Cerca de 400 índios das etnias Guajajara, Kaapor e Guajá, interditam, desde o início da manhã de hoje (4), trecho da BR-316 próxio ao município de Bom Jardim, a 275 km de São Luís. O movimento, segundo os manifestantes, é pacífico.
Os índios prostetam contra a Portaria n°303, da Advocacia-Geral da União, que dispõe sobre salvaguardas institucionais às terras indígenas. O documento estalebece, entre outras coisas, que nem a comunidade indígena ou a FUNAI precisam ser ouvidas, caso a União decida pela instalação ou desenvolvimento de qualquer tipo de ação ou projeto estratégico em área indígena.
Para os manifestantes, a Portaria fere os direitos indígenas e a Constituição Federal. "Estamos fazendo uma manifestação de alerta. Caso essa portaria não seja revogada pelo Governo Federal, já nos mobilizamos para interditar todas as rodovias e ferrovias do Maranhão. Não queremos briga, nem confusão. Queremos apenas nossos direitos preservados", declarou ao G1, um dos líderes do movimento, Flauberth Guajajara.
A interdição da BR-316 deve permanecer até às 12h e a nova manifestação ainda não tem data para ser realizada pelos índios, que conseguiram, também, o apoio de representantes quilombolas da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário