domingo, 30 de setembro de 2012

Eleições 2012: Saiba o que significa zerésima

Daqui a exatamente oito dias, será realizado o primeiro turno das Eleições 2012, marcado para o dia 7 de outubro. No dia da votação, os eleitores poderão comparecer às urnas a partir das 8h em seu local de votação para escolher novos prefeitos e vereadores de suas cidades.

Antes de abrir a urna para receber o voto do eleitor, o presidente da mesa receptora de votos ligará a máquina às 7h30 na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos. Quando for ligada, ela emitirá o relatório chamado “zerésima”, que traz toda a identificação daquela urna e comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que nenhum deles computa voto, ou seja, a urna tem zero voto.

Com o início da votação, o mesário recebe do eleitor o seu documento de identificação e título de eleitor, digita o número do título no terminal do mesário e, por meio do nome mostrado na tela desse terminal, o mesário identifica o eleitor e o autoriza a votar. Para isso, o mesário pressiona a tecla CONFIRMA a partir do seu computador e libera a urna eletrônica localizada em uma cabina inviolável para que o eleitor possa registrar seu voto.

A votação será encerrada às 17h e os dados contidos nos flash cards (cartões de memória contidos nas urnas) são gravados criptogra­fados em uma mídia de resultado (pendrive), que é encaminha­do ao local próprio para transmissão até o Tribunal Regional Eleitoral. Todos os programas utiliza­dos nas urnas eletrônicas e sistemas correlatos são desenvolvidos no Tribunal Superior Eleitoral. Existe uma versão única dos programas para as eleições e isso significa que qualquer que seja o local onde a urna será utilizada (da aldeia indígena à capital) a versão é a mesma e as possibilidades de auditoria para verificar a integridade e autenticidade do equipamento são as mesmas.

Os votos são armazenados em duas mídias (uma memória interna e outra externa) e são assinados digitalmente. Caso alguém tente alterar os votos, mesmo com a urna desligada, a urna verificará a inconsistência (assinatura digital será inválida) e emitirá um alerta de erro de integridade. O armazena­mento em duas mídias também previne a perda de votos, pois, em caso de defeito de uma das memórias, é possível recuperar os votos e outros dados. Em caso de falha na urna eletrônica, também existem procedimentos de contingência, que são urnas preparadas especialmente para isso e que podem subs­tituir em poucos minutos a urna com falha.

O encerramento da votação é feita pelo presidente da seção eleitoral utilizando senha pró­pria. Em seguida, ele emite o boletim de urna da seção, que corresponde ao relatório impresso em cinco vias pela urna eletrônica e mostra a identificação da seção eleitoral; a identificação da urna; o número de eleitores que compareceram e votaram; e o resultado dos votos por candidato e por legenda.

Fonte: TSE
Edição: Cícero Ferraz

Plataforma da Vale afunda na Baía de São Marcos

Na madrugada deste domingo (30) uma plataforma elevatória, que pertence à empresa Eunsung O&C; CO contratada pela Vale afundou. Segundo informações, a plataforma estava localizada na Baía de Marcos e era utilizada nas obras de construção do Píer IV.

O acidente aconteceu após manobra realizada pela tripulação. Em nota, a empresa explica que a plataforma elevatória é utilizada no apoio ao serviço de implantação de estacas. De acordo com a Vale, o acidente não prejudicou nenhum dos tripulantes e até o momento não foram constatados danos ambientais.

Veja a nota na íntegra:

"Sobre a plataforma elevatória no Píer IV

A Vale informa que, no dia 30/09, às 0h45min, uma plataforma elevatória pertencente à empresa Eunsung O&C; CO e utilizada nas obras de construção do Píer IV, adernou durante manobra realizada por sua tripulação na Baía de São Marcos, em local próximo às obras do píer. A plataforma elevatória é utilizada no apoio ao serviço de implantação de estacas. Imediatamente após o ocorrido, a empresa acionou o plano de emergência e constatou que não houve danos a tripulação e, de acordo com o monitoramento, também não foram constatados danos ambientais até o momento.

A Vale está investigando as causas e analisando o plano de salvatagem do equipamento, tendo comunicado formalmente as autoridades competentes. As operações portuárias do Terminal de Ponta da Madeira estão sendo realizadas normalmente."
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Justiça eleitoral inicia lacre de urnas eletrônicas

As 9 zonas eleitorais que formam o município de São Luís começam hoje a realizar as audiências de carga e lacre das 1.951 urnas eletrônicas que serão usadas durante o pleito. O ato faz parte dos preparativos finais para as Eleições 2012, que acontecem em todo o país no próximo dia 7 de outubro.

Durante as audiências de carga e lacre, os partidos políticos e coligações podem acompanhar as atividades desenvolvidas pelos técnicos de urnas. Dar carga e lacre significa inserir nas urnas todas as informações dos candidatos que estão concorrendo. Após este procedimento, elas são lacradas e o seu uso fica programado para acontecer apenas no dia da Eleição, a partir das 8h.

Hoje receberão carga e lacre as urnas das zonas 1ª, 3ª e 76ª. No domingo (30), vez das zonas 2ª, 88ª e 91ª. Na segunda-feira (1º/10) a 89ª e a 90ª e no dia 2 (terça-feira), a 10ª.

80ª Zona Eleitoral (Santa Luzia do Paruá)
 
As urnas que serão utilizadas na 80ª ZE, que compreende os municipios de Santa Luzia do  Paruá, Nova Olinda do Maranhão e Presidente Médici, serão carregadas e lacradas no próximo dia 04 de outubro em audiência pública que será realizada na sede do Cartório (Av. João Morais de Sousa) em Santa Luizia do Paruá.
Serão utilizadas 114 (Cento e Quatorze urnas) eletrônicas nos três municípios. Além das urnas reservas e urnas de malotes.
 
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Operação policial destrói 160 mil pés de maconha em Vargem Grande

Operação policial destruiu cerca de 160 mil pés de maconha na cidade de Vargem Grande, localizada aproximadamente 172 quilômetros da capital maranhense, nesta sexta-feira (28). A plantação estava localizada em uma área de dois hectares do povoado Boca da Mata.

Segundo informações, os traficantes utilizavam uma tecnologia de última geração para cultivar o plantio, além de adubos químicos para acelerar o crescimento das mudas e venenos para matar pragas que ameaçassem a plantação.

Na mesma área em que os policiais encontraram a droga, havia uma casa de dez cômodos com poucos móveis, a polícia encontrou também uma escopeta calibre 12, muita munição, documentos, celulares e uma motocicleta.

Assim que perceberam a chegada do helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), os bandidos fugiram para a mata.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz


Serra dos Carajás pode sumir em 80 anos

O trem de Carajás é o maior do mundo. Todos os dias ele faz 24 viagens de ida e volta entre a mina de Carajás, no coração do Pará, e o porto da Ponta da Madeira, no litoral do Maranhão. Percorre quase 900 quilômetros em cada viagem, com duração de 18 horas. Sua passagem por qualquer ponto demora quatro minutos. Ele tem quatro quilômetros de comprimento.

Cada trem, com 300 vagões de 80 toneladas, arrasta 24 mil toneladas. Ao final de um dia transporta 576 mil toneladas do melhor minério de ferro do mundo, com pureza de mais de 65% de hematita, sem igual na crosta terrestre. É o equivalente à carga de 17 mil caminhões pesados

Essa carga diária vale quase 60 milhões de dólares quando chega ao seu destino. Dos 100 milhões de toneladas que Carajás produziu (exportando quase tudo) no ano passado, 80% tomaram a direção da Ásia: 60% para a China e 20% para o Japão.

O minério de ferro se tornou o principal item da pauta de exportação recorde do Brasil. Só Carajás permitiu o ingresso de quase US$ 9 bilhões líquidos no caixa do Banco Central no ano passado (e há ainda outros minérios cada vez mais importantes em Carajás: níquel, cobre e manganês).

A ex-estatal Companhia Vale do Rio Doce, que explora a mina, se tornou a maior empresa privada do Brasil, do continente e a segunda maior mineradora do mundo. É responsável por 10% da balança comercial brasileira. A maior parcela da sua receita vai ser extraída cada vez mais de Carajás. Ainda nesta década a produção de minério de ferro estará mais do que duplicada.

O incremento do ritmo de produção de Carajás é um dos processos mais impressionantes da história contemporânea do Brasil. A grande província levou 15 anos para produzir os primeiros 500 milhões de toneladas de minério de ferro. Outros 500 milhões foram alcançados nos sete anos seguintes %u2014 em menos da metade do período anterior, portanto.

Esse mesmo volume foi registrado nos últimos cinco anos. E com a entrada em operação da nova mina, ao sul da atual, a produção de 500 milhões de toneladas será batida a cada três anos. Significa dizer que antes da metade desta década a produção acumulada de Carajás chegará a dois bilhões de toneladas.

A jazida é de 18 bilhões de toneladas, do minério top ao menos rico. No ritmo máximo inicialmente previsto, de 25 milhões de toneladas, levaria quase 800 anos para ser esgotada. Na intensidade que terá a partir de 2017, quando a duplicação estará feita, a melhor concentração do minério mais usado pelo homem só durará mais 80 anos. Não haverá mais Carajás quando o século XXII estiver começando*. Grande parte desse ferro terá sido transformada em construções e produtos na China, que tem um terço da produção siderúrgica mundial. Ou, quem sabe, ainda estará guardada em seu território para uso futuro.

Essa empreitada de escala mundial adquirirá uma dimensão sem igual na história do aproveitamento de um recurso natural no Brasil. Para haver a duplicação, já em fase de execução, aos trens em operação, equivalentes a 17 mil caminhões diários, terão que ser acrescidos o equivalente a 37 mil caminhões diários. No total, trens que substituem 54 mil caminhões trafegando todos os dias, para dar uma ideia mais visualizável pelo cidadão brasileiro em sua civilização ainda rodoviária.

Para que Carajás atinja a escala de 230 milhões de toneladas por ano, a Vale precisará investir 40 bilhões de reais, sendo R$ 16,5 bilhões na mina e R$ 23,5 bilhões na logística, da qual o principal item é a duplicação da ferrovia, pela qual circula o maior trem de carga do mundo.

No dia 30 de julho as obras de duplicação da ferrovia foram interrompidas por decisão liminar de um juiz federal do Maranhão. No dia 13 de setembro o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu os efeitos da decisão e as obras prosseguiram.

Em 30 dias de paralisação a Vale disse ter perdido 40 milhões de reais e foi sobrestado um financiamento de R$ 3,9 bilhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Esse seria o prejuízo já criado, mas muitos outros surgiriam se a medida fosse mantida, obrigando a demissões, corte de investimentos e muitas outras repercussões, inclusive internacionais.

O movimento pendular de suspensão e reativação de grandes obras pela justiça já é um acidente de percurso desses projetos, por seus impactos locais. No caso, estão em questão os interesses de remanescentes de índios, os Awa Guajá, e de 86 comunidades quilombolas estabelecidos às margens da ferrovia.

O juiz federal Ricardo Macieira ficou convencido pelos argumentos de entidades que representam esses grupos de que é preciso recomeçar o processo de licenciamento desde o início para que índios e quilombolas sejam ouvidos e digam se concordam com a obra. Enquanto isso não ocorrer, a duplicação da ferrovia não poderia prosseguir.

A Vale conseguiu demonstrar ao desembargador federal Mário César Ribeiro que a duplicação é apenas a interligação de pátios de estacionamento que já existem, nos quais os trens aguardam para retornar ao trilho principal, sem expandir a faixa de domínio da ferrovia, em operação desde 1985; que o processo de licenciamento, iniciado em 2004, percorreu todos os caminhos administrativos e está enquadrado na legislação;e que os próprios quilombolas fizeram um acordo em juízo que lhes garante os direitos de acompanhar as obras e se protegerem.

O debate e as medidas pró e contra a obra poderão prosseguir, mas nem tocarão na questão principal: o Brasil aceita a decisão da Vale de acelerar ao máximo a extração do minério de Carajás e esgotar a mais preciosa jazida de ferro do mundo em um século?
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Corpo de secretário assassinado é enterrado em Santa Luzia

SÃO LUÍS - Foi enterrado na tarde desta sexta-feira (28), em Santa Luzia, Elias Mendes Souza. O corpo do secretário foi velado em uma igreja evangélica que ele frequentava. De acordo com testemunhas, o secretário, que também era pastor evangélico, estava na porta de casa, na avenida Newton Bello, quando dois homens chegaram em uma moto, por volta das 17h30, e dispararam quatro tiros em Elias. O secretário chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

O clima na cidade é de tristeza e revolta. A Polícia Militar faz rondas na cidade para impedir tumultos. As investigações começaram após o assassinato, mas até agora não há pistas dos criminosos.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Acaba a greve da Caixa Econômica Federal no Maranhão

SÃO LUÍS - A maioria dos bancários da Caixa Econômica Federal encerraram a greve nesta sexta-feira (28). A decisão foi tomada após aprovação em assembleias em todo o país, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), foi aprovado a proposta de reajuste apresentada pelos bancos.

A proposta também foi aprovada em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Pará, Curitiba, Campo Grande, Campinas, Pernambuco, Espírito Santo, Paraíba, Piauí e Mato Grosso. De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (SEEB), a proposta foi aceita também em Santa Catarina.

Fim da Greve

Nos bancos privados e no Banco do Brasil, a greve terminou na quarta-feira (26). Os bancários decidiram aceitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que elevou a 7,5% o reajuste dos salários dos trabalhadores, um aumento real de 2%.

A proposta também prevê aumento de 8,5% no piso salarial e no valor dos auxílios-refeição e alimentação; e uma alta de 10% na parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta anterior previa reajuste de 6% nos salários.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Pecuarista é executado com três tiros na cidade de Arame

Vilson Guimarães Sousa foi morto quando participava de um comício.

SÃO LUÍS - O pecuarista Vilson Guimarães Sousa, de 46 anos, conhecido como "Grande", foi executado na noite desta quinta-feira (27), no município de Arame. O crime foi praticado por um homem que disparou três tiros na cabeça da vítima. O pecuarista teria sido convencido pelos irmãos para ir a um comício na cidade.

A polícia já está investigando o caso e descarta que o crime tenha conotação política.

Segundo informações, o pecuarista estava brigando na Justiça com a ex-mulher pela divisão dos bens,
Vilson Guimarães era um homem rico e de prestígio na região. O corpo dele está sendo velado na rua Barão de Grajau, em Arame.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Brasil aparece em 5º lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito

Semana Nacional de Trânsito alerta para necessidade de reduzir acidentes no País. Propostas na Câmara alteram o Código para incentivar educação e aumentar punições
Há dois anos, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou aos países membros a adoção de planos estratégicos para reduzir o número de acidentes de trânsito, morreram no Brasil 42.844 pessoas - número que colocou as rodovias brasileiras entre as mais perigosas do mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, 45,7% das vítimas tinham entre 20 e 39 anos (19.580) e mais de 80% eram homens (34.941).

O número de mortes, ao contrário do que se imagina, nem sempre está relacionado diretamente ao tamanho da frota e da malha viária. Santa Catarina, por exemplo, apesar de ter aproximadamente 7 mil quilômetros de rodovias, figura como o terceiro estado com o maior índice de mortes no trânsito do País. O estado fica atrás apenas de Minas Gerais e do Paraná, que possuem uma malha rodoviária quase três vezes maior.

O Brasil começou a adotar as ações recomendadas pela ONU em 2011 com o lançamento do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes - Pacto pela Vida.

Neste ano, como parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) e dos 15 anos do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), o governo federal decidiu reforçar as ações do Pacto pela Vida criando um conselho nacional para a redução dos acidentes e uma campanha permanente para conscientizar as pessoas - "Pela Consciência no Trânsito".

"A campanha é interessante, porque, de fato, falta conscientização, mas também temos um deficit de fiscalização muito grande nas estradas e nas cidades, além de lacunas na legislação", afirma o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), autor do Projeto de Lei 2872/08, que, assim como cerca de 80 propostas em tramitação na Câmara, altera o Código de Trânsito.

Punições exemplares

Na semana passada, durante o anúncio da campanha, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo "está fazendo sua parte", aumentando os investimentos em estradas e incluindo a duplicação dos principais eixos rodoviários do País.

Mas, na opinião da presidente, o Brasil peca ao não punir com o devido rigor aqueles que cometem infrações de trânsito. "Isso é necessário para criar padrões de comportamento segundo os quais o bom é respeitar regras e o ruim é violá-las, para que não sejamos cúmplices dessas mortes", disse Dilma Rousseff durante o anúncio.

Zarattini concorda que a legislação deve ser atualizada para aumentar as penalidades aplicadas nos casos de infrações como "racha", ultrapassagem perigosa, excesso de velocidade, utilização de telefone celular, entre outras. "Nosso projeto pretende fazer uma reforma do código e avança, por exemplo, na questão dos motociclistas, que se tornaram, nos últimos anos, as principais vítimas dos acidentes de trânsito", explica.

Motoqueiros

Em 2010, mais de 10 mil motociclistas morreram no trânsito. Para alguns, as mortes podem ter relação direta com a quantidade de motos em circulação, que aumentou exponencialmente nos últimos anos por causa do baixo preço - algumas são vendidas em prestações mensais de até R$ 100.

Pela proposta de Zarattini, as motos ficarão proibidas de transitar entre as faixas de carros, nos chamados "corredores", a menos que os automóveis estejam parados e, nesse caso, em velocidade reduzida, sem colocar em risco a segurança de veículos e pedestres. O texto restaura a proibição que constava do código, mas acabou vetada pela Presidência da República em favor da maior agilidade de deslocamento.
 
Fonte: O Imparcial
Ediçao: Cícero Ferraz  

Vinte e sete municípios do Maranhão receberão reforço de tropas federais nas eleições

Militares serão deslocados a partir de quarta (3) e permanecerão até dois dias após o pleito.
SÃO LUÍS – Há duas semanas das eleições, foi autorizado, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o envio de tropas federais a 26 municípios do Maranhão durante as eleições municipais de 2012. O pedido foi feito por juízes eleitorais. Exército e Ministério da Justiça se coloraram à disposição do Estado para elaborar a logística que viabilizará a chegada do efetivo.

O envio das tropas ocorrerá cinco dias antes do dia do pleito. Receberão o reforço na segurança, os municípios de Barra do Corda, Benedito Leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda do Maranhão, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé, Presidente Sarney, Barra do Corda, Fernando Falcão, Carolina, Chapadinha, Mata Roma, Godofredo Viana, Codó, Santa Inês, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, São Vicente Férrer, Cajapió, Cajari, Grajaú, Formosa da Serra Negra e Itaipava do Grajaú. Ao todo, 27 cidades receberão o apoio, já que há autorização, também, para o envio de tropas ao município de São Mateus.

De acordo com o coronel Flávio Peregrino, comandante do 24º Batalhão de Caçadores (BC) do Exército, o trabalho de planejamento e reconhecimento nos municípios que receberão reforço das tropas federais começou no início do ano. O estudo se baseia na população do município, quantidade de eleitores e locais de votação. "Há uma ligação estreita com os juízes eleitorais, que conhecem, efetivamente, o seu município. Essa ligação é fundamental para a definição de locais com maior periculosidade, quantidade de tropa a ser empregada e conhecer o histórico do município em outras eleições. Então, levantamos toda essa situação", afirmou em entrevista ao Imirante na manhã desta sexta-feira (28).

O deslocamento das tropas ocorrerá a partir de quarta-feira (3). Pelo menos 500 homens do 24º BC serão transferidos. Tropas do Ceará, Piauí e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) de Imperatriz se somarão à tropa enviada da capital. Mais de oitenta carros e helicópteros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, também, serão empregados nos trabalhos.

Até dois dias após o pleito, os homens do Exército permanecerão nos municípios para agir caso seja necessário. Cada município contará, ainda, com um efetivo militar reserva.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mano convoca Kaká para amistosos da seleção

O meia Kaká, do Real Madrid, é a maior novidade da lista de 23 jogadores convocados pelo treinador Mano Menezes para os amistosos da seleção brasileira contra o Iraque, em 11 de outubro, em Malmö, na Suécia, e ante o Japão, no dia 16, em Wroclaw, na Polônia.

O goleiro Victor, do Atlético-MG, também volta à seleção. Campeão da Copa Libertadores da América com o Corinthians neste ano, o zagueiro Leandro Castán, da Roma, terá a chance de estrear com a camisa verde e amarela.

Nenhum clube brasileiro teve mais de um atleta convocado, para que não sejam causados maiores prejuízos na reta final da Série A.

Kaká já havia sido chamado por Mano para os amistosos contra Gabão e Egito, em novembro de 2011, mas não jogou devido a uma lesão muscular.

Sua última partida pela seleção foi nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, com derrota de 2 a 1 ante a Holanda.

Premiado pela Fifa como o melhor jogador de 2007, ele tem sofrido com lesões de joelho e musculares desde então.

A última data do ano reservada pela Fifa para amistosos é 14 de novembro.

CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS:

Goleiros: Diego Alves (Valencia-ESP), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético-MG);

Zagueiros: Thiago Silva (PSG-FRA), David Luiz (Chelsea-ING), Dedé (Vasco) e Leandro Castán (Roma-ITA);

Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Adriano (Barcelona-ESP), Marcelo (Real Madrid-ESP) e Alex Sandro (Porto-POR);

Meio-campistas: Sandro (Tottenham-ING), Fernando (Grêmio), Ramires (Chelsea-ING), Paulinho (Corinthians), Kaká (Real Madrid-ESP), Thiago Neves (Fluminense), Giuliano (Dnipro-UCR), Lucas (São Paulo) e Oscar (Chelsea-ING);

Atacantes: Neymar (Santos), Leandro Damião (Internacional) e Hulk (Zenit-RUS).

Fonte: www.folha.com.br
Edição: Cícero Ferra

Secretário é assassinado a tiros em Santa Luzia do Tide

Elias Sousa era secretário de Meio Ambiente e foi morto na porta de casa com cinco tiros.
SANTA LUZIA DO TIDE – O secretário de Meio Ambiente do município de Santa Luzia do Tide, Elias Mendes Sousa, foi assassinado no final da tarde desta quinta-feira (27).

De acordo com testemunhas, o secretário, que também era pastor evangélico, estava na porta de casa, na avenida Newton Bello, quando dois homens chegaram em uma moto, por volta das 17h30, e dispararam quatro tiros em Elias. O secretário chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Segundo informações da Rádio Mirante AM, informações prévias da polícia indicam que o crime esteja relacionado às eleições municipais deste ano.

Nesta terça-feira(27), O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para reforçar a segurança em 27 municípios do Maranhão, incluindo Santa Luzia do Tide.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferra

Queimadas clandestinas deixam 60 mil pessoas sem energia no Maranhão

Queimadas provocadas por terceiros nas proximidades do município de Vitoria do Mearim deixaram mais de 60 mil pessoas sem energia no final da tarde desta quarta feira, dia 26. A interrupção no fornecimento de energia provocada pela queimada clandestina atingiu os municípios Monção, Igarapé do Meio, Vitoria do Mearim e Santa Inês entre 17 horas e 44 minutos e 19 horas e 38 minutos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), este ano o Maranhão lidera ranking de queimadas com mais de nove mil focos de incêndio registrados entre janeiro e agosto. No Estado, as cidades de Mirador e Grajaú aparecem entre as cidades com mais queimadas, com respectivamente 1.152 e 841 focos registrados perdendo apenas para Corumbá (MS), que registrou 2.183 focos. Um dado preocupante é que 80% focos de queimada em Grajaú foram registrados apenas no mês de agosto.

Informações da coordenação do Programa de Prevenção de Incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) este ano a situação das queimadas no Estado se agravou. Em relação ao ano passado, houve um aumento de mais de 300% no número dos focos de incêndio. Sendo que o mês de setembro é considerado o mais crítico, o que pode piorar este quadro.

Segundo dados do Centro de Operações Integradas da CEMAR, de janeiro a agosto deste ano foram registradas 15 interrupções motivadas por queimadas, mais do dobro de 2011, com seis ocorrências no mesmo período do ano passado. O engenheiro e Gerente de Operação do Sistema Elétrico da Companhia Rubens Briseno, chama a atenção que cada um desses casos as equipe demoram em torno de 40 minutos para restabelecer a energia, o que gera desconforto para a população.

Rubens Briseno ressalta que a Companhia realiza um trabalho educativo e de conscientização para as pessoas evitarem a prática das queimadas. O engenheiro orienta que "a população utilize os canais de comunicação da CEMAR, como o 116, para denunciar os focos de incêndio que possam afetar a rede elétrica e também podem comunicar o Corpo de Bombeiros para que assim possamos evitar mais prejuízos".

Outras dicas são para evitar problemas com as queimadas: não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação; caso resolva acampar, apague com água as cinzas da fogueira para evitar que o vento leve as brasas para a mata; Não solte balões com fogo; evite acender fogueiras na época da estiagem (maio a outubro); não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões.
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Neymar faz gol, perde pênalti e Santos é campeão da Recopa

O Santos é campeão da Recopa Sul-Americana 2012. Venceu o Universidad de Chile por 2 a 0 na fria noite desta quarta-feira, no Pacaembu, e espera assim recuperar o ânimo para terminar a temporada. Este é um título inédito na galeria de troféus internacionais do time alvinegro, e poderá disputar no Japão, ano que vem, a Copa Suruga, contra o campeão daquele país.

Uma marca: foi a primeira conquista de Neymar sem a companhia de Paulo Henrique Ganso, vendido semana passada ao São Paulo. Mas é o sexto título de sua carreira, bastante festejado com os 23.876 torcedores presentes no estádio paulistano.

A festa, porém é curta, e acaba já nesta quinta, com treino marcado para o fim da tarde no CT Rei Pelé, pois tem jogo no domingo (30 de setembro) na dura realidade do Campeonato Brasileiro (é 11º com 33 pontos), contra o Grêmio, em Porto Alegre, às 18h30.

ACERTO E ERRO

O começo do jogo foi do Universidad de Chile, que apostou em manter Enzo Gutiérrez preso no ataque e com jogadas pela esquerda, no apoio de Eugenio Mena. Criou, assim, várias chances perigosas de ataque, mas teve dificuldades para finalizar --a bola passou perto do gol de Rafael, mas o goleiro santista não precisou fazer nenhuma grande defesa.

Junte a isso a marcação dura e compacta dos chilenos. Assim, o Santos demorou a se encontrar. Conseguiu quando o meio-campo Felipe Anderson, voltando para marcar, achou seu jogo, fazendo Neymar atacar bastante por dar velocidade no passe ao ataque. E assim, com chutes e dribles do astro da seleção, foi chegando aos poucos.

O desafogo veio aos 27min, quando Felipe Anderson lançou Neymar, na esquerda, que cortou para o meio, tabelou com André (este fazendo papel de pivô) e chutou rasteiro, no canto direito de Johnny Herrera, e fez 1 a 0. Com isso, o atacante passou a ser mais perigoso e conseguiu, no final do primeiro tempo, um pênalti, cometido por José Manuel Rojas.

Eram 46min, chance ótima para garantir a vantagem de vez. Mas, Neymar --que já tinha perdido pênalti no jogo de ida-- chutou à meia-altura, fraco, e o goleiro do Universidad de Chile saltou e espalmou a bola. Irritado por desperdiçar o pênalti, o atacante nem falou na saída de campo. "Ele tem crédito, pode perder o pênalti", defendeu André.

DOMÍNIO

No segundo tempo, o Universidad de Chile resolveu atacar de vez --afinal, perdido por um, por quantos for--, já que para ser campeão precisava vencer. E aí o Santos tinha todo o espaço no contra-ataque, chegando bem com Felipe Anderson, e perdendo chances com Patito Rodriguez, sempre em velocidade.

Uma polêmica: os chilenos reclamaram pênalti não marcado numa bola desviada com o braço por Léo, aos 7min. O lateral, que seria o capitão do time mas perdeu a faixa de última hora, saiu pouco depois com dores na panturrilha esquerda. "Uma surpresa boa [a entrega da faixa para Neymar]", disse um contrariado lateral.

O segundo gol santista saiu aos 15min, com o zagueiro Bruno Rodrigo, de cabeça, na área, desviando bola cruzada por Felipe Anderson, em falta. Com isso, a torcida gritou bastante "Ô, o campeão voltou", e se divertiu com alguns dribles de seus atacantes --vibrou inclusive com bicos da defesa-- até o apito final do uruguaio Martin Vázquez.

Fonte: folha.com
Edição: Cícero Ferraz

Bandidos explodem mais um caixa eletrônico do Bradesco de Bom Jesus das Selvas

Houve troca de tiros. Os criminosos fugiram levando todo o dinheiro do caixa eletrônico.
SÃO LUÍS - Em Bom Jesus das Selvas, bandidos explodiram nesta madrugada (27), o caixa eletrônico da agência do Bradesco.

Segundo informações, houve troca de tiros entre os criminosos e os vigilantes. Eles conseguiram escapar do cerco e levaram todo o dinheiro do caixa. A quantia não foi revelada até o momento.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Tropas federais devem chegar ao Maranhão cinco dias antes das eleições

A garantia foi dada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia ao secretário de Estado de Segurança, Aluísio Mendes, durante reunião, em Brasília.
SÃO LUIS - O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, reuniu-se nesta quarta-feira (26), em Brasília, com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.

Recebeu dela garantias de que o envio das tropas federais aprovado para o Maranhão ocorrerá cinco dias antes das eleições.

A ministra também reforçou que o Exército e o Ministério da Justiça já estão à disposição do Maranhão para elaborar a logística que viabilizará a chegada do efetivo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão da noite de terça-feira (25), o envio de tropas federais para reforçar a segurança em Barra do Corda e mais 26 municípios do Maranhão durante as eleições deste ano - até semana passada, apenas São Mateus estava liberado para receber o apoio nacional.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Prefeito de Cajapió tem mandato cassado pelo TJMA

O prefeito de Cajapió, Francisco Xavier Silva Neto, não poderá permanecer no cargo e ficará inabilitado a exercer qualquer outra função pública pelo prazo de cinco anos, conforme decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A sentença transitou em julgado, não cabendo mais recurso para reverter a decisão.

O motivo da cassação foi o fato de o gestor não ter apresentado - no prazo estabelecido em lei - a prestação de contas do exercício financeiro de 2008 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em agosto, o órgão colegiado do TJMA fixou pena mínima de três meses de detenção - inicialmente em regime aberto - mas a substituiu pelo pagamento de multa no valor de 10 salários mínimos, conforme prevê a legislação.

Na época, os desembargadores Bernardo Rodrigues (relator), José Luiz Almeida (revisor) e Raimundo Nonato de Souza concederam ao prefeito o direito de permanecer no cargo até a decisão final da ação penal.

Na terça-feira (25) o desembargador Bernardo Rodrigues assinou ofício, comunicando ao juiz Arthur Gustavo Azevedo do Nascimento, da comarca de São Vicente Férrer - da qual Cajapió é termo judiciário - que a decisão transitou em julgado.

A conduta atribuída ao prefeito, devidamente comprovada - segundo os desembargadores - está prevista no artigo 1º, inciso VI do Decreto-Lei nº. 201/67, que trata de crimes de responsabilidade dos prefeitos.

A decisão também determina a comunicação da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA).
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Cinco mortes em BRs do Maranhão em 24 horas

Cinco pessoas morreram em 15 acidentes registrados em rodovias federais do Maranhão nas últimas 24 horas, segundo relatório divulgado pela Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os acidentes aconteceram em Bacabeira, Imperatriz e Açailândia. Duas vítimas eram ciclistas. Outras duas viajavam em um carro de passeio. A quinta vítima conduzia um caminhão e morreu após o veículo capotar.

No povoado São Pedro, município de Bacabeira, no Km 59 da BR-135, ocorreu um acidente do tipo colisão, entre um automóvel Chevrolet Ágile, de placa NXG-6679/MA, e duas bicicletas. O acidente ocasionou a morte de um dos ciclistas no local e outro a caminho do hospital.

Em Imperatriz (entrada de Cidelândia), no Km-295 da BR-010, ocorreu um acidente do tipo colisão transversal, envolvendo um automóvel VW/Gol de placa HQF-7872/MA, e um veículo de carga Scânia/R 110, de placa ABC 5939/PR, ocasionando a morte de duas pessoas e ferindo grave outros dois. Todas as vítimas estavam no veículo de passeio.

Em Açailândia, no Km-641 da BR-222, ocorreu um acidente do tipo Capotamento, envolvendo um caminhão Mercedes Benz de placa MVG 8575/PE, ocasionando a morte do seu condutor.

Com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Fonte: Blog do Daniel Matos
Edição: Cícero Ferraz

Nova Olinda, Santa Luzia do Paruá e mais outras cidades do Maranhão receberão forças federais

Brasilia - O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta terça-feira (25), o envio de tropas federais para 26 municípios do Maranhão e uma cidade de Sergipe. A decisão unânime visa garantir a normalidade da votação no dia das eleições, em 7 de outubro.

Para o Maranhão, foi autorizado o envio de tropas para os municípios de Benedito Leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda do Maranhão, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé, Presidente Sarney, Barra do Corda, Fernando Falcão, Carolina, Chapadinha, Mata Roma, Godofredo Viana, Codó, Santa Inês, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, São Vicente Férrer, Cajapió, Cajari, Grajaú, Formosa da Serra Negra e Itaipava do Grajaú.. Em Sergipe, as tropas federais garantirão a normalidade das eleições em Monte Alegre de Sergipe.

Relator dos pedidos vindos do Maranhão, o ministro Arnaldo Versiani informou que o Tribunal Regional Eleitoral do Estado fez um amplo estudo para apontar as localidades que realmente demandam o envio de força federal. Ele acrescentou que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, foi consultada e se manifestou pelo envio das tropas porque as regiões apresentam instabilidade de ordem pública.

Alagoas

Também por unanimidade, o TSE negou o envio de força federal para dez cidades de Alagoas: Minador do Negrão, Barra de São Miguel, Roteiro, Novo Lino, Jundiá, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Limoeiro de Anadia e Pilar.

Em todos os casos, a Corte levou em conta o fato de que o governador do Estado, Teotonio Vilela, apresentou um plano de segurança para as eleições municipais deste ano e garantiu ter condições de assegurar a normalidade do pleito.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, inclusive ressaltou que na reunião realizada na manhã desta terça-feira com os secretários de Segurança Pública dos Estados, na sede da Corte, o representante de Alagoas informou que as requisições de força federal para municípios alagoanos ocorreram antes da criação, em conjunto com o TRE-AL, dos núcleos de apoio para essas localidades.

Balanço

Até o momento, o Plenário do TSE autorizou o envio de forças federais para 103 municípios, localizados em oito Estados brasileiros (Amazonas, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Tocantins e Sergipe). Ao todo, a Corte examinou 25 pedidos feitos pelos TREs.

Fonte: TSE
Edição: Cícero Ferraz

Sampaio está entre os dez clubes com maior média de público

Com quase 15 mil torcedores por jogo, Tricolor supera média de gigantes da Série A
SÃO LUÍS – Se dentro de campo o Sampaio Corrêa tem feito um bom papel, conquistando de forma invicta o acesso para a Série C e estando perto da conquista do Campeonato Brasileiro Série D, fora dele a equipe também têm sido destaque, por causa da sua torcida. De acordo com informações do blog do jornalista Rodolfo Brito, o Sampaio possui a 9ª melhor média de público entre todas as divisões do futebol brasileiro, com 14.817 torcedores presentes por jogo. A maior média do país é do Corinthians, que leva 25.212 torcedores por partida no Pacaembu.

A presença tricolor nos estádios supera a de diversos gigantes do futebol brasileiro. Os quatro grandes cariocas (Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo), por exemplo, estão abaixo do Sampaio na média de público, sendo que a maior média entre eles é a do Botafogo, com mais de 9.000 torcedores por jogo. Outras equipes tradicionais que estão na Série A, como Internacional, Palmeiras e Cruzeiro, também ficam atrás quando o assunto é presença de torcida no estádio. Até mesmo o Santos, do astro Neymar, não possui uma média de público melhor que a do Sampaio: o alvinegro praiano leva pouco mais de 7.500 torcedores ao estádio, praticamente a metade da média de público do Tricolor.

O principal fator para a grande presença de torcedores do Sampaio Corrêa nesta Série D foi a reinauguração do estádio Castelão: somando o público dos dois confrontos contra Vilhena e Mixto pelo mata-mata, a Bolívia Querida levou mais de 70 mil tricolores ao estádio, se tornando assim a maior média de público da Série D, superando o Remo, que foi eliminado nas oitavas de final e que teve média de 12.276 torcedores por partida em Belém.

Confira as dez maiores médias de público das quatro divisões do futebol brasileiro:

1º - Corinthians (25.212)
2º - Santa Cruz (22.955)
3º - Grêmio (18.972)
4º - Atlético Mineiro (18.413)
5º - São Paulo (17.940)
6º - Sport (16.699)
7º - Bahia (16.089)
8º - Vitória (15.057)
9º - Sampaio Corrêa (14.817)
10° - Fortaleza (14.697)

Fonte: Imirante Esportes
Edição: Cícero Ferraz

Esquenta o clima político em Pindaré e TRE proíbe realização de passeatas no mesmo dia

Em reunião na última semana com as coligações “O futuro é agora” e “O progresso continua”, o TRE proibiu a realização das passeatas de mais de uma coligação no mesmo dia na cidade Pindaré-Mirim. Com isso, as duas coligações não poderão mais realizar caminhadas e/ou passeatas no mesmo dia e mesmo horário.


A medida se dá para evitar confronto entre simpatizantes dos candidatos Walber Pereira (PR), da coligação “O Futuro é Agora”, e o do candidato Alexandre Colares (PTB).

Fonte: Jornal Agora Santa Inês Edição: Cícero Ferraz

Túnel de 20 metros é descoberto próximo a Penitenciária de Pedrinhas

Três homens foram autuados em flagrante; túnel inicia-se em uma residência na Vila Cabral
SÃO LUÍS - Agentes penitenciários descobriram, na noite desta terça-feira (25), um túnel de, aproximadamente, 20 metros, que pretendia alcançar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Segundo informações da Rádio Mirante AM, três homens, contratados para escavar o túnel, foram autuados em flagrante. O túnel inicia em uma residência na Vila Cabral, próxima ao presídio.

Segundo informações de um agente penitenciário (que preferiu não se identificar), houve uma desconfiança do movimento na residência, com a entrada e saída de pessoas da casa. Foi constatado, no momento da operação, vários sacos de terra, oriundos da escavação

Vinte homens, entre policiais e agentes penitenciários, participaram da operação. Os três presos foram identificados como: Válber Pereira Silva, de 22 anos; Vagner da Silva, de 31 anos; João Ricardo Lima, de 20 anos.
 
Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), as investigações sobre os envolvidos e sobre os supostos mandantes da escavação serão iniciadas na manhã desta quarta-feira (26).

O mesmo agente penitenciário afirma que se trabalha com a hipótese de que quadrilhas que praticam arrombamentos de bancos e caixas eletrônicos estejam envolvidas neste caso.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

29 pedidos de forças federais já foram registrados no TRE-MA

Só do Maranhão, até ontem, tinham chegado 29 pedidos de reforço na segurança do pleito, quase todos ainda pendentes de julgamento pelo ministro-relator Arnaldo Versiani.
O ambiente eleitoral no país é de completa tensão. Temendo que as disputas descambem para uma onda de violência incontrolável, como é de praxe em época de campanha, há uma enxurrada de pedidos de tropas federais para mais 300 municípios no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Só do Maranhão, até ontem, tinham chegado 29 pedidos de reforço na segurança do pleito, quase todos ainda pendentes de julgamento pelo ministro-relator Arnaldo Versiani.

As forças do Exército, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Federal já promoveram reunião para definir o plano de ação em todos os 217 municípios do Estado. A Polícia Militar, com um contingente de aproximadamente sete mil pessoas, acha insuficiente para atender a contento todos os pedidos.

Entretanto, como a votação pela urna eletrônica permite uma apuração com extrema rapidez, a própria PM já acumula experiência de garantir eleições muito mais complicadas, que são as de presidente, governador e deputados.

Há que veja a questão da violência em campanhas por outro prisma. Como as disputa municipais são mais aguerridas, por tratar-se de eleição de prefeito e vereador, cujos candidatos estão diretamente ligados às comunidades locais, o fervor político se torna mais aguçado.

As militâncias viram torcedores, alguns com sintomas de fanatismo. Afinal, de tais eleições dependem milhares de empregos e o poder político local. A campanha é, portanto, mais tensa - não menos violenta.
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Polícia busca quadrilha que explodiu banco em Alto Alegre do Maranhão

Ação aconteceu na madrugada desta terça-feira (25).Cerca de 50 mil reais foram roubados.
Continuam as buscas à quadrilha que explodiu uma agência bancária em Alto Alegre do Maranhão, durante a madrugada desta terça-feira (25). Cerca de 50 mil reais foram roubados.

A explosão foi tão forte que a agência foi praticamente destruída. Todo o forro veio ao chão e estilhaços de vidro ficaram espalhados dentro e fora do prédio. Segundo a polícia, os bandidos teriam usado dinamite para explodir os dois caixas eletrônicos.

As máquinas foram abastecidos na tarde desta segunda-feira (24) e todo o dinheiro foi levado durante a ação criminosa. Há um mês a mesma agência havia sido alvo dos bandidos que tentaram explodir os caixas, mas a ação foi mal sucedida.

Dona Rosalina Alves, que mora ao lado do banco disse que acordou com o barulho da explosão. “Eu tava dormindo e acordei com uma zuada, aqueles barulhos. Fiquei me tremendo toda, até hoje estou abalada ainda”, conta ela. Segundo informações levantadas pela polícia, pelo menos seis homens em um carro teriam participado da ação criminosa

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Moradores de Bacabeira protestam pela construção de quebra-molas

Acidente que aconteceu na madrugada revltou moradores.Manifestação bloqueou a BR-135 na manhã desta terça-feira (25).
Moradores de Bacabeira, município localizado a 66 quilômetros da capital, interditaram nesta terça-feira (25) a BR-135 para exigir a construção de quebra-molas na estrada. O protesto ocorreu logo após a morte de dois idosos, atropelados por um automóvel que estaria em alta velocidade.

O acidente que provocou os protestos aconteceu por volta das 5h30 no quilômetro 59 da rodovia. Os moradores da comunidade São Pedro, local do acidente, cavaram uma vala na estrada, atearam fogo em pneus e bloquearam o tráfego na BR, provocando um extenso engarrafamento na área. Os manifestantes exigiam a presença de um representante do DNIT. A rodovia foi liberada por volta das 12h30.

O veículo que atropelou as duas pessoas foi apreendido por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Faltam 12 dias : Prazo para emissão de segunda via do título encerra dia 27

Na próxima quinta-feira (27), a dez dias das eleições, termina o prazo para o eleitor que tenha perdido o título eleitoral solicite a segunda via do documento. O eleitor só pode pedir a segunda via do título no seu domicílio eleitoral, ou seja, na cidade onde vota. Nesta fase do processo eleitoral não é mais é possível pedir o documento em qualquer cartório.

Para votar, só é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive carteira de categoria profissional e carteira de habilitação).

No entanto, o título de eleitor é importante para que o votante saiba qual é a sua seção eleitoral. Além disso, o eleitor que não puder comparecer à sua seção para votar e tiver que justificar a ausência necessita do número do título para preenchimento do formulário de justificativa.

Eleições

As eleições municipais acontecem no próximo dia 7 de outubro, quando 138.544.348 eleitores escolherão novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 cidades brasileiras. Há 140.646.446 eleitores aptos a votar. No entanto, não há eleições municipais no Distrito Federal (1.847.896 eleitores) e nem em Fernando de Noronha (1.859 votantes). Além desses eleitores, também não votam 252.343 brasileiros cadastrados para votar no exterior, pois esses só vão às urnas para escolher o presidente da República.

Fonte: TSE
Edição: Cícero Ferraz

Decisão entre Sampaio e Baraúnas é antecipada para dia 06 de outubro

Primeiro jogo será realizado em Mossoró no próximo domingo. Partida devolta, em São Luís, foi antecipada devido as eleições municipais
A CBF confirmou, na tarde desta segunda-feira, datas e horários dos jogos das semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro. O Sampaio joga a primeira partida contra o Baraúnas no próximo domingo, às 16h, no Estádio Leonardo Nogueira, em Mossoró-RN. A outra semifinal tem Mogi Mirim e Crac-GO.

A decisão será no dia 6 de outubro, véspera das eleições municipais. O confronto que classificará um finalista está marcado para as 17h, no Estádio Castelão.

Com a partida antecipada de domingo para sábado, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) vai mudar a data do confronto contra o Maranhão (representante maranhense na Série D de 2013), pela Copa União, que vale uma vaga para a Copa do Brasil. O jogo estava previsto para o dia 5 de outubro.

Pela Copa União, o Sampaio joga nesta quarta-feira, contra o São José, e na quarta da próxima semana enfrenta o Imperatriz, líder da competição estadual. No dia 10 de outubro fecha a participação no primeiro turno contra o Moto. Diferentemente dos jogos do Campeonato Brasileiro, estas partidas serão realizadas no Nhozinho Santos.

Fonte: Imirante Esportes
Edição: Cícero Ferraz

TRE reforça preocupação com a segurança do processo eleitoral durante reunião de trabalho

São Luis - Reunidos num encontro de trabalho, os juízes eleitorais discutiram na manhã desta segunda-feira (24) pontos importantes das Eleições 2012 com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Anildes Cruz, e com vice-presidente, corregedor e ouvidor, desembargador José Bernardo Silva Rodrigues.

Para a cúpula administrativa do Tribunal, a reunião serviu para reforçar a ideia de que o Regional não está medindo esforços junto a outros órgãos, como Polícias Militar, Civil e Federal, para garantir a segurança de magistrados, servidores e eleitores durante o processo eleitoral.

“Na semana passada levei pessoalmente ao conhecimento da ministra Carmén Lucia (presidente do Tribunal Superior Eleitoral) a situação de perigo a que alguns municípios do nosso estado estão expostos e dela ouvi o compromisso de analisar com a maior brevidade os pedidos de envio de força federal”, comunicou a desembargadora Anildes.

O desembargador Bernardo registrou: “em nenhum outro local do país já aconteceu de um Tribunal conseguir reunir tanto aparato de Segurança Pública junto como aqui. Nesta reunião temos todas as forças unidas num só propósito: a tranquilidade do pleito”, explicou.

Aluísio Mendes (secretário estadual de Segurança Pública) informou: “Nesta Eleição, teremos 3 mil 650 policiais militares, 372 policiais civis e mais 374 bombeiros distribuídos pelo Estado”. O delegado federal Rodrigo Correia e o comandante do 24º Batalhão de Caçadores, coronel Peregrino, também deram seus recados, alertando os locais para onde vão deslocar reforço, inclusive por onde já estiveram fazendo reconhecimento da área.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Durante a reunião, os magistrados receberam informações técnicas sobre oficialização de sistemas, suporte de informática, logística, aspectos formais da totalização, proclamação do resultado, votação paralela, entre outros assuntos pertinentes ao processo eleitoral.

Aproveitando o momento, o juiz federal Nelson Loureiro dos Santos (diretor da Escola Judiciária Eleitoral) falou acerca da página da EJE na intranet – que foi reformulada; e o juiz Fernando Mendonça (91ª ZE) apresentou o projeto Fiscal Eleitoral Voluntário.

Fonte: TRE-MA
Edição: Cícero Ferraz

Estelionatários aplicam golpes na zona rural de Codó

Falsos funcionários da Cemar cobram dinheiro dos moradores.Estelionatários procuram povoados mais distantes para aplicar o golpe
Moradores da zona rural de Codó estão sendo vítimas de um golpe. Pessoas que se passam por funcionários da Cemar cobram dinheiro de consumidores para quitar contas de luz com pagamento atrasado.

Os estelionatários procuram os povoados mais distantes da cidade para aplicar o golpe da conta de energia elétrica, e têm conseguido vantagens. Ao chegar na zona rural os suspeitos perguntam aos moradores se eles têm contas de luz em atraso. Se o sujeito responde que sim, eles pedem uma quantia em dinheiro para quitar a dívida e ainda dizem que o restante é o governo quem vai pagar. Só quando o usuário procura a Companhia Energética é que descobre que foi lesado.

Já existem registros do golpe em cinco povoados de Codó, mas este não é o único município alvo dos estelionatários no interior do Maranhão. A empresa explica que nenhum funcionário pedirá dinheiro para solucionar qualquer que seja o problema do consumidor. Quando alguém for abordado com este tipo de proposta, deve exigir a identificação da pessoa e, claro, não ceder ao pedido.

O usuário lesado também deve registrar o caso na polícia. Até o momento, nenhuma vítima do golpe apresentou queixa na delegacia de Codó.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

OGX obtém licença para produzir gás no Maranhão

A OGX Maranhão, sociedade formada pela OGX e pela MPX, obteve Licença de Operação autorizando o início da produção e escoamento de gás natural nos campos Gavião Real e Gavião Azul, na Bacia do Parnaíba. A licença foi emitida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA/MA).

O desenvolvimento do projeto do Campo de Gavião Real se encontra bastante avançado e dentro do cronograma previsto. Todos os poços de produção já foram perfurados e estão em fase de completação e interligação à Unidade de Tratamento de Gás (UTG). A produção de gás natural no Campo de Gavião Real será iniciada no 4º trimestre desse ano, com o comissionamento da UTG, e das turbinas do Complexo Termelétrico MPX Parnaíba e a produção comercial se dará no início de 2013.
A OGX Maranhão, sociedade formada entre OGX S.A. (66,6%) e MPX Energia S.A. (33,3%), é a operadora e detém 70% de participação no bloco PN-T-68, onde estão localizados os Campos de Gavião Real e Gavião Azul, enquanto a Petra Energia S.A. detém os 30% restantes.

Saiba mais sobre o Projeto

A OGX Maranhão se tornará a primeira empresa a iniciar um projeto de produção no Estado. Os investimentos exploratórios e no desenvolvimento da produção desta reserva de gás representam importante passo para sinergia entre a OGX e a MPX. As companhias são pioneiras no desenvolvimento de um projeto de produção de gás natural integrado à geração de energia elétrica na região.

A produção de gás da OGX será destinada inicialmente às termoelétricas que estão sendo construídas pela MPX em área próxima aos campos de gás. A MPX já possui Licença de Instalação para duas termoelétricas, com capacidade de geração de até 3.722 MW. Este será o maior complexo termoelétrico de geração de energia a gás natural da América Latina.

A produção de gás bruta poderá atingir até 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia em 2013. Este volume significa aumentar em 40% a produção atual de gás natural em terra no Brasil.

Em fevereiro deste ano foi iniciada a fase de construção da Unidade de Tratamento de Gás (UTG), onde será realizado o tratamento para remover os líquidos existentes no gás produzido, filtrar e aquecer o produto e colocá-lo nas especificações exigidas. Desta unidade, partirá um gasoduto, que entregará o gás já tratado para as UTEs.

Em junho foi iniciada a etapa de completação dos poços de produção do campo de Gavião Real, na Bacia do Parnaíba. A completação envolve um conjunto de operações que são realizadas após a perfuração dos poços com o objetivo de equipá-los para a produção.

Fonte: Blog do Daniel Matos/Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Bando explode prédio da agência do Bradesco de Alto Alegre do Maranhão

O crime foi praticado por seis homens. Eles estavam em carro preto. levaram algo em torno de R$ 50 mil dos caixas eletrônicos
SÃO LUÍS - Bandidos explodiram na madrugada desta terça-feira (25), o prédio da agência do Bradesco de Alto Alegre do Maranhão. O crime foi praticado por seis que estavam em um veículo preto. A marca e a placa do carro não foram identificadas por testemunhas.

A dinamite utilizada pelos bandidos teve um efeito tão violento que destruiu o prédio do Bradesco.

Segundo informações do repórter Domingos Ribeiro, da rádio Mirante AM, os criminosos fugiram levando dos caixas eletrônicos algo em torno de R$ 50 mil. Ninguém foi preso até o momento.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Faltam 13 dias: tempo médio de votação do eleitor em 2012 será de 40 segundos

Com base em informações coletadas em eleições anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que o eleitor levará 40 segundos, em média, para votar nas eleições do próximo dia 7 de outubro. Esse tempo é calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto no segundo cargo (prefeito).

Nas eleições municipais de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar em candidatos a prefeito e a vereador, em 5.563 municípios.

O tempo médio de atendimento ao eleitor foi de 39 segundos em 2008. Esse tempo é contado a partir da digitação do número do título do eleitor por parte do mesário até a confirmação do voto no segundo cargo.

Cola

Para dar maior facilidade ao eleitor no dia da votação, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem os números de seus candidatos anotados em um papel, a chamada cola eleitoral.

Já está disponível no Portal do TSE a “Colinha”, que o eleitor pode imprimir, preencher os dados de seus candidatos a prefeito e vereador e levar no dia da eleição, para não se esquecer dos números na hora de votar na urna eletrônica.

Fonte: TSE
Edição: Cícero Ferraz

domingo, 23 de setembro de 2012

Sampaio empata sem gols e consegue acesso para a Série C

Com o 0 a 0 diante do Mixto (MT), o Tricolor garantiu o acesso para a terceira divisão.
SÃO LUÍS – Após três anos de tentativas, enfim o objetivo foi cumprido. Para a enorme celebração de 40 mil torcedores no estádio Castelão, o Sampaio Corrêa conseguiu o acesso para a Série C em 2013 após empatar com o Mixto (MT) por 0 a 0, neste domingo (23), pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D.

O Tricolor, rebaixado em 2009 para a Série D, sobe de divisão após dois anos de disputas nesta competição e volta a conseguir um acesso após quinze anos. A última vez foi no ano de 1997, quando subiu da Série C para a Série B com o título brasileiro da terceira divisão.
Após conseguir o objetivo principal, que era subir de divisão, o foco do Sampaio agora é o título inédito da Série D. Nas semifinais, a Bolívia Querida enfrentará a equipe do Baraúnas (RN), e a primeira partida será no próximo domingo (30), no estádio Nogueirão, em Mossoró. A partida de volta está marcada para o dia 6 de setembro, em São Luís, novamente no estádio Castelão.

Sampaio pressiona, mas perde muitos gols

Os primeiros minutos de jogo foram marcados pela voz dos quarenta mil torcedores presentes ao Castelão. Com as duas equipes se estudando, tocando a bola no meio de campo, o público fazia a sua parte, com vaias a equipe do Mixto e reclamações contra a arbitragem, que não marcou falta em Roniery aos quatro minutos, após grande jogada individual do lateral tricolor.

Tanto Mixto quanto Sampaio iniciaram a partida de maneira acanhada, sem chegadas ao ataque. O Tricolor não conseguiu, nos primeiros dez minutos, exercer a pressão ofensiva nos primeiros minutos de jogo, grande característica da equipe nesta Série D. A primeira chance veio só aos nove minutos, com Arlindo Maracanã cobrando falta nas mãos de Perereca, que defendeu sem susto.

Não demorou muito e a torcida tricolor no Castelão se levantou, com a primeira grande tentativa do Sampaio no jogo. Aos dez minutos, Célio Codó conseguiu se livrar da linha de impedimento do Mixto e ficou cara a cara com o goleiro Perereca, mas finalizou para fora. Um minuto depois, Pimentinha tentou de cobertura, mas não conseguiu marcar o gol.

Com as duas finalizações perigosas, o Sampaio e sua torcida acordaram para o jogo. Aos 13 minutos, Arlindo Maracanã cruzou a bola na cabeça de Célio Codó, que estava livre na área, mas cabeceou para fora. Eloir também teve sua chance, aos 18 minutos, mas finalizou para fora, da entrada da grande área.

Dono absoluto do jogo, o Sampaio continuou pressionando o Mixto, que se limitou a defender. Pimentinha, destaque tricolor na competição, levantou a torcida aos 22 minutos após grande jogada individual contra o zagueiro mixtense Julian, mas na continuidade do lance o goleiro Perereca interceptou o cruzamento. Dois minutos depois, aos 24, o meia-atacante cruzou para a grande área, mas Perereca jogou para escanteio.
Jogando na defesa, a equipe mato-grossense não conseguiu chegar ao ataque e nem finalizar ao gol do Sampaio, que continuava atacando em busca do primeiro gol. Aos 30 minutos, Roniery chutou para fora após uma sobra de bola. E aos 33 minutos, a torcida voltou a se levantar e chegou a soltar o grito de gol da garganta, mas Célio Codó estava impedido. Nos momentos finais da primeira etapa, o Tricolor ainda teve uma ótima chance com Cleitinho: aos 44 minutos, o meia chutou de longe, mas Perereca fez uma grande defesa. Mesmo com muitos gols perdidos, a torcida reconheceu os esforços do time, que saiu de campo sob os gritos de “Vamos subir, Paio”.
Sampaio não marca, mas consegue acesso

Os primeiros movimentos de segundo tempo já sinalizaram como seriam os 45 minutos finais; logo aos 40 segundos, Cleitinho passou para Célio Codó, que chutou fraco, nas mãos de Perereca. Aos cinco minutos, o goleiro mixtense voltou a trabalhar, dividindo a bola com Pimentinha na área, após grande jogada individual do atacante tricolor.

Apesar da pressão tricolor, o Mixto passou a marcar melhor e até a chutar no gol. Aos nove minutos, Rodrigo Ramos fez sua primeira defesa após chute de fora da área de Kiko. O Sampaio respondeu no minuto seguinte, com chute fraco de Cleitinho, sem dificuldades para Perereca.

Pressionando em busca do gol, o Sampaio tinha em Pimentinha o seu grande articulador de jogadas. E foi ele o responsável por levantar a torcida, após grande jogada individual e chute para fora, com 14 minutos. Aos 25 minutos, outra grande jogada de Pimentinha serviu para deixar Célio Codó na cara do gol, mas o centroavante perdeu outra boa chance, chutando para fora sem goleiro. O lance serviu para acabar com a paciência da torcida tricolor, que pedia sua substituição.

O Mixto, esperando uma oportunidade no contragolpe, teve sua grande chance aos 31 minutos, com Furlan. O atacante, que marcou dois gols nos três jogos contra o Sampaio nesta Série D, chutou no canto, mas Rodrigo Ramos salvou o Tricolor com uma defesa espetacular. O Sampaio respondeu imediatamente com Pimentinha, mas Perereca salvou novamente.

Com a torcida impaciente com Célio Codó, o técnico Flávio Araújo mudou de centroavante para tentar o gol. E aos 36 minutos, Júnior Chicão, substituto de Codó, perdeu uma boa chance chutando na trave de Perereca.

Os minutos finais de jogo foram marcados pelo clima de nervosismo e expectativa de todo o Castelão. Com o Sampaio no ataque e o Mixto ainda na expectativa de um contragolpe, o técnico Flávio Araújo colocou mais um volante, Dudu, para fechar a equipe. Restou ao Tricolor esperar o tempo passar e ver o Mixto tentar, na base do desespero, anotar um gol que lhe daria a classificação e o acesso. Mas ele não veio, e com o apito final do árbitro Anderson Daronco, a festa foi iniciada no Castelão, com 40 mil torcedores gritando e decretando sua alegria: “O Tubarão voltou”.

Campanha Tricolor

O acesso do Sampaio foi mais do que merecido. Em 12 jogos, venceu nove e empatou três. Disputou 36 pontos e conquistou 29, e conta com um aproveitamento de 87.8%. O time marcou 52 gols e sofreu apenas 06.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Robinho e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir (Dudu) e Cleitinho; Pimentinha e Célio Codó (Júnior Chicão). Técnico: Flávio Araújo

MIXTO: Perereca; Ley, Cris (Yuri) e Kal; Julian, Cléber, Kiko e Paulo Almeida; Igor (Robinho), Furlan e Nonato (Juliano César). Técnico: Éverton Goiano

Fonte: Imirante Esportes Edição: Cícero Ferraz