terça-feira, 25 de setembro de 2012

OGX obtém licença para produzir gás no Maranhão

A OGX Maranhão, sociedade formada pela OGX e pela MPX, obteve Licença de Operação autorizando o início da produção e escoamento de gás natural nos campos Gavião Real e Gavião Azul, na Bacia do Parnaíba. A licença foi emitida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA/MA).

O desenvolvimento do projeto do Campo de Gavião Real se encontra bastante avançado e dentro do cronograma previsto. Todos os poços de produção já foram perfurados e estão em fase de completação e interligação à Unidade de Tratamento de Gás (UTG). A produção de gás natural no Campo de Gavião Real será iniciada no 4º trimestre desse ano, com o comissionamento da UTG, e das turbinas do Complexo Termelétrico MPX Parnaíba e a produção comercial se dará no início de 2013.
A OGX Maranhão, sociedade formada entre OGX S.A. (66,6%) e MPX Energia S.A. (33,3%), é a operadora e detém 70% de participação no bloco PN-T-68, onde estão localizados os Campos de Gavião Real e Gavião Azul, enquanto a Petra Energia S.A. detém os 30% restantes.

Saiba mais sobre o Projeto

A OGX Maranhão se tornará a primeira empresa a iniciar um projeto de produção no Estado. Os investimentos exploratórios e no desenvolvimento da produção desta reserva de gás representam importante passo para sinergia entre a OGX e a MPX. As companhias são pioneiras no desenvolvimento de um projeto de produção de gás natural integrado à geração de energia elétrica na região.

A produção de gás da OGX será destinada inicialmente às termoelétricas que estão sendo construídas pela MPX em área próxima aos campos de gás. A MPX já possui Licença de Instalação para duas termoelétricas, com capacidade de geração de até 3.722 MW. Este será o maior complexo termoelétrico de geração de energia a gás natural da América Latina.

A produção de gás bruta poderá atingir até 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia em 2013. Este volume significa aumentar em 40% a produção atual de gás natural em terra no Brasil.

Em fevereiro deste ano foi iniciada a fase de construção da Unidade de Tratamento de Gás (UTG), onde será realizado o tratamento para remover os líquidos existentes no gás produzido, filtrar e aquecer o produto e colocá-lo nas especificações exigidas. Desta unidade, partirá um gasoduto, que entregará o gás já tratado para as UTEs.

Em junho foi iniciada a etapa de completação dos poços de produção do campo de Gavião Real, na Bacia do Parnaíba. A completação envolve um conjunto de operações que são realizadas após a perfuração dos poços com o objetivo de equipá-los para a produção.

Fonte: Blog do Daniel Matos/Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário