segunda-feira, 10 de setembro de 2012

TRE inicia treinamento de mesários em São Luís

Mais de sete mil mesários que trabalharão nas 1.944 seções da capital maranhense
SÃO LUÍS – Faltando menos de um mês para as eleições municipais de 2012, as zonas eleitorais de São Luís começam, nesta segunda-feira (10), o treinamento de 7.776 mesários que trabalharão nas 1.944 seções da capital maranhense. O treinamento é dado por servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. Os mesários recebem treinamento sobre como desempenhar a função para que nenhum problema ocorra durante as Eleições e para que sejam passados a eles os atuais procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.

De acordo com o juiz eleitoral Fernando Mendonça, titular da 91ª Zona Eleitoral – responsável pelo projeto-piloto "Fiscal Eleitoral Voluntário" –, procedimentos como a formação da mesa e orientações sobre como proceder nas mais diversas situações fazem parte do treinamento. "Esse treinamento será ministrado por técnicos do TRE para essas pessoas que trabalham no dia da eleição e envolve as regras e procedimentos que devem acontecer durante todo o dia da eleição, desde a chegada do material até a formação da mesa, com a presença de todos os mesários", disse em entrevista ao Imirante. "Eu tenho a esperança de que as pessoas comecem a perceber que o processo eleitoral é o ápice da democracia, é o momento supremo em que você faz a escolha daquelas pessoas que vão governar, e que você tem que não só exercer o seu direito de voto, mas, sobretudo, fiscalizar, desde o princípio, a maneira como esse processo está se dando", completa.

Para atuar como mesários, são escolhidos os eleitores com mais de 18 anos, não filiados a partidos políticos, preferencialmente os que possuem nível superior como grau de instrução. Ao mesário convocado que não comparecer ao treinamento ou às eleições e não justificar, não será concedida quitação eleitoral; pode ser imposta multa e, ainda, é previsto suspensão de 15 dias do serviço, caso ele seja funcionário público. Quem trabalha como mesário tem direito, se funcionário público, a folga equivalente ao dobro de dias da convocação, além de outros benefícios.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário