domingo, 11 de julho de 2010

Campeonato Maranhense começa dia 8 de agosto

JV Lideral - Campeão Maranhense de 2009. busca mais um título
O rumo do Campeonato Maranhense 2010 foi traçado na noite desta sexta-feira (9). Em reunião realizada na Federação Maranhense de Futebol, ficou acertado a forma de disputa e quando a bola realmente vai começar a rolar pelo Estadual deste ano. O início do campeonato, que estava marcado anteriormente para o dia 1º de agosto, ficou mesmo para o dia 8.

Ao todo, dez equipes lutarão pelo título do campeonato e às vagas do Estado na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D do ano que vem. A FMF deixou o Moto Club de fora da disputa do torneio.

E quem não gostou desta decisão foi o diretor de futebol do Papão, Arthur Carvalho, que representou o clube na reunião. Isso porque o julgamento que decidirá se o Moto pode ou não pode voltar à Primeira Divisão ainda não aconteceu.

Fórmula de disputa

Os times foram divididos em dois grupos com cinco equipes em cada um. No Grupo A, estão Sampaio, Iape, Santa Quitéria, Imperatriz e Nacional. Já o Grupo B, é formado pelo Maranhão, Viana, JV Lideral, São José e Bacabal.

Na primeira fase, os times jogam entre si dentro dos seus respectivos grupos em sistema de ida e volta. Os três primeiros colocados de cada chave se classificam para a segunda fase que será disputada em mata-mata.

Os jogos do mata-mata serão entre o 1ºA x 3ºB, 2ºA x 2ºB e 1ºB x 3ºA em jogos de ida e volta. Os vencedores dos confrontos farão um triangular decisivo de turno e returno para definir o campeão do 1º turno.

No 2º turno, a fórmula de disputa será praticamente a mesma. A diferença é que na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B, também em jogos de ida e volta. Novamente se classificarão os três primeiros de cada grupo para se enfrentarem em um novo mata-mata. Posteriormente, haverá o triangular final.

Os jogos da 1ª Rodada

No dia 8 de agosto, ocorrerá a estreia de quatro equipes. O Bacabal enfrenta o São José, enquanto o Nacional pega o Iape.

O campeonato prossegue no dia 12, com o São José jogando contra o Maranhão, e o Imperatriz contra o Nacional.

Sampaio e JV Lideral, por estarem disputando o Campeonato Brasileiro da Série D, estreiam no Estadual somente no dia 26 de agosto. O Tricolor enfrenta o Santa Quitéria, em São Luís, e o Trator do Camaçari pega o Viana, na cidade de Imperatriz.


1ª rodada

8 de agosto
Bacabal x São José
Nacional x Iape

12 de agosto
São José x Maranhão
Imperatriz x Nacional

26 de agosto
Sampaio x Santa Quitéria
JV Lideral x Viana

Fonte: Blog do Zeca Soares (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário