terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Profissionais alertam sobre o consumo de drogas no Carnaval

A maioria das pessoas tem o primeiro contato com as drogas no Carnaval, diz pesquisa.
SÃO LUÍS – Pesquisas revelam que a maioria das pessoas tem o primeiro contato com as drogas no período do Carnaval. Para o psiquiatra Ruy Palhano, as festividades carnavalescas fazem parte de um período contínuo para o usuário de drogas, agravado pelo consumo de bebidas alcoólicas nesta mesma época.
Segundo o especialista, o experimento inconsciente das drogas pode cair na irreversibilidade, ao passo que a pessoa, que busca certo tipo de independência para redirecionar sua energia, pode se tornar um dependente. “Estas drogas psicoativas geram dependências e tiram a liberdade do homem que, no começo, era emocional ou psicológica”, afirmou.
Quando o usuário acredita que pode controlar a dependência por si própria, ele vende para si uma farsa de achar que a situação está sob seu controle, segundo Ruy Palhano. “As decisões cognitivas são alteradas e o usuário acaba vivendo uma farsa”, acrescentou o psiquiatra.
De acordo com o Superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), o delegado Sebastião Uchoa, as ações da Polícia Civil nas cracolândias de São Luís, em operações pré e pós-Carnaval, vem atuando com ações educativas que já atingiram 90 dependentes, onde 35 deles continuam em tratamento. “O objetivo destas ações é despertar, no usuário, a necessidade de ele querer ser ajudado”, apontou o delegado.
Ainda, segundo o superintendente, a atuação da polícia é somente um dos víeis de resposta para o dependente químico. “As ações educativas e um acompanhamento psicológico são excepcionais para um tratamento ao usuário de drogas”, concluiu Sebastião Uchoa.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário