domingo, 21 de abril de 2013

Santa Inês é uma das Cidades-Sede das Etapas Regionais dos JEMs

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) definiu as seis cidades que sediarão as etapas regionais da edição de 2013 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), maior competição estudantil do Maranhão. De acordo com a Sedel, os municípios de Barreirinhas, São João dos Patos, Imperatriz, Caxias, Presidente Dutra e Santa Inês receberão as disputas regionais, o que equivale à segunda fase dos JEMs.

Para disputar a etapa Estadual dos Jogos Escolares, tanto na categoria Infantil (de 12 a 14 anos) como na Infanto (de 15 a 17 anos), as equipes do interior precisam se classificar por meio das etapas regionais, que terão início no mês de julho.

As primeiras etapas regionais serão realizadas nas cidades de Barreirinhas e São João dos Patos com a participação de instituições de ensino de outros 16 municípios: Vargem Grande, Miranda, Humberto de Campos, Afonso Cunha, Coelho Neto, Itapecuru, Santa Rita, Chapadinha, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Presidente Vargas, Santo Amaro, Rosário, Pastos Bons, Balsas e Passagem Franca.

As equipes campeãs das fases regionais se classificam para a Etapa Inter-regional, que será realizada em São Luís com os demais campeões regionais. As disputas da Etapa Regional ocorrerão durante todo o mês de julho.

Após a realização dos jogos em Barreirinhas e São João dos Patos, os JEMs chegam às cidades de Caxias, Presidente Dutra e, por fim, em Santa Inês e em Imperatriz. Mas antes da realização das regionais no interior, a Sedel promoverá as disputas da etapa Metropolitana/Municipal, a partir do dia 2 de maio.

Em 2013, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer irá homenagear dois ícones do esporte maranhense: Rubem Goulart e Ronald Carvalho. As duas personalidades darão os nomes aos troféus desta edição do JEMs, na categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos).

Fórmula de disputa

Pelo terceiro ano seguido, os JEMs serão disputados em quatro etapas: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e Estadual. A primeira delas já começa a partir do mês de maio. Com esta fórmula de disputa, a intenção da Sedel é interiorizar as disputas dos Jogos Escolares, aumentando o tempo da competição ao longo do ano.

Após a realização da etapa Metropolitana/Municipal, serão realizadas outras duas seletivas, que corresponderão às etapas Regional e Inter-regional, para que sejam definidas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís em dois períodos do ano.

O primeiro período da Etapa Estadual ocorrerá entre os dias 3 e 17 de agosto, com as disputas finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Nesta mesma época, a Sedel também irá promover a Paralimpíada Escolar. Já as finais dos JEMs da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) estão marcadas para ocorrer entre 18 de setembro e 4 de outubro.

Vale destacar que os campeões dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) serão os representantes do Maranhão, nos Jogos Escolares da Juventude, principal evento escolar do país. Neste ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas, respectivamente, nas cidades de Natal/RN e Belém/PA.
 
Fonte: Jornal Agora Santa Inês
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário