Sem oposição, prefeito Gil Cutrim deve ser eleito presidente da Federação dos Munícipios do Estado do Maranhão.
Nesta quarta, 20, das 8h da manhã até às 17h ocorre a eleição para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Único candidato na disputa, Gil Cutrim (PMDB) só precisa da presença de 50% dos prefeitos mais um para ser eleito. Para Júnior Marreca (PV), atual presidente, a tranquilidade na sucessão é resultado da maturidade da instituição: “A Famem conduziu bem esse processo político por conta de não haver disputas políticas. Nosso objetivo é comum”, afirmou Marreca, sobre o processo eleitoral que deve correr dentro da normalidade e com boa participação dos prefeitos.
Avaliando positivamente os seus dois anos à frente da instituição, Marreca, que deixa o cargo reconhecido por boa parte dos prefeitos, acredita que conseguiu colocar a entidade dentro de um processo de discussão da sociedade: “Hoje você percebe que a Famem existe”, afirmou Junior Marreca.
Unidade - O desafio da municipalidade não é uma tarefa fácil, sobretudo em períodos que os recursos municipais são dizimados e as responsabilidades são ampliadas. A melhor alternativa é sem dúvidas, buscar uma unidade, independente da coloração partidária para solucionar os problemas dos municípios.
Para Júnior Marreca, Gil Cutrim significa essa unidade: “Gil busca agregar mais coisas para continuar esse trabalho da municipalidade.” E já deixa uma lição para o novo presidente: “Para ser presidente da Federação tem que ter paixão pelo municipalismo por que a causa é uma via sacra.”, explica Marreca sobre o fato de que o prefeito representa o executivo mais próximo do povo e seus problemas: “Há uma concentração de problemas nos municípios e uma concentração de receitas no governo federal.”, finaliza.
(Marcus Saldanha)
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário