segunda-feira, 22 de março de 2010

Operação Rapina V desmantela esquema de desvio de verba


A Polícia Federal prendeu em flagrante duas pessoas que acusadas de apropriação e desvio de verbas públicas de programas federais. A ação faz parte da Operação Rapina V e ocorreu na última sexta-feira (19), na cidade de Cururupu/MA. As denúncias são relativas à má aplicação de recursos públicos destinados ao município de Serrano do Maranhão.

Os policiais federais, após uma investigação cuidadosa na cidade, conseguiram identificar que um gestor público municipal e o seu irmão estavam realizando operações financeiras fraudulentas. Com os homens, a polícia federal encontrou comprovantes de transferências bancárias ilícitas originadas das contas da Prefeitura Municipal de Serrano do Maranhão/MA. Em contato com o banco, os policiais obtiveram cópias dos cheques avulsos utilizados nas transações, bem como das fitas de caixa, que revelaram os destinatários dos recursos.

As evidências comprovaram pelo menos duas transferências ilícitas, sendo uma do Fundo de Participação do Município, tendo diversos beneficiários e inclusive, pessoas próximas ao gestor municipal envolvido, e outra do Fundo Nacional de Saúde – Piso de Assistência Básica (PAB), tendo como favorecida a Câmara Municipal de Vereadores de Serrano do Maranhão/MA.

Os inquéritos foram encaminhados ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília/DF, e ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão devido a natureza distinta das verbas envolvidas.

Os presos foram indiciados nas penas do Decreto-lei nº 201/1967, art. 1º, incisos I, III e XIV. A operação foi desencadeada por dez policiais federais da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, contando ainda com o apoio técnico da Controladoria-Geral da União, e foi chefiada pelo Dr. Pedro Roberto Meireles Lopes, Delegado de Polícia Federal. Os presos encontram-se na carceragem da Polícia Federal, mas podem ser conduzidos a qualquer momento a estabelecimento prisional da capital.

Informações da PF / impacialonline.com.br  (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário