sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira (15)

A meta é imunizar mais de 1 milhão de pessoas, em todo o Maranhão, até o dia 26 de abril.
MARANHÃO - Com o slogan "Quem lembra da vacina se protege da gripe", terá início, nesta segunda-feira (15) e prossegue até o dia 26 deste mês, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza. A campanha é feita pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e as prefeituras dos 217 municípios do Maranhão.

A novidade desta 15ª edição da campanha é a inclusão, no grupo prioritário da vacinação, de doentes crônicos - que precisam apresentar receita médica para vacinação - e mulheres com até 45 dias após o parto. Também integram o grupo prioritário crianças de seis meses a dois anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, população carcerária e profissionais da saúde. Durante todo o período da campanha, a vacina contra influenza estará disponível nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), das 8h às 17h.

De acordo com o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, a expectativa em relação à campanha é das melhores. "Como o público foi ampliado e agora abrange doentes crônicos, esperamos que eles tenham consciência de sua vulnerabilidade e compareçam aos postos", disse.

Para a população que receberá a vacina, o secretário-adjunto faz um apelo. "É importante que as pessoas não deixem para a última hora e se vacinem com calma e antecedência", apontou.

A campanha tem caráter nacional e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), para o Maranhão, é de imunizar 1.163.335 pessoas, sendo que destas, 140.588 serão da capital. Para tanto, o MS disponibilizará para o estado 1.273.860 doses. No sábado, dia 20, Dia Nacional da Mobilização, a vacina será ofertada em postos instalados em locais de grande concentração de pessoas e também em postos móveis em todo o Estado.

No Maranhão, a vacina estará à disposição da população em 1.794 postos e serão mobilizadas mais de oito mil pessoas para trabalhar na campanha. Como apoio, serão destacados quase 800 carros para a locomoção das equipes e transporte de doses. Somente em São Luís serão 275 postos com vacinas e cerca de duas mil pessoas envolvidas no trabalho e que terão á disposição 90 veículos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, em todo o Brasil, mais de 31 milhões de pessoas.

De acordo com os especialistas, a vacina contra a influenza reduz complicações, internações e mortes provocadas por infecções da gripe. No entanto, em casos de doenças febris agudas, moderadas ou graves é recomendado aguardar até que o quadro se resolva.

Pessoas com história de alergia a ovo que apresentam apenas urticária após a exposição podem receber a vacina mediante adoção de medidas de segurança.

Prevenção

Além da vacina, medidas simples podem ajudar a evitar a contaminação pelo vírus Influenza. Lavar as mãos com frequência com água e sabão, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, entre outras ações são importante para deter a doença.

Os especialistas recomendam, ainda, que pessoas gripadas evitem ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Também não é recomendada a prática da automedicação. O indicado é buscar seu médico ou a unidade de saúde mais próxima, em casão de qualquer sintoma de gripe.

Fonte: Imirante
Edição:Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário