segunda-feira, 22 de junho de 2015

Governo discute com agricultores do Alto Turi a comercialização do mel produzido na região

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) vai apoiar a comercialização do mel produzido na Região do Alto Turi e Gurupi, no Oeste Maranhense. O secretário Adelmo Soares esteve em Santa Luzia do Paruá, na última quinta-feira (18), e discutiu o tema com os agricultores, em reunião realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

“O governo Flávio Dino é participativo, por isso ouvimos as pessoas. A recomendação do governador é dialogar, levando em conta o ser humano, sua produção e seu território. Se a região tem como característica a cultura do mel e precisa de incentivo, vamos apoiar”, ressaltou Adelmo.

Santa Luzia do Paruá, Maracaçumé, Governador Nunes Freire e outros municípios da Região do Alto Turi são os maiores produtores de mel do Maranhão, atingindo uma produção aproximada de 900 toneladas por ano. Embora seja uma quantidade significativa, a comercialização do produto ainda é difícil e precisa de mercados para melhorar a renda e a qualidade de vida dos apicultores.

“Precisamos comercializar o mel com selo de qualidade, com inspeção, com valor e com a marca do Maranhão. Encaminhem o projeto para a SAF, que vamos buscar os meios para desenvolver a comercialização do produto na região”, disse o secretário.

Os agricultores que também trabalham com outras culturas da agricultura familiar entregaram um documento ao secretário contendo outras reivindicações na área. Além do mel, os pequenos agricultores também cultivam melancia, mas não têm produção o ano todo por falta de irrigação no período de seca.

“Tivemos um bom avanço na agricultura familiar com os projetos federais de financiamento, mas a última gestão do governo desqualificou esses projetos porque faltou a assistência ao agricultor. Mas entendemos que estamos em um novo momento e temos esperança em melhorar nossa agricultura”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Luzia, Raimundo Costa Lima.

O secretário Adelmo Soares também informou aos agricultores que o governo está reestruturando a assistência técnica do Estado, para melhor  atender ao agricultor. “Estamos viabilizando a contratação de 90 técnicos para fortalecer a assistência aos agricultores”, explicou.

Fonte: SECOM - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário