segunda-feira, 26 de julho de 2010

Lobão e João Alberto lideram pesquisa Escutec


Pesquisa Escutec mostra que os candidatos da coligação “O Maranhão Não Pode Parar” lideram a disputa pelo Senado. O atual senador e ex-ministro Edison Lobão (PMDB) lidera com 51,2% das intenções de votos. Já João Alberto (PMDB) tem 29% contra 26,5% do ex-governador José Reinaldo (PSB). Os tucanos Roberto Rocha e Edson Vidigal aparecem com 18,6%% e 15%, respectivamente.

A Professora Socorro (PSOL) aparece com 3,8%; Adonilson Lima (PCdoB) tem 1,8%; Luis Noleto (PSTU) surge com 1,7%; e Paulo Rios (PSOL) com 1,3%. Josivaldo Corrêa (PCB), Charles Vieira (PCB) e Claudicéia Durans (PSTU) marcaram menos de 1% na pesquisa. O instituto encontrou um total de 30,6% de eleitores indecisos e outros 18,4% que declararam votar nulo ou em branco.

A pesquisa está sendo divulgada na edição desta segunda-feira de O Estado Maranhão. A posição de João Alberto chega a surpreender porque os adversários acreditavam que ele não seria páreo para o socialista e o tucano. Como a margem da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, a disputa pela segunda colocação estaria no limite do empate técnico entre o peemedebista e o socialista.

No entanto, a possibilidade de João Alberto se distanciar cada vez mais de José Reinaldo é maior porque a eleição do Senado sempre é puxada pelo governador e seu grupo. Os números divulgados neste domingo mostram que Roseana tem 50,4% contra 25,8% obtidos pelo ex-governador Jackson Lago (PDT) e 16,8% do deputado Flávio Dino (PCdoB). Nesse cenário ela venceria no primeiro.

José Reinaldo estava tão confiante que estaria em segundo lugar no levantamento que autorizou seus blogueiros a divulgarem a informação. Como mentira tem pernas curtas, não demorou muito eles mesmos tiveram de se desmentir. Os 18,6% obtidos por Roberto Rocha também dão ao tucano fôlego para entrar de vez na disputa pelo posto hoje ocupado por José Reinaldo. A briga promete.

São Luís

Segundo a pesquisa, 28,4% dos eleitores preferem o senador Edison Lobão (PMDB) como primeiro voto. Já o vice-governador João Alberto de Souza é o escolhido por 19,6% dos eleitores da Ilha como opção de segundo voto. Por outro lado, o também ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) tem a maior rejeição da população na região de São Luís: nada menos que 20,1% dos eleitores disseram não votar nele de jeito nenhum. A rejeição a José Reinaldo é a mesma também entre os eleitores de todo o Maranhão.

Lobão tem 40,7% dos votos da Grande São Luís na soma total, como primeira e segunda opção. Na Ilha, João Alberto ocupa o segundo lugar, com 32%, 10 pontos percentuais à frente do seu adversário mais próximo, José Reinaldo Tavares. Lobão mantém a primeira posição para o Senado em todas as regiões do estado.

Os tucanos Roberto Rocha e Edson Vidigal sofrem com o desgaste da administração do PSDB na capital e registram 13,9% e 10,8% das intenções de voto, respectivamente. Os demais candidatos a senador obtiveram índices abaixo de 5% entre os eleitores da região de São Luís.

Na disputa direta entre João Alberto e José Reinaldo, o peemedebista leva vantagem. João Alberto vence na Grande São Luís, no norte, no centro, no sul e no oeste do estado, perdendo apenas na região leste, onde José Reinaldo registra 34,5% contra 15,7% de João Alberto. A menor diferença entre os dois é registrada no oeste do Maranhão: 33,2% para João Alberto e 30,2% para José Reinaldo.

O Escutec ouviu 1.050 eleitores entre os dias 19 e 22 deste mês. O levantamento foi registrado no TRE, sob o número 26013/2010, e no TSE, sob o número 20.088/2010.

Fonte: Blog do Décio Sá (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário