2015

Programa 'CNH' Jovem tem inscrições abertas nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira, 1º, a partir das 8h, as inscrições para o CNH Jovem, programa do Governo do Estado que concede isenção total de custos para obtenção da CNH para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas. As inscrições podem ser feitas até o fim do mês, exclusivamente por meio de formulário disponível na internet. Neste primeiro ano do CNH Jovem, o programa vai oferecer duas mil vagas.
“O CNH Jovem abre caminho para que o jovem possa ampliar suas chances de ingresso no mercado de trabalho e, ao mesmo, é uma importante ação preventiva em relação à violência no trânsito, pelo fato do programa possibilitar as formações teórica e prática necessárias ao futuro condutor”, afirma o governador Flávio Dino.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) desenvolveu uma página própria na internet (www.detran.ma.gov.br/cnhjovem) com todas as informações sobre o CNH Jovem. Além do formulário para inscrição no programa, a página contém o regulamento, a portaria de regulamentação, o calendário do programa e o passo a passo para tirar todas as dúvidas dos estudantes interessados.
A inscrição para o CNH Jovem é gratuita. Ao preencher o formulário de inscrição, o estudante deverá informar seus dados pessoais, residenciais, o número da inscrição do Enem, escola onde concluiu o Ensino Médio, cadastrar uma senha pessoal, e-mail para contato e assinar as declarações de veracidade, previstas pela Portaria nº 503 do Detran, que regulamenta os critérios e procedimentos operacionais do CNH Jovem.
Das duas mil vagas oferecidas, este ano, pelo CNH Jovem, metade será destinada aos estudantes com as melhores pontuações no Enem de 2014. As outras mil vagas serão distribuídas por meio de sorteio, a ser realizado pela Caixa Econômica Federal. O resultado final dos estudantes contemplados será divulgado no dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, no site do Detran.
Os estudantes selecionados poderão optar em tirar a Carteira Nacional de Motorista nas categorias A (moto), B (carro) ou AB (carro e moto). Todos os custos envolvidos, desde os exames iniciais, até as taxas de emissão da CNH, serão pagos pelo programa sem qualquer despesa para os estudantes contemplados.
O jovem beneficiado pelo CNH Jovem poderá escolher o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde fará os cursos exigidos para obtenção da carteira de motorista. Até o fechamento desta edição, dos 231 CFCs maranhenses, 86 haviam aderido ao programa.
Para o diretor geral do Detran, Antonio Nunes, o CNH Jovem é uma das grandes realizações do governo Flávio Dino. “Dois mil jovens serão beneficiados só este ano pelo programa, mas quem ganha mesmo é a sociedade. Com o CNH Jovem, vamos reduzir a ilegalidade de motoristas dirigindo sem habilitação, e dar a esses futuros condutores a formação devida e responsável para o trânsito”, acentuou Nunes.
O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário