quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Neymar faz gol, perde pênalti e Santos é campeão da Recopa

O Santos é campeão da Recopa Sul-Americana 2012. Venceu o Universidad de Chile por 2 a 0 na fria noite desta quarta-feira, no Pacaembu, e espera assim recuperar o ânimo para terminar a temporada. Este é um título inédito na galeria de troféus internacionais do time alvinegro, e poderá disputar no Japão, ano que vem, a Copa Suruga, contra o campeão daquele país.

Uma marca: foi a primeira conquista de Neymar sem a companhia de Paulo Henrique Ganso, vendido semana passada ao São Paulo. Mas é o sexto título de sua carreira, bastante festejado com os 23.876 torcedores presentes no estádio paulistano.

A festa, porém é curta, e acaba já nesta quinta, com treino marcado para o fim da tarde no CT Rei Pelé, pois tem jogo no domingo (30 de setembro) na dura realidade do Campeonato Brasileiro (é 11º com 33 pontos), contra o Grêmio, em Porto Alegre, às 18h30.

ACERTO E ERRO

O começo do jogo foi do Universidad de Chile, que apostou em manter Enzo Gutiérrez preso no ataque e com jogadas pela esquerda, no apoio de Eugenio Mena. Criou, assim, várias chances perigosas de ataque, mas teve dificuldades para finalizar --a bola passou perto do gol de Rafael, mas o goleiro santista não precisou fazer nenhuma grande defesa.

Junte a isso a marcação dura e compacta dos chilenos. Assim, o Santos demorou a se encontrar. Conseguiu quando o meio-campo Felipe Anderson, voltando para marcar, achou seu jogo, fazendo Neymar atacar bastante por dar velocidade no passe ao ataque. E assim, com chutes e dribles do astro da seleção, foi chegando aos poucos.

O desafogo veio aos 27min, quando Felipe Anderson lançou Neymar, na esquerda, que cortou para o meio, tabelou com André (este fazendo papel de pivô) e chutou rasteiro, no canto direito de Johnny Herrera, e fez 1 a 0. Com isso, o atacante passou a ser mais perigoso e conseguiu, no final do primeiro tempo, um pênalti, cometido por José Manuel Rojas.

Eram 46min, chance ótima para garantir a vantagem de vez. Mas, Neymar --que já tinha perdido pênalti no jogo de ida-- chutou à meia-altura, fraco, e o goleiro do Universidad de Chile saltou e espalmou a bola. Irritado por desperdiçar o pênalti, o atacante nem falou na saída de campo. "Ele tem crédito, pode perder o pênalti", defendeu André.

DOMÍNIO

No segundo tempo, o Universidad de Chile resolveu atacar de vez --afinal, perdido por um, por quantos for--, já que para ser campeão precisava vencer. E aí o Santos tinha todo o espaço no contra-ataque, chegando bem com Felipe Anderson, e perdendo chances com Patito Rodriguez, sempre em velocidade.

Uma polêmica: os chilenos reclamaram pênalti não marcado numa bola desviada com o braço por Léo, aos 7min. O lateral, que seria o capitão do time mas perdeu a faixa de última hora, saiu pouco depois com dores na panturrilha esquerda. "Uma surpresa boa [a entrega da faixa para Neymar]", disse um contrariado lateral.

O segundo gol santista saiu aos 15min, com o zagueiro Bruno Rodrigo, de cabeça, na área, desviando bola cruzada por Felipe Anderson, em falta. Com isso, a torcida gritou bastante "Ô, o campeão voltou", e se divertiu com alguns dribles de seus atacantes --vibrou inclusive com bicos da defesa-- até o apito final do uruguaio Martin Vázquez.

Fonte: folha.com
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário