segunda-feira, 4 de julho de 2011

Deputados estaduais visitam munícipios no interior do Maranhão


Em uma força-tarefa para buscar soluções aos problemas da região mais pobre do Maranhão, secretários e deputados estaduais e federais visitaram cidades da Baixada Maranhense durante o final de semana. A intenção era verificar pessoalmente as necessidades locais e ouvir a população sobre os projetos que devem ser implantados na área.

A comissão passou por Viana, São João Batista e Cajari, conhecendo melhor a realidade local. Esta foi a primeira das audiências públicas que serão realizadas nos municípios da Baixada para discutir a implantação de projetos como o “Diques da Baixada” que pretendem melhorar a distribuição do regime dos rios locais.

Mesmo com as reclamações, a população ainda tem ressalvas quanto a instalação de novos projetos. O deputado Eduardo Braide (PMN), que participou da visita às cidades da região, conta que ainda é preciso fazer outras reuniões para que a população compreenda os objetivos dos projetos de instalação de diques e barragens na cidade.Para ele, o saldo positivo da viagem foi a troca de conhecimento com os moradores.

Braide afirma que, durante a audiência, a população se mostrou contra a instalação destes projetos.“Mas acredito que isto se deva ao fato de que eles ainda não conhecem os benefícios que os diques e barragens podem trazer. Acham ainda que terão que arca com o passivo ambiental, sem ter muito em troca, e isso só pode ser resolvido com mais diálogo e é por isso que a intenção é realizar outras audiências,” explicou.

A Frente Parlamentar pela Baixada deverá realizar novas viagens pelo interior do estado ainda esta semana, passando por Pinheiro e Cururupu. A região tem 21 municípios com IDH que vão de 0,57 a 0,64, de acordo com dados do Instituto Baixada.

Participaram também os deputados Jota Pinto (PR, presidente da Frente) Hélio Soares (PP), Edson Araújo (PSL), Marcelo Tavares (PSB), Raimundo Cutrim (DEM), Edilásio Júnior (PV) e Vianey Bringel (PMDB); o deputado federal Carlos Brandão (PSDB); os secretários estaduais Pedro Fernandes (Cidades), Cláudio Azevedo (Agricultura) e Chico Gomes (Desenvolvimento Social) prefeitos e vereadores da região.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário