segunda-feira, 22 de março de 2010

Prefeito de Serrano é transferido para o presídio de Pedrinhas


O prefeito do município de Serrano do Maranhão, Vagno Pereira (PSB), o \"Banga\" que estava recolhido na Superintendência da Polícia Federal no bairro da Cohama em São Luís desde o último sábado (20), seguiu para a Penitenciária de Pedrinhas na tarde desta segunda-feira (22).
O gestor saiu da PF em direção ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito, procedimento de praxe antes de ser transferido para a Penitenciária Agrícola de Pedrinhas.

OPERAÇÃO

Além do prefeito de Serrano, o seu irmão, Elton Pereira, e mais duas pessoas que o acompanhavam foram presos por homens da Polícia Federal durante a Operação Rapina V.

A prisão aconteceu na última sexta (19) quando Banga sacava na \\\"boca do caixa\\\", numa agência do Banco do Brasil, na cidade de Cururupu, a quantia de R$ 10 mil referente ao Fundo Nacional de Saúde (FNS). O gestor já vinha sendo investigado há seis meses pela PF e pela Controladoria Geral da União (CGU), por malversação dos recursos públicos.De acordo com a PF e a CGU, o prefeito também estava desviando recursos de programas da área de Saúde, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), além de outros.Com eles foram encontrados comprovantes de transferências bancárias ilícitas originadas das contas da prefeitura de Serrano do Maranhão. Do banco, os agentes obtiveram cópias dos cheques avulsos utilizados nas transações, bem como das fitas de caixa, que revelaram os destinatários dos recursos.

Ficaram evidenciadas pelo menos duas transferências ilícitas, sendo uma do Fundo de Participação do Município (FPM), tendo como beneficiárias diversas pessoas físicas, algumas, inclusive, próximas ao gestor municipal envolvido, e outra do Fundo Nacional de Saúde (FNS) - Piso de Assistência Básica (PAB), tendo como favorecida a Câmara de Vereadores da cidade.
Fonte: Central de Notícias (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário