Apesar de publicado no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 7, o Projeto Ficha Limpa ainda gera dúvidas sobre a possibilidade de provocar efeitos nas eleições de outubro. A versão final do texto, aprovado pelo Senado, utilizou verbos conjugados no futuro, o que deixou dúvidas sobre a aplicação do projeto. A preocupação chega à seara política maranhense.
Por conta das implicações do projeto a candidatura de alguns políticos maranhenses carece de maiores obervações, o que aumenta a expectativa da participação, ou não, no pleito de outubro. Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do PSDB, que apoia Jackson Lago (PDT) ao governo do estado. Sobre a possibiliade da candidatura do pedetista ser barrada pelo Ficha Limpa, os tucanos maranhenses não demonstraram qualquer abalo e continuam confiantes na participação de Lago.
Eles desacreditam na possibilidade do ex-governador se tornar inelegível em função do projeto. O Imparcial Online não conseguiu contato com representantes do PDT para obter informações sobre o posicionamento do partido diante da situação.
Mas a situação de Jackson Lago e de outros políticos brasileiros caberá ao judiciário definir. Será o Supremo Tribunal Federal (STF) que decidirá a data em que o projeto entrará em vigor.As leis valerão para os políticos já condenados ou somente para os que sofrerem penalidades a partir de agora? Eis a questão.
Fonte: http://www.oimparcialonline.com.br/ (Edição:Cícero Ferraz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário