terça-feira, 9 de março de 2010

Governo do Maranhão reduz ICMS para o gado


Foi publicada esta semana o Decreto n°26.288, de 26/02/2010, que normatiza as operações de comercialização com gado bovino e bubalino e produtos comestíveis resultantes do abate desses animais e reduz o ICMS nestas atividades.
Nas operações internas, a redução chegou 1%, em se tratando de frigorífico ou matadouro sob controle do Serviço Público de Inspeção Sanitária. Para os demais casos, foi mantida a carga tributária de apenas 2%.
O secretário da Fazenda, Cláudio Trinchão explica que a intenção é aumentar a competitividade dos produtos maranhenses, com uma carga tributária justa, que possibilite aos contribuintes desse segmento competir com produtores e frigoríficos de outros estados, os quais vêm implementando políticas tributárias agressivas como forma de incentivar o setor nos seus respectivos territórios.
Outra mudança com a medida é o diferimento no pagamento do ICMS com gado destinado a frigorífico ou matadouro que esteja em situação de regularidade fiscal e sob controle do Serviço Público de Inspeção Sanitária, em conformidade com a Lei Federal nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950 e com a Portaria nº 304, de 22 de abril de 1996, do Ministério da Agricultura do Abastecimento e da Reforma Agrária.
Nas saídas interestaduais de carne bovina feitas por frigorífico ou matadouro em situação de regularidade fiscal e sob controle do Serviço Público de Inspeção Sanitária, o contribuinte terá direito a crédito presumido de tal forma que a carga tributária resulte em 1%.
Fonte: SECOM-MA (edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário