quarta-feira, 12 de setembro de 2012

São Luís ganha sistema de videomonitoramento composto de 100 câmeras

São Luis - A segurança da capital passa a contar com um sistema de videomonitoramento, instalado nas principais avenidas. Oficialmente, a partir de hoje, o trabalho de policiamento será reforçado com o Centro de Comando e Controle de Videomonitoramento. O espaço foi apresentado à imprensa, na tarde de ontem, na sede do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na Vila Palmeira. O sistema é composto de 100 câmeras que vão registrar a movimentação nas principais avenidas, durante 24 horas. As imagens serão monitoradas por uma equipe de 65 operadores formada por homens da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A qualquer sinal de atitude ou situação suspeita as equipes deslocarão viatura ao local.

A população poderá acionar o serviço apertando um dispositivo localizado no equipamento de câmera que possibilita também conversar com o atendente. O sistema é utilizado em outros estados do Brasil e fora do país, mas, o equipamento do Maranhão é o primeiro do país em modernidade de tecnologia, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

O sistema é o mesmo que será usado na Copa do Mundo de 2014. "Com esse sistema temos a expectativa de que cairá consideravelmente o número de ocorrências e os atendimentos serão feitos de forma mais ágil e eficaz. Sem dúvida, um importante suporte à segurança na capital e ao cidadão", disse o secretário da SSP, Aluísio Mendes.

A população poderá acionar o sistema por meio de dispositivo instalado em cada ponto de câmera e conversar com o operador por meio de interfone. O registro é imediatamente enviado ao 190. O sistema já está em funcionamento na Avenida Guajajaras (do Aeroporto Marechal Cunha Machado até a região da Cohab); Avenida dos Franceses (do Terminal Rodoviário até as proximidades do Caratatiua); Av. Guaxenduba (passando pela Casemiro Júnior até a Santos Dumont); na Avenida dos Holandeses; e ainda Avenida Litorânea e a área da Lagoa da Jansen. O videomonitoramento será instalado ainda em bairros com incidência de casos, como Areinha, Coroadinho, Vila Embratel, Cidade Olímpica e Cidade Operária. Nesta primeira etapa, foram investidos recursos de R$ 19 milhões. A meta do governo é instalar mais 200 câmeras em bairros de grande incidência de casos na capital, até 2013.

O secretário Aluísio Mendes destacou que o "serviço não resolverá o problema da criminalidade sem que haja aumento do efetivo". Para tanto, anunciou que, até outubro, será lançado o edital de concurso pública para a Segurança do estado. "Acreditamos que até março do próximo ano estaremos colocando esse novo efetivo nas ruas", prevê Aluísio Mendes. A SSP distribuiu ao efetivo quatro mil pistolas e 360 coletes; até fevereiro do próximo ano serão entregues 250 viaturas. "Com essas medidas vamos prestar um reforço ao policiamento do estado", concluiu.

O sistema é protegido contra vandalismo e se houve tentativa de ato semelhante, o acionamento é automático e chega à central. Em caso de falta de energia, o suporte mantém o equipamento funcionando por até 30 minutos. Paralelo à entrega do sistema de videomonitoramento, a SSP realizará campanha educativa e conscientização com a comunidade. A ideia é que conheçam e aprendam a acionar o sistema. Serão distribuídas cartilhas informativas e folders durante a campanha. "A diferença desse sistema é a comunicação direta com o usuário e a resposta rápida às ocorrências", explica o diretor da Netsolutions, Márcio Proença.

Estrutura

O atendimento inicia na Central de Teleatendimento que monitora as chamadas. Registrada a ocorrência, esta é enviada à Sala de Despacho que providencia o deslocamento da viatura ao local. A Central de Videomonitoramento, por sua vez, com as informações da vítima, localiza as imagens e registra o fato, repassando e orientando a viatura até a chegada ao local. "As imagens são acompanhadas e tempo real e imediatamente repassadas às viaturas próximas em caso de suspeita", explica Aluísio Mendes. As imagens são em alta definição, as câmeras possuem giro de 360 graus e aproxima a imagem em até um quilômetro.

"Trata-se de um sistema moderno e inteligente de segurança, sendo que o nosso é o mais moderno do país", ressaltou Aluísio Mendes. Tudo que é registrado fica armazenado por até 60 dias no sistema. Os arquivos policiais também comparam às imagens o banco de dados policial com fotos de suspeitos ficando assim mais fácil a identificação. O sistema capta ainda placas dos veículos, destacando o número com tarja preta e fazendo comparativo a registros de furtos e roubos. "Se o veículo for fruto de roubo o sistema acusa e registra, chegando aos agentes que logo acionam o policiamento", explica o secretário. Os dados também estarão disponíveis em computador e IPad que poderão ser acessados pela polícia de qualquer ponto em que estejam. "Será mais ágil o trabalho, pois iremos enviar diretamente o reforço ao local da ocorrência acionando de imediato a viatura", destacou o comandante do Policiamento Metropolitano, Jeferson Teles. Monitoram o sistema 20 agentes por turno.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário