sexta-feira, 16 de julho de 2010

Solenidade homenageia personalidades de Imperatriz no aniversário de 158 anos


IMPERATRIZ - Como parte da programação do aniversário de 158 anos de fundação de Imperatriz, comemorado nesta sexta-feira (16), houve a entrega da comenda a personalidades da região. A solenidade homenageou pessoas de destaque na sociedade de Imperatriz e este ano trouxe novidades: a entrega do troféu Jurivê de Macedo e a distinção "Personalidade da Gente".

O hino da cidade nas vozes do coral "Os Timbira" anunciava a festa das personalidades de Imperatriz. Em memória e reconhecimento aos serviços prestados por Jurivê de Macedo, que faleceu há dois meses, um troféu com o nome do jornalista foi entregue a três pessoas que atuam nas áreas em que Jurivê mais se destacou. Como representante da Imprensa, foi homenageado o jornalista Sérgio Gondinho, das Letras, a educadora Maria de Lourdes, e do Direito, o advogado Edmilson Franco.

Também fez parte da solenidade este ano, a entrega da distinção honrosa "Personalidade da Gente": pessoas consideradas como referências na sociedade imperatrizense. Um dos filhos do empresário José Ribamar Cunha recebeu o diploma de honra ao mérito em nome do pai, o empresário Ilson Mateus também foi homenageado por ter acreditado no potencial da cidade, e dona Silvéria do Divino, representando a força do povo que vive na zona rural. A lavradora nasceu em passagem franca, no Maranhão e veio à pé para Imperatriz. Dos 92 anos de vida, os últimos 40 na cidade, como ela se orgulha em dizer, foram os mais bem vividos.

Gente simples, guerreira e importante. Uma festa de gente grande. De quem ajudou a edificar Imperatriz, assim como frei Manoel Procópio, fundador da cidade. O primeiro agraciado com a comenda 2010, maior honraria municipal, foi o médico José Ribamar Carvalho Branco, pioneiro da medicina imperatrizense.

O empresário Raimundo Nonato Cabeludo Vieira, pioneiro da radiodifusão, também recebeu a comenda. O juiz de Direito Joaquim da Silva Filho, o pioneiro da pecuária na região, Jorge Vaz Sampaio, o empresário Ademar Mariano Ribeiro, pioneiro do setor imobiliário e o padre Tarcisio Cardoso da Silva, primeiro padre nascido em Imperatriz.

O último agraciado foi o colunista Jonas Ribeiro, que num discurso descontraído, agradeceu a maior honraria da cidade em nome de todos os agraciados e aplausos da plateia.

Fonte: http://www.imirante.com.br/ (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário