segunda-feira, 8 de março de 2010

Vacinação contra a Gripe A é iniciada no Maranhão


A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe A (H1N1), sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi iniciada nesta segunda-feira (8) e vai atender profissionais da área de saúde e indígenas. No Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, os servidores que chegavam para trabalhar logo se dirigiam para a sala de imunização. Foi o caso da técnica de enfermagem e vacinadora, Lourdes Melônio. “Estamos na linha de frente no atendimento à comunidade, precisamos estar imunizados para não correr riscos”, declarou.

O movimento foi tranquilo com a vacinação sendo realizada por etapas para não atrapalhar a imunização de rotina no centro de saúde. Os primeiros trabalhos foram acompanhados pela coordenadora do Departamento de Controle de Doenças Imunopreviníveis da Secretaria de Estado da Saúde, Mildes Mendes Pereira.

“Não é preciso correria, os profissionais terão duas semanas para se vacinar”, lembrou Mildes Mendes. “Procurem os postos de saúde, levando a carteira de vacinação. Seguiremos um cronograma para levarmos a vacina aos postos que não possuem sala de imunização”, explicou.

O Maranhão recebeu mais de 3 milhões de doses de vacina e nesta primeira etapa, que se estenderá até o dia 19 de março, serão vacinados 82.772 profissionais de saúde e 28.477 indígenas.

Etapas

Na segunda etapa, que será iniciada em 22 de março, serão vacinadas 131.199 gestantes, 430 mil portadores de doenças crônicas com idade até 60 anos e 188 mil crianças entre 6 meses e dois anos de idade. Esta etapa se estende até o dia 2 de abril.

A terceira etapa, destinada a população jovem de 20 a 29 anos, tem início dia 5 de abril e irá vacinar mais de 1 milhão de pessoas e se estende até 23 de abril. A quarta etapa, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, destina-se à população com mais de 60 anos com doenças crônicas e a segunda dose em crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos de idade. A última etapa da campanha, no período de 10 a 22 de maio, irá vacinar 835. 471 mil pessoas entre 30 a 39 anos.

No interior do Maranhão, a campanha segue a mesma rotina da imunização periódica. As vacinas estão sendo entregues às Unidades Regionais de Saúde que fazem a distribuição aos 217 municípios. A meta é contribuir para a redução do risco de expansão da transmissão do vírus da influenza pandêmica, que registrou no Maranhão, entre junho a dezembro do ano passado, 42 casos confirmados em laboratório, sem nenhum óbito.
Fonte: SECOM-MA (Edição: Cicero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário