quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Meta para o Ideb de 2015 é cumprida apenas no início do ensino fundamental (Veja os resultados de Nova Olinda do Maranhão)

A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2015 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O ensino médio tem a situação mais crítica, com o índice estagnado desde 2011. Os dados foram divulgados hoje (8) pelo Ministério da Educação (MEC).


O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio. O índice avalia a qualidade do ensino no país, com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.


Nos anos iniciais do ensino fundamental, a meta é cumprida desde 2005, quando o índice começou a ser calculado. Para 2015, a meta estipulada é de 5,2. A etapa alcançou 5,5. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013. 
Em 2015, o índice esperado de 4,7 também não foi alcançado. A etapa registrou um Ideb de 4,5.

IDEB DE NOVA OLINDA DO MARANHÃO

4ª série / 5º ano (Ensino Fundamental)

Nessa modalidade o município de Nova Olinda do Maranhão alcançou a meta projetada de 4,1. O IDEB observado foi de 4,3 de média.

Escolas que alcançaram a média:

*CE São Francisco de Assis: Meta: 4,0      IDEB 2015: 4,2
*UE Princesa Isabel: Meta: 4,3                    IDEB 2015: 4,4

                                                                                            (clique na imagem para ampliar)
Desempenho por escola 



8ª série / 9º ano (Ensino Fundamental)

Nessa modalidade o município de Nova Olinda do Maranhão não alcançou a meta projetada de 3,8. O IDEB observado foi de 3,7 de média.

Escola que alcançou a média:

*CE João Paulo I: Meta: 3,8      IDEB 2015: 3,9


(clique na imagem para ampliar)
  
Desempenho por escola

ENSINO MÉDIO NO MARANHÃO
3º ano (Ensino Médio)

A Rede Estadual de Educação do Maranhão, não alcançou a meta projetada para 2015. Sendo reflexo da falta de organização da rede e da falta de recursos do Fundo Estadual de Educação e do FNDE (PDDE).

Média projetada: 2015 (3,3)                       IDEB Observado: 3,1

     (clique na imagem para ampliar)
Fonte: www.inep.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário