terça-feira, 23 de abril de 2013

Deputados e professores reúnem-se para discutir Estatuto do Educador

Deputados estaduais e professores de vários municípios maranhenses estiveram reunidos em audiência pública, nesta terça-feira (23), em busca de soluções para o movimento grevista iniciado exatamente nesta terça. As principais discussões foram sobre o Estatuto do Educador, projeto que estabelece regras para a carreira dos profissionais da rede pública estadual de educação e que substitui o Estatuto do Magistério.

A audiência aconteceu no auditório Fernando Falcão e, além dos professores, reuniu dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e os parlamentares César Pires (DEM), Eliziane Gama (PPS), Bira do Pindaré (PT), Roberto Costa (PMDB), Valéria Macêdo (PDT), Othelino Neto (PPS), Gardênia Castelo (PSDB), Magno Bacelar (PV), Francisca Primo (PT), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Jota Pinto (PEN) e Dr. Pádua (PSD).

Duas deliberações foram tomadas após a reunião. A primeira foi comunicada pelo líder da bancada de apoio ao governo, César Pires. De acordo com o parlamentar, até às 19h desta terça, o governo deve apresentar uma nova proposta para o Estatuto do Educador. “A partir daí iremos analisar e na quinta-feira (25) chamaremos a categoria para que possamos entrar em um possível acordo”, disse.

A segunda deliberação é quanto ao prazo dado pelos educadores para a apresentação da proposta governamental, que acabou sendo estendido por mais três dias.

As negociações entre governo e categoria iniciaram há dois anos, após uma greve de 78 dias. Desde então, foi montada uma comissão paritária onde foram discutidas as propostas de cada parte. Um documento contendo o acordo chegou a ser formatado, no entanto, recentemente o governo apresentou nova proposta.

“A greve foi decretada porque todo o esforço contido nas discussões foi jogado no lixo no momento em que o governo apresentou uma nova proposta, que praticamente ‘mutila’ tudo aquilo que já havia sido negociado entre os professores e o próprio governo”, disse Júlio Pinheiro, presidente do Sinproesemma.

Além do estatuto, o movimento grevista apresentou uma pauta de reivindicações, que inclui a correção do piso salarial da categoria; a efetivação de progressões, promoções e titulações; nomeação de excedentes e realização de concurso público.
 
Fonte: Agência Assembléia
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário