A experiência exitosa da Campanha Educação pela Paz nas Escolas, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), será levada a todas as escolas da rede estadual de ensino do Maranhão. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação, Anselmo Raposo, durante caminhada que encerrou a ação, nesta quinta-feira (10) e reuniu mais de cinco mil pessoas, seguindo da Praça João Lisboa à Praça Deodoro, onde houve shows artísticos apresentações culturais dos alunos da rede pública.
A caminhada foi promovida com ação conjunta da Seduc, Grande Oriente do Maranhão (GOB–MA) e Polícia Militar. O ato reuniu alunos, professores, gestores escolares, representantes de conselhos de segurança pública e membros da sociedade. A segunda versão da experiência de sucesso, de acordo com Anselmo Raposo, será realizada em Imperatriz, provavelmente em julho. “Vamos estender esta experiência a todas as escolas públicas do Maranhão”, anunciou o secretário.
A partir da próxima semana, a Seduc vai distribuir em todas as escolas da rede estadual de São Luís um kit “Educação pela Paz” com material educativo e filme para que os professores dê continuidade ao trabalho nas salas de aula.
Anselmo Raposo explicou que o programa “Educação pela Paz nas Escolas” compreende diversas medidas para combater a violência nas escolas públicas. “Durante dois dias saímos da sala de aula para criar um momento de discussão da cultura de educação pela paz nas escolas”, frisou o secretário
Depois de agradecer a parceria da maçonaria e a Policia Militar do Maranhão, Raposo disse que representantes de todas as escolas de São Luís participaram do evento que fará dos alunos agentes multiplicadores da paz, para transformar o Maranhão em um estado melhor.
Pacto
No documento de três laudas, “Pacto da educação pela paz nas escolas”, divulgado nesta quarta-feira (9), durante o lançamento da Campanha que ocorreu no Espaço Renascença, instituições e comunidade escolar se comprometeram com a proteção da paz e da harmonia nas escolas, reconhecendo o papel central da educação pela paz na formação de valores e nas relações sociais. Além, do pacto também versa o compromisso com o processo educativo transformador das comunidades, através de envolvimento pessoal, para criar escolas pacíficas em todos os municípios do Maranhão.
Finalmente, o documento afirma que a educação pela paz deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre a diversidade sócio-cultural com as quais compartilham nos espaços educacionais, respeitar seus costumes e impor limites à imposição de valores às diversas perspectivas sociais. Nesse sentido, reafirma o propósito de fazer com que todas as pessoas engajadas ou interessadas na cultura de paz se comprometam com o processo histórico de reconstrução das relações em torno da cultura de paz.
Fonte: SECOM-MA (Edição: Cícero Ferraz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário