quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Queimadas clandestinas deixam 60 mil pessoas sem energia no Maranhão

Queimadas provocadas por terceiros nas proximidades do município de Vitoria do Mearim deixaram mais de 60 mil pessoas sem energia no final da tarde desta quarta feira, dia 26. A interrupção no fornecimento de energia provocada pela queimada clandestina atingiu os municípios Monção, Igarapé do Meio, Vitoria do Mearim e Santa Inês entre 17 horas e 44 minutos e 19 horas e 38 minutos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), este ano o Maranhão lidera ranking de queimadas com mais de nove mil focos de incêndio registrados entre janeiro e agosto. No Estado, as cidades de Mirador e Grajaú aparecem entre as cidades com mais queimadas, com respectivamente 1.152 e 841 focos registrados perdendo apenas para Corumbá (MS), que registrou 2.183 focos. Um dado preocupante é que 80% focos de queimada em Grajaú foram registrados apenas no mês de agosto.

Informações da coordenação do Programa de Prevenção de Incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) este ano a situação das queimadas no Estado se agravou. Em relação ao ano passado, houve um aumento de mais de 300% no número dos focos de incêndio. Sendo que o mês de setembro é considerado o mais crítico, o que pode piorar este quadro.

Segundo dados do Centro de Operações Integradas da CEMAR, de janeiro a agosto deste ano foram registradas 15 interrupções motivadas por queimadas, mais do dobro de 2011, com seis ocorrências no mesmo período do ano passado. O engenheiro e Gerente de Operação do Sistema Elétrico da Companhia Rubens Briseno, chama a atenção que cada um desses casos as equipe demoram em torno de 40 minutos para restabelecer a energia, o que gera desconforto para a população.

Rubens Briseno ressalta que a Companhia realiza um trabalho educativo e de conscientização para as pessoas evitarem a prática das queimadas. O engenheiro orienta que "a população utilize os canais de comunicação da CEMAR, como o 116, para denunciar os focos de incêndio que possam afetar a rede elétrica e também podem comunicar o Corpo de Bombeiros para que assim possamos evitar mais prejuízos".

Outras dicas são para evitar problemas com as queimadas: não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação; caso resolva acampar, apague com água as cinzas da fogueira para evitar que o vento leve as brasas para a mata; Não solte balões com fogo; evite acender fogueiras na época da estiagem (maio a outubro); não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões.
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário