domingo, 2 de maio de 2010

Obra de prolongamento da Litorânea terá desapropriações

Para o secretário Claúdio Carvalho, a obra é parte integrante do desenvolvimento de São Luís.


SÃO LUÍS - A empresa piauiense de consultoria Consplan entregou à Prefeitura de São Luís o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da obra de prolongamento da Avenida Litorânea. A produção do EIA/RIMA foi contratada sem licitação pelo governo municipal.

O EIA/RIMA foi entregue à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), comandada por Cláudio Castelo de Carvalho. Coube à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) a análise do trabalho da Consplan. A ampliação da avenida Litorânea ligando as praias do Calhau ao Olho d'Água seria uma das prioridades do governo João Castelo (PSDB). Foi publicado na edição no Diário Oficial do Município de 20 de abril de 2009 o Decreto n° 36.505, declarando de utilidade pública, nos termos da Legislação Ambiental, "a obra de prolongamento da avenida Litorânea, que permitirá a interligação dos bairros Calhau e Olho d'Água".

Para o titular da Semosp, a obra de prolongamento da avenida Litorânea é parte integrante do desenvolvimento de São Luís. "Amplia a estrutura viária da cidade, promovendo o crescimento sustentável da capital e a melhoria à população no que diz respeito ao deslocamento. Além de ser um atrativo turístico", defendeu Carvalho.

O projeto executivo de engenharia para o prolongamento da Avenida Litorânea prevê, ainda, a duplicação e ampliação da Rua das Cegonhas, no Parque Atlântico, no Olho d'Água, elaborado na extinta Gerência de Desenvolvimento Metropolitano (Gmetro) em 2003.

Razões

O EIA/RIMA aponta que umas das principais razões para a obra da avenida Litorânea é a melhoria no tráfego de veículos em São Luís. "São mais de 200 mil veículos circulando pela Capital. Além disso, 12% da frota é composta por veículos de carga, o que torna o trânsito mais lento nas principais avenidas nos horários de pico", apontou o estudo.

As obras de ampliação da avenida Litorânea e da duplicação e prolongamento da Rua das Cegonhas até a Litorânea afetarão uma área de 87.470 m². Destes, 68.856 m² estão inseridos no local da avenida e os 18.574 restantes no entorno da Rua das Cegonhas.

Para a construção do prolongamento da Avenida Litorânea, deverão ser desapropriados 16.791,5 m². No trecho da Rua das Cegonhas, ocorrerá desapropriação de parte dos terrenos, além de demolições em uma área de aproximadamente 2.380 metros quadrados.

O trecho de prolongamento da avenida Litorânea será 1,14 km percorrendo afixa de praia até a Rua São Geraldo, no Olho d'Água. Ao longo da avenida, está prevista uma rotatória localizada no cruzamento com a Rua das Cegonhas e uma ponte de concreto sobre o rio Pimenta.

Fonte: SECOM-MA (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário